[VIDEO] STAR WARS VII: o novo sabre de luz funciona?

novo sabre de luzUm dos objetos mais icônicos da cultura pop também tornou-se um dos mais polêmicos quando o novo teaser de Star Wars foi lançado ano passado. Muita gente achou o sabre de luz com guardas, como uma espada medieval, apenas feio pra caralho, enquanto outros apontaram que não era apenas feio, como não era nada funcional: você acabaria se cortando e perdendo mobilidade mais do que se defendendo.

E também gerou muita zoeira porque a zoeira never ends nessa porra.

Novo papa, novo lorde sith

Novo papa, novo lorde sith

Pois a dupla de youtubers Thrand and Eldgrimr não é do tipo que fica especulando, e pôs as mãos na prática. Eles construíram um modelo igual ao apresentado no teaser, e molharam as pontas da guarda com tinta, de modo que ele ficaria todo pintado se fosse o caso do usuário se cortar. O resultado você confere abaixo:

Ok, então realmente um Sith treinado conseguiria usar isso tão bem quanto um jedi sem se cortar e sem perder mobilidade. Massa, mas isso nos deixa ainda outra questão: é prático para lutar?

A resposta a essa pergunta é bem óbvia. A guarda foi uma evolução natural das espadas, e confere uma grande vantagem para quem a possui em defletir golpes. Oh, eu sei, eu sei, você está pensando que não adianta a guarda não ser toda de laser, porque a parte metálica seria cortada, mas não é bem assim.

star wars novo lightsaber problemaNo universo de Star Wars existe um mineral muito raro chamado Cortosis, que possui a propriedade de ser imune a sabres de luz. Com efeito, foi uma arma usada pelo Império para que assassinos pudessem duelar com jedis e exterminá-los – ele atravessa Sabres de Luz como se fosse apontadores de led – e para quebrar cortosis com um lightsaber são necessários vários e vários golpes. Então a guarda do sabre ser feita de cortosis não é só viável como muito lógico.

Tá, mas e pra que os lasers na ponta? Ainda parece meio bobo e as guardas medievais não eram afiadas para voce ficar cutucando as pessoas…

Uma coisa no universo de Star Wars é que qualquer pessoa pode usar um sabre de luz. Mesmo quem não tem afinidade com a Força. Tanto que o General Grievous, que mal é um ser vivo de verdade, usa quatro. Só que os cristais com os quais são emitidos os lasers ressonam com a Força, e funcionam melhor com jedis e sith.

Jedis usam cristais equilibrados e harmônicos, como sua natureza, que usualmente emitem as cores azul ou verde. Já os sith preferem cristais sintéticos, que podem ser otimizados para o máximo poder ao custo de estabilidade (ou seja, algo totalmente Sith), e usualmente emitem a cor vermelha ou mais raramente preta.

Acontece que você não quer um sabre de luz instável na sua mão. Apenas uma tremidinha na hora errada e você vai passar o resto da sua vida se alimentando de canudinho. Daí vem a coisa das guardas servirem também como exaustores de escape. Assim, o sith pode ter um sabre de luz bem mais poderoso e estável, além de ter mais uma ferramenta para furar o olho de alguém, porque eles são desses, né?

NEB6EWsiaedXEI_1_2Repare como a ponta das guardas não é aparadinha como o topo de sabre de luz, é mais um cano de exaustão mesmo para o sith poder ligar o nitro!

Ou seja, é uma arma ótima por qualquer ângulo que você olhe ela.

Agora você sabe, e saber é metade da batalha.