[JOGOS] Da mesa ao pc

O mundo do boardgame é bem vasto. Praticamente qualquer tema pode ser encontrado servindo de base para esse hobby. Desde o clássico tema de guerra, passando pela administração das mais variadas coisas e recursos, chegando ao ponto de até mesmo um panda comendo bambu servir de base para um divertido jogo.

Sendo que os jogos de tabuleiro conseguem beber de tantas fontes, não é de se estranhar que o videogame seja uma delas. Diversos jogos eletrônicos já obtiveram sua versão para a mesa e fazem um grande sucesso. Somente para citarmos alguns exemplos, já tivemos adaptações para o tabuleiro de jogos como World of Warcraft, Starcraft, Doom, Gears of War e mais recentemente The Witcher.

Inclusive, fiquei deveras contente com a notícia de que a Valve, em parceria com a Cryptozic, está produzindo um boardgame de Portal que é um dos meus jogos favoritos. Notícia esta que serviu de estopim para esta matéria.

OK então. Adaptação de games para o tabuleiro já não são mais novidade. Mas e o oposto? Jogos de tabuleiro adaptados para o videogame?

Há muito tempo já temos adaptações de jogos como xadrez, damas… até mesmo alguns clássicos lançados no Brasil como War, Banco Imobiliário (ou Monopoly), Interpol e outros já possuem uma versão eletrônica.

Imagem

Hive

Mas e quanto aos boardgames da nova geração? Será que também seguirão essa tendência? E a resposta é um alegre e sonoro SIM.

Importante já deixar esclarecido que falo somente de jogos para PC porque esta é a plataforma que uso e mais me identifico. Mas passo bem longe de qualquer discussão sobre qual é melhor, se PC ou console. Cada um que fique com a plataforma que mais lhe agrade e todos jogamos felizes.

Dito isto, de uma simples procura no Steam já podemos encontrar Ticket to Ride, Elder Sign, Hive, Talisman, Smallworld e Space Hulk. Todos com opção para se jogar solo ou multiplayer. Me recordo de também ter visto uma versão de Lords of Waterdeep para Iphone.

Imagem

Smallworld

Conforme já havia mencionado em outro post, para mim os jogos de tabuleiro são muito mais do que apenas jogos. Há bem mais envolvido do que simplesmente disputar uma partida e ganhar ou perder. Jogos de tabuleiro trazem a oportunidade de você se reunir com os amigos, é uma atividade de interação, socialização, até mesmo de fortalecimento de vínculos. E tudo isso é perdido quando se passa do tabuleiro para o computador.

Mas não podemos desprezar os jogos eletrônicos. Eles têm suas vantagens e não são poucas. Por mais que encontrar os amigos para desfrutar de um bom boardgame seja ótimo, nem sempre é possível se reunir. Compromissos e horários muitas vezes acabam por afastar um grupo de jogo. Nesse ponto a versão eletrônica se torna um ótimo substituto.

Imagem

Ticket to Ride

Podemos também contar que a versão para PC é muito mais barata do que comprar o jogo físico, além da economia de tempo, pois não necessita de fazer setup nem guardar as peças após a partida.

Outra vantagem da versão eletrônica diz respeito às regras. Quem nunca se esqueceu de alguma regrinha durante a partida ou mesmo jogou errado por um bom tempo antes de aprender a regra correta? Como o sistema é gerenciado pelo computador, não há riscos de erros ou má interpretação das regras.

Ainda não dispenso o bom e velho tabuleiro, mas os jogos para PC têm se tornado uma alternativa interessante e um bom investimento, principalmente se você não possui a versão física do jogo.

E você leitor, conhece outros jogos que tiveram a sua versão digital? Curtiu? Não gostou? Deixe sua opinião.

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter para mais bugigangas do universo Nerd Geek.

One thought on “[JOGOS] Da mesa ao pc

Comments are closed.