[VARIEDADES] A Fantástica Mágica dos Chocolates – Por que o chocolate se torna um vício?

Verdade seja dita: se você não é chocólatra, já foi. E se nunca foi, um dia, com certeza será, caro leitor nerd.
e posso falar isso com toda a certeza do mundo. Porque Chocolate não é um alimento comum.
Existe qualquer coisa que faz o chocolate ter uma mágica especial, um QUÊ de magia do Xou da Xuxa, uma borogodó naquelas lascas macias que derretem na boca ( e derretem o cérebro só de vir ao pensamento.
não adianta. Chocolate é um tipo de feitiçaria. Ou de mágica.

Além de ter os poderes só compreendidos por mulheres de exterminar os sintomas mais cruéis da TPM
Cruel para quem está por perto, claro…
… O chocolate tem outros fatores atrativos… Mas porque esse sucesso tão grande de um simples doce?
Existem algumas explicações científicas:


O sucesso do chocolate vai muito além do sabor. Uma série de fatores como a presença de substâncias químicas psicoativas e estimulantes e a textura característica contribuem para sua irresistibilidade. Mas a proporção entre gordura e açúcar, principalmente das versões ao leite, talvez seja a maior responsável pelo nosso amor ao chocolate. Mas existe um fator principal, que seria o resgate a infância.
Isso mesmo! E não, eu nem estou falando no coelhinho da Páscoa.
Ainda não…

Opa, coelho errado. Produção!

A versão ao leite do chocolate normalmente tem de 20% a 25% de gordura e  40% a 50% de açúcar. De acordo com informações da BBC Brasil, níveis tão altos dessas substâncias são pouco encontrados na natureza, mas o leite materno é um desses casos raros. Rico em nutrientes essenciais para os primeiros anos de vida, ele é composto por aproximadamente 4% de gorduras e 8% de açúcares.

Essa proporção, também observada em biscoitos, sorvetes e outros alimentos deliciosos, pode ser uma das principais explicações para amarmos tanto o chocolate: a proporção de gordura e açúcar no alimento nos remete ao primeiro alimento que experimentamos em vida, o leite materno.

Deixe uma resposta