[TV] KORRA enfrenta seu maior inimigo: os executivos da TV

d6edca7dfd76ed1d4935e8f144c800c9

Uma das maiores lições que você aprende em 90% dos empregos ao ser adulto é: não tente. Não inove. Não pense fora da casinha. Não se esforce demais. Nem sequer pense nisso. Tente, e você se fode. (se esse não é o caso do seu emprego, parabéns, você está fazendo certo)

Eu estou falando disso porque foi essa exata realidade que os criadores de “A Lenda de Korra“, Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino’s, aprenderam a tão duras penas ao lidar com os engravatados da Nick.

Tudo isso começou porque eles foram considerados culpados de causar um problema seríssimo ao canal: fizeram um desenho animado bom demais.

Nos Estados Unidos as pessoas percebem animação da mesma forma que no Brasil: seu propósito é ser uma creche eletrônica onde os pais podem largar os filhos na frente para não precisarem ter que serem pais. Que também é como as pessoas veem a escola, mas isso é outra discussão…

Por isso, quando a emissora percebeu que a animação estava muito destoante do resto do quadro da sua programação, começou a ficar sem saber o que exatamente fazer com Korra.

Clipboard01

Não, sério, porque informar a data de inicio da temporada ou mudanças de horário na programação poderiam dar a ideia errada que a Nick se importa, e eles não querem isso

O desenho é bom demais e a Nick não queria isso! Eles queriam só mais um desenho genérico para encher linguiça, e manter os pimpolhos parados na frente da TV. Eles não queriam questionamentos sobre como funciona a propaganda de guerra, sobre pessoas que ficam traumatizadas com experiencias de quase morte, o enfraquecimento da espiritualidade em um cenário urbano, sobre como conceitos bons como “igualdade” ou “liberdade” podem ser usados de forma errada, nada disso!

Eles só queriam uma série com poderezinhos coloridos, será que era pedir demais?

A Forbes, uma das revistas de negócios e economia dos Estados Unidos, considerou o desenho “um novo gênero de animação”, e disse que a série pode ser comparada mais com Breaking Bad – uma série pesada com momentos de alívio cômico – do que a série original – que tinha idéias pesadas no roteiro, mas era essencialmente leve e divertida.

Apenas Meelo mitando como sempre

Apenas Meelo mitando como sempre

Muitas pessoas e companhias ficariam extremamente felizes de ter algo assim em seu portfólio. Para a Nick isso é apenas um incômodo.

Quando Alexander Bell mostrou o telefone para o então presidente americano Rutherford B. Hayes, o presidente respondeu, sem emoção: “É uma grande invenção, mas de qualquer forma, quem iria usar isso?”

Esta é a Nick em uma casca de noz.

RsSehgV

O problema é que o desenho atrai uma audiência com maior faixa etária para o canal, e obviamente esse público não fica para assistir as outras coisas da Nick.

A Nick é formada por sitcoms adolescentes, desenhos bestas aleatórios, Bob Esponja (deus sabe como), e alguns Power Rangers. Korra não fecha com nenhum destes programas, é totalmente outro nível.

A emissora quer fazer sua programação em blocos – ajuda com os anunciantes, principalmente. Então, eles querem ter duas horas de sitcom de adolescentes de 12 anos fingindo que têm problemas de 18 anos, e desenhos animados feitos para pré-adolescentes (ou seja, algo que os pirralhos possam acreditar que estão assistindo algo mais maduro, quando não estão).

tumblr_m4zy7d3a761ruu897o1_500

Eles não passam um único episódio de alguma coisa sem que tenha algo para o mesmo público na sequência, então, para colocar um episódio de Korra, eles estariam segmentando o seu público, e isso não é economicamente interessante.

Então, eles tentaram colocar o desenho online, mas o resultado foi bastante óbvio. Se é para assistir pela internet, as pessoas simplesmente baixam o torrent ou algo do tipo, não é interessante para os anunciantes. E adicionalmente é a última temporada, a Nick sabe que não vai ganhar muito mais espectadores daqui pra frente.

Porque avisar mudanças de horario na programação poderia significar que voce se importa com o show, e a Nick não quer passar essa mensagem equivocada

Porque avisar mudanças de horário na programação poderia significar que você se importa com o show, e a Nick não quer passar essa mensagem equivocada

Então, onde enfiar Korra? A Nick não faz ideia, tanto é que jogou de volta na sua grade de programação, apenas porque cancelar a série agora faria um dano muito maior a reputação do canal. Ha, a série correu o risco de ser cancelada por ser boa demais, eu tenho que aguentar isso…

Mas só porque a Nick aceitou o filho bastardo de volta em sua casa, não quer dizer que o ame por causa disso. Esta semana tivemos um tão fadado e temido episódio de recapitulação – nada senão 20 minutos de colagens de outros episódios. Mas por que isso? Por que essa quebra de ritmo agora?

Não, sério, eles não pouparam despezas para deixar bem claro o quanto detestam o desenho por ele ser bom

Não, sério, eles não pouparam despesas para deixar bem claro o quanto detestam. Três mudanças de horário em UMA temporada sem aviso prévio?

Tão logo após o infame episódio de recapitulação foi transmitido,  Bryan Konietzko postou a seguinte mensagem em sua página:

Há algumas horas, o episódio 8 do livro 4 de Korra foi transmitido e, eu suponho, depois de alguns minutos dele, você deve ter se sentido enganado e gritado para a ela “Hey! É a porcaria de um episódio de recapitulação!”. E isso é (quase) exatamente o que ele é – exceto que nós trabalhamos o melhor que pudemos para que não fosse tão porcaria assim.

Mas eu estou aqui para explicar porque tivemos que fazer um: por volta de um ano atrás nós fomos informados pelos chefões que o orçamento do Livro 4 estava sendo cortado, e nós tinhamos duas opções:

1) Dispensar um número significativo de membros da equipe dentro de algumas semanas.

2) Fazer um episódio de recapitulação. (N.T: que são abusivamente mais baratos de se fazer)

Nós nunca sequer consideramos a primeira opção. Nós não iríamos fazer sem o nosso pessoal, e mesmo que fôssemos monstruosos o suficiente para fazê-lo, jamais conseguiríamos terminar a temporada sem eles.

(…)

Então, agora vocês sabem o que houve e porque aconteceu. Espero que tenham gostado, especialmente porque foi um último momento leve e rompante nostálgico antes que a CACA. FIQUE. SÉRIA. E então a série termina.

Amor, Bryan”

Puta merda Bryan, na verdade voces tiraram Cherry Coke de pedra com esse episódio. Toma meu joinha, champs!

Puta merda, Bryan, na verdade vocês tiraram Cherry Coke de pedra com esse episódio. Toma meu joinha, champs!

E embora o que ele disse seja grandemente verdade – eles realmente se esforçaram para fazer o episódio o mais legal possível dentro das limitações, as cenas do Varrik totalmente salvam o dia! – não é sem consequências que esse tratamento que Avatar vem recebendo da Nick.

Se antes os criadores falavam sobre tirar férias e então ver o futuro do universo de Avatar mais tarde, agora eles já falam de não tocar mais no assunto e seguir com “outros projetos”. 

“Existem outros quadrinhos [de Avatar: The Last Airbender] a caminho” Konietzko confirmou. “Podem haver outras coisas, alguns produtos aqui e ali, mas, além disso, não existe previsão de nada maior, e provavelmente não haverá por um bom tempo. Estamos seguindo com outros projetos”

Uau. Apenas. Uau.

Parabéns televisão, você venceu. Uau…

4518621+_7c38d853fa1aae3b4d4e39d159462803

Porque esse é o segredo: a Nick não quer um desenho bom, eles não querem sequer ter uma audiência maior. O que eles querem é fazer programetes para crianças de 8-12 anos, apenas isso. Esse é o modelo de negócios deles.

Por que esses caras sem coração ficam tentando socar desenhos bons no plano maravilhosamente perfeito da Nick?

O melhor que pode acontecer seria essa temporada terminar (sabe-se lá em nome de Raava como conseguiu chegar até aqui, certamente o não menos brilhante Sym Bionic Titan não teve a mesma sorte, assim como tantos outros) e então a série ser comprada pela Netflix.

ak1e8

Eu ainda dedicarei um post a isso, mas atualmente a Netflix é o mais perto que temos de um canal (ok, não é exatamente um canal, mas você entendeu) cujos executivos param e dizem “escuta… e se a gente fizesse, sei lá, o que as pessoas querem ver?”

Na Nick certamente você seria demitido por dizer essa frase.

13 thoughts on “[TV] KORRA enfrenta seu maior inimigo: os executivos da TV

    • O Cartoon Network tem uma politica de trabalho diferente mas quase tão tacanha quanto a Nick. A politica dele é: se não vender brinquedo IMEDIATAMENTE, RUA!
      O fato de Adventure Time ser bom (eu nem acho, mas entendo que as pessoas achem isso) é apenas sorte, o que importa é que as crianças gostam e tem um linha de merchan monstruosa a ser explorada. Agora a Korra vai vender o que? Tenzim de pelucia?
      Por isso desenhos bobos e/ou coloridos como Adventure Time se dão bem no Cartoon, mas pense em Sym Bionic Titan, e Young Justice, acha mesmo que Korra – ou qualquer desenho na verdade que se pretenda levar um pouco mais a sério – teria melhor sorte? I don’t think so

      • steven universe tem uma historia tao boa como korra e esta na midia fazendo sucesso tanto star wars the clone wars,tartrugas ninjas 2012.tartarugas ninjas 2003 que mesmo levando mais a serio teve mais de 100 episodios todo os universos da dcau ( the new adventure batman,batman the animated series,super man the animated series,batman beyond,liga da justiça,liga da justiça sem limites super choque e projeto zeta) ( nao sao obras somente para criança e deram todos certos mesmo tendo uma historia mais adultas os varias series de trasformers( trasformers animated,trasformers prime,trasformers beast wars,trasformers beast machime) mais atuais tiveram historia boas e deram certos e todos foram ate o final

      • e series como the batman ( mesmo sendo para um plubico mais infatil ainda comsegue ter episodios que sao obras de artes como a tragedia de clay face batman e super man historia riddler o grande arepio ) como reboot, e iron man 2006 ( que nao e uma obra que nao e nem um pouco fiel ainda e considerada por muitos uma serie que tem uma escrita detalhada e em camadas e continuidade forte ) e tambem x men 1992 que adaptou varios arcos da historia dos x men ) e tambem grevyty falls que e uma boa serie com drama e evoluçao de personagens que foi ate o final

  1. Se tivesse o Tenzin de Pelúcia… Eu compraria de IMEDIATOoOooO!! Mas falando sério agora!! É exatamente isso que eu estava pensando dias atrás.. A Nick assim como outros canais boçais e infantilóides são EMPRESAS, empresas essas comandadas por executivos engravatados que visam apenas o LUCRO. Um série de animação (me recuso a chamar Avatar de desenho) com dramas profundos voltados a um público diferente do habitual não é viável financeiramente falando, e o público da Nick em sua esmagadora maioria resume-se em um bando de crianças americanas gordas com colesterol altíssimo, mimados por pais relapsos tão gordos quanto. Infelizmente para nossa faixa etária (16 em diante…. 23 no meu caso) que já sabemos o que queremos, é consideravelmente mais difícil ludibriar com profusões de cores advinda dos lixos (Bob esponja e similares) dessa malfadada grade de programação. Enfim, é muito triste e decepcionante ver uma série tão boa acabar assim. MAS a vida continua e espero que nos próximos anos sejamos surpreendidos positivamente.

  2. Animação é um negócio complicado porque tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil desenho animado é feito para criança. No Japão também, mas a diferença é que os japoneses não acreditam como nós que é dever da televisão educar as crianças e eles não surtam tanto com essas coisas, por isso os animes são mais porra louca e tem mais liberdade com a molecada.

    E fazer uma animação mais adulta é complicado porque você vai acabar pisando no calo de muita gente que só queria largar os pimpolhos na frente da TV e empurrar merda para eles comprarem. Eu não vejo uma saída atual para esse tipo de problema na televisão atualmente até porque um desenho como Korra é CARO PRA CARALHO de fazer e com o preço de um episódio de Korra dá pra pagar 59 temporadas de Peppa Pig e todo o elenco das besteiras pre-adolescentes Live Action que passam antes e depois na Nick.

  3. Ótima critica/desabafo/noticia, realmente a franquia Avatar não está segura nas mãos da Nick, e, concordo que, se ela fosse para as mãos da Netflix COM CERTEZA haveria uma nova serie do maravilhoso mundo avatar!

  4. É muito fácil julgar né?

    Por mais que isso tudo prejudique nós que somos fãs de avatar, a verdade é que a nick é uma empresa, e uma empresa tem foco basicamente em LUCRO. A empresa esta cansada de saber que o público infantil é mais vulnerável (inclusive publicidade infantil foi tema do enem), e que da mais LUCRO.

    Quantas pessoas usando produtos relacionados a avatar (tênis, camiseta, boné, roupas) vocês avistam na rua? Se tiver sorte vai achar uma em um dia inteiro, e não duvido que irá pedir para tirar uma foto com a pessoal, devido a o quanto isso é RARO.

    Agora façam a mesma observação com BEN 10, e provavelmente irão ver uma criança com a roupa do BEN 10 a cada 1 hora, devido a grande vulnerabilidade deste público, tudo bem BEN 10 é da cartoon, mas usei para explicar o meu ponto de vista.

    Audiência é importante? Sim muito, porém ela não é tudo para uma emissora de televisão, a programação além de gerar audiência tem que ter a capacidade, de ser explorada em diversos segmentos, tornando assim a mesma mais versátil e gerando mais LUCRO para a emissora, que como eu disse anteriormente não é nada mais que uma empresa.

    Eu adoro a série avatar, tanto a lenda de AANG como a lenda de KORRA, porém sei que ela pela nick ou pela cartoom, ou por qualquer outra emissora, não terá muito futuro, pois a série geralmente tem duas saídas, ou ter uma audiência FORA DO NORMAL como por exemplo The Walking dead, The big bang theory, Game of Thrones, ou focar no público infantil para ganhar versatilidade explorando outros segmentos para obter lucro, e não depender apenas de audiência.

  5. Pingback: [ANIMES] DIGIMON ADVENTURE 02 (resenha) | NERD GEEK FEELINGS

Comments are closed.