[TUTORIAL] MAFIA/LOBISOMEM: como vencer o jogo

mafia the party game

Mafia ou sua variante Lobisomem são dois jogos bastante populares. Diabos, eu não conheço um fórum de internet que não tenha um joguinho de Mafia (ou qualquer variante que se use), ou um grupo de board games que nunca tenha ao menos ouvido falar de Lobisomem.

Basicamente, no jogo são distribuídos papéis aos jogadores, e ninguém sabe quem é quem. O objetivo dos mafiosos/lobisomem é matar os cidadãos, e os cidadãos devem discutir para ver se conseguem identificar os mafiosos/lobisomens infiltrados no meio.

Desnecessário dizer que os “caras maus” quase sempre ganham, porque é muito mais fácil. A graça do jogo está justamente na acusação, na paranoia e na discussão.

the-resistance

Só que existe um jeito matemático de inverter as coisas e fazer com que os cidadãos quase sempre vençam as partidas de Mafia/Lobisomem, e com algum trabalho em equipe esse método pode ser adaptado para o ótimo The Resistance (lançado aqui pela Galapagos – compre aqui) também.

Eis como faze-lo:

  1. Durante a fase de discussão, use algum mecanismo aleatório para gerar números (dois dados vão servir), e distribua os números entre os jogadores.
  2. Todos concordam em eliminar os jogadores em ordem crescente. Qualquer um que discordar é um mafioso/lobisomem, e será o próximo a ser executado – depois disso a lista volta a executar em ordem crescente.

Simples assim. O que acontece é que os cidadãos precisam eliminar 100% dos mafiosos, enquanto a mafia precisa apenas superar os cidadãos em número. Acontece que existem muito mais cidadãos do que mafiosos no jogo (menos de 1/4, se tanto), então, estatisticamente, se a eliminação for em uma ordem aleatória pré-determinada, acontece primeiro que acabam os mafiosos antes de acabarem os cidadãos

Certo, tira toda diversão do jogo, mas funciona na maioria das vezes. Agora você sabe, e saber é metade da batalha.

Lobisomem-por-uma-noite-caixa-pt-br

A teoria foi desenvolvida pelo blog The Abstract Factory.