[VÍDEO GAME] Dead Space (resenha)

dead_space_wallpaper_by_ilikepie_123-d3dcpm5

Dead Space foi feito pela Visceral Games e distribuído pela famosa EA Games. Tornou-se, ao longo de 3 belos jogos, um clássico do survival horror atual, repleto de sustos, sangue e todo tipo de terror.

O game tem um mais do que louvável motor gráfico, ambientes pensados e trabalhados até os últimos detalhes, com trilhas sonoras que funcionam no momento certo para causar o máximo de terror possível. Além de uma história linda, cheia de tristeza, angústia e nervos à flor da pele.

Um ponto positivo e deveras interessante é o fato de todo o jogo passar-se em apenas um local, ao contrário que se imagina, apesar de ir e vir nos mesmos corredores e salas, o jogo flui de maneira surpreendentemente fácil, sem tornar-se repetitivo ou chato. Uma das partes mais lindas do jogo são os ambientes em ”gravidade 0”. Até os puzzles são únicos e legais, nos fazendo muitas vezes quebrar a cabeça para resolvê-los, o que torna ainda mais divertida a experiência.

deadspace1

Dead Space tem um menu inicial fácil e interativo, sem muita baboseira e indo direto ao ponto. O menu do personagem é interessante, um grande holograma mostrando armas, munições, itens e
objetivos. Mas tome cuidado, ativar o menu do personagem não pára o jogo, você pode ser atacado a qualquer momento se abaixar a guarda. Dependendo do nível de dificuldade de jogo, há pouquíssimos “Check Points”.

Há 2 tipos de máquinas. Uma delas utiliza ”Power Nodes”, que são pequenos potes usados para evoluir armadura ou arma dentro de uma árvore de talentos. A outra máquina é um shop comum, onde você pode comprar novas armaduras e armas (disponíveis durante o jogo). Há também itens especiais que deixam em câmera lenta alguns objetos e os inimigos.

dead-space-3

A mecânica do jogo é dura e robótica, mesmo nos momentos de ação não há muito o que fazer. O que nos resta é aguentar as porradas, atirar no inimigo para que ele morra, e correr antes de ser atingido. Desviar usando rolamento é praticamente impossível, já que o personagem se move de maneira dura, robótica e pesada, o que talvez seja explicado pela armadura de ferro puro que ele usa, que o impede de pular e fazer ações muito difíceis. Mas ainda sim é possível correr e mirar de forma rápida e natural, além, é claro, do clássico ”Corpo a corpo” (que são chutes ou socos).

wallpaper_dead_space_06_1600

Podemos ter até 4 armas ao mesmo tempo, com diferentes tipos de tiros, como plasma, arpão e até discos giratórios. É preciso usar a cabeça para não ocupar o inventário inteiro, e dividi-lo com munição (cada arma tem uma munição diferente), itens de vida (que são tubos que variam de 1 a 3 unidades), e itens que serão vendidos (normalmente são peças de computadores, mas podem ser as armaduras ou armas que não queremos mais).

dead space weapon

O jogo é completamente futurista, recheado de elementos de ficção cientifica, por ser ambientado no século 26. Com aquele típico drama baseado em temas futuristas, Dead Space se passa em um planeta terra completamente esgotado, sem recursos naturais e sem condições de abrigar nenhum tipo de vida. Em uma tentativa desesperada de salvar a raça humana, eis que surge uma empresa chama CEC – Concordance Extraction Corporation, que assume essa responsabilidade e começa sua incansável missão de vagar pelo universo atrás de uma forma para salvar os humanos.

dead_space_usg_ishimura_full_profile

A CEC é responsável pela construção da maior nave exploratória que já existiu, a U.S.G. Ishimura. Durante a exploração de um planeta, o Aegis VII, é achado um artefato um tanto quanto estranho, que deveria ser levado à Terra para estudos. Isaac Clarke, junto com uma pequena tripulação, vai até a Ishimura para atender a um pedido de socorro. (nota do editor: reparem na homenagem aos escritores de ficção científica Isaac Asimov e Arthur C. Clarke no nome do protagonista)

8022_dead_space

Uma das grandes e principais ameaças do jogo são os necromorphs. Pessoas normais que, ao morrerem, tornam-se criaturas extremamente distorcidas e bizarras devido aos incidentes ocorridos na U.S.G. Ishimura, que apenas matam outras pessoas para que ocorra a reprodução do vírus dentro delas. É interessante o fato de que, quando estão sob ameaça, eles fingem0se de mortos para que possam nos atacar pelas costas, então tomem cuidado.

[SPOILER]

dead-space-1080

Durante a exploração do planeta Aegis VII, é achada uma estranha pedra que deveria ser mandada à Terra para estudo. Mas a colônia no planeta Aegis VII perde contado com a Ishimura. Quando o contato é restabelecido, os tripulantes da Ishimura descobrem que houve um grande massacre. Eles colocam a pedra misteriosa a bordo, e os problemas começam.

U.S.G. Ishumura perde todo e qualquer modo de entrar em contato. O jogo começa quando a U.S.G. Kellion é enviada para tentar restabelecer a conexão com o mundo exterior. Dentre os tripulantes desta pequena nave, encarnamos na pele de Isaac Clarke, um engenheiro que se voluntaria para subir a bordo da U.S.G. Ishimura, a fim de ir atrás de sua esposa, Nicole, que trabalhava na Ishimura. Isaac embarca nesta aventura na esperança de encontrá-la, sem saber que entraria no inferno…

Avaliação final:

wp20

Dead Space é sem duvidas um dos meus jogos favoritos, recheado de sangue, terror e suspense. Ele te deixa curioso do inicial ao fim. Não é nem difícil nem fácil demais, tendo a dificuldade ideal (e dá pra mudar o nível de dificuldade durante o jogo).

Para quem não gosta de terror, esse jogo é ruim. Mas para os que sabem apreciar um bom suspense, é a pedida certa. Fora isto, não há muito o que falar:

nota-5

Prepare-se, pegue sua melhor arma, estoque munição e vida, porque cada tiro é precioso. Corra e tente sobreviver…

Dead_Space_In_The_Dark_by_Esau13