[YOUTUBE] Tolkien Talk: 80 anos de “O Hobbit”.

Em setembro, O Hobbit completou 80 anos desde sua publicação, e o Tolkien Talk fez um apanhado geral sobre a obra do Professor Tolkien (para mim, é até hoje meu livro favorito que Tolkien escreveu).

Mais do que apenas um livrinho para crianças, O Hobbit está repleto daquilo que Tolkien vivenciou como Cristão/Católico. Vamos ver como a virtude de Bilbo Bolseiro serve de reflexo para todos nós trilharmos o caminho do bem em nossas vidas. A história do livro O Hobbit desde que Tolkien escreveu as primeiras linhas até sua publicação e consequente sucesso. A evolução da escrita de uma história familiar oral até o manuscrito que se relacionava com o todo do corpo de seu Legendarium. Vamos ver também uma bela dramatização do trecho em que o mago Gandalf, o Cinzento, encontra o hobbit Bilbo Bolseiro no Bolsão, na Colina da Vila dos Hobbits.

O Hobbit, mais do que um prelúdio de O Senhor dos Anéis, constitui obra importante para a sustentação do Legendarium de Tolkien, ao lado de grandes obras como O Silmarillion. Descubra como O Hobbit se encaixa no corpo mitológico que envolve a Terra Média. Entenda por que razão, quando Bilbo colocava o Um Anel, não conseguia ver Sauron, e nem o Senhor do Escuro conseguia ver o hobbit. Entenda porque Sauron só conseguiu ver Frodo duas vezes quando ele colocou o Um Anel no dedo. E por fim, confira uma entrevista com Ronald Kyrmse, renomado tolkienista e tradutor, além de uma palestra do mesmo com o tema “Bilbo Bolseiro – nasce um herói“, realizada no dia 28 de setembro de 2017, na Livraria Martins Fontes Paulista, em São Paulo.

É Hobbit que não acaba mais.