[VARIEDADES] Mundo Steampunk Fora da Sci-Fi

HT1vDKOFyRiXXagOFbXj

Imagine-se vivendo em um mundo em que a matriz energética não fosse a energia atômica, tampouco a energia hidrelétrica ou eólica.

Mais que isso, calcule que seu mundo foi assolado por guerras e tudo aquilo que você conheceu quando mais jovens, ou que seus pais contam saudosamente – se tiverem sobrevivido – não for mais que uma longínqua memória quase apagada, irreal. Um mundo com tecnologia e aparatos completamente digitais? Como assim?

Por que, na verdade, este mundo em que você vive é movido, literalmente por engrenagens. As pessoas, ao se vestirem, conseguem fazer um misto perfeito da estética antiga Vitoriana com algo de moderno, mecânico, dando uma elegância a tudo.

A vida não é fácil, mas o mundo tem uma beleza particular, e todas as coisas parecem ter a magia de motos perpétuos de cobre ou ouro, que decorarão suas vestimentas, sua casa, seus ossos…

Sim, este seria o universo Steampunk, um mundo ficcional em que a estética – como causa ou como consequência – seria o alento maior, e a doce fuga repleta de belezas, dos males de um mundo perdido.

Agora imagine que, embora o mundo não esteja exatamente destruído, nós tenhamos, sim, respiros de catarse steampunk nas artes e na moda?

Acompanhe essa encantadora galeria.

Gostou?

Isso não é nada… O mundo Steampunk vai muito além de acessórios lindos e únicos.

Para conhecer um pouco deste fantástico universo, compre O Circo Mecânico Tresaulti, que terá, em breve, uma resenha no site – e só então descubra porque quase todos os artefatos dessa estética fazem lembrar um relógio.

😉

Outras obras Steampunk que recomendamos:

A Máquina Diferencial,
de William Gibson

a maquina diferencial william gibson aleph capa

Le Chevalier.
E a Exposição Universal,
de A. Z. Cordenonsi

capa-lechevalier

A Lição de Anatomia
do Temível Dr. Louison,
de Enéias Tavares

a licao de anatomia do temivel dr louison eneias tavares