[VARIEDADES] Usuários precisam provar que leram notícia antes de comentar

Parece um sonho dourado e muitos anos-luz distantes de qualquer dono de site que se preze, mas é verdade.
Um site na Noruega obriga que os internautas ( cara, que palavra velha…) provem que lera a notícia antes de comentarem. Isso seria útil de mim formas. Sobretudo naquele post do fim do ano passado sobre o último filme da franquia Star Wars ser o pior de todos.

Para tentar diminuir a quantidade de ataques e brigas infundadas entre leitores a emissora pública de rádio e TV da Noruega, a NRK, decidiu criar uma verificação para provar que o internauta realmente leu a notícia antes de comentar no blog NRKbeta. É preciso responder três perguntas de múltipla escolha sobre o que estava escrito na matéria para garantir que os leitores terão pelo menos uma base comum dos fatos nos quais a discussão será baseada, explicou Marius Arnesen, editor do blog, ao Nieman Lab.

“Nós achamos que deveríamos fazer a nossa parte para tentar garantir que as pessoas tivessem uma base comum antes de comentar. Se todos concordarem que é isso que o artigo diz, eles têm uma base muito melhor para comentar sobre ele”, disse Ståle Grut, jornalista do blog, também ao Nieman Lab.

Além disso, a NRK espera que o quiz ajude a manter a discussão focada na matéria em questão, sem desviar para outros tópicos.

Deve ser lindo isso… Não ter gente falando de assuntos não relacionados com o artigo e xingando o redator de Hitler sem sequer ter lido.
Um dia, quem sabe…