[TOP 5] Melhores filmes do Godzilla

Senhoras, senhores e senhorio, amanhã é o grande dia. Literalmente grande, já que é a tão prometida premiere do Rei dos Monstros com o orçamento e elenco que ele merece. Mas antes de nos divertirmos com Walter White e um dinossauro radioativo  de 50 metros, vamos tirar este dia de véspera para lembrar os grandes monstros do passado (que com sorte farão uma pontinha no filme, para nerdgasmo generalizado)

url

5. Ghidorah, the Three-Headed Monster (1964)

Quão ruim é Ghidorah, o monstro de três cabeças, asas de morcego e sem braços do titulo? Bem, ele é tão badass que teve que juntar Godzilla, Rodan e Mothra (mais sobre ela em breve) para dar conta dele. O detalhe que o Godzilla não é o Wolverine.

Porque o Wolverine adora dizer que trabalha sozinho, mas está em cada equipe já imaginada neste planeta. O Rei não, ele realmente trabalha sozinho e quando ele salva Toquio normalmente é porque ELE é que queria pisar naquelas maquetes de merda primeiro. Mas aqui o bicho é tão casca grossa que Godzilla forma (embora não tão formalmente, claro) um esquadrão de monstros para descer o cacete no Ghidora. Puta que o pariu, o quão legal é isso? E vou te dizer que mesmo assim a luta é suada.

Se você quer ver uma treta épica de monstros, te garanto que pra ficar mais épico que isso só se colocassem o Daileon e a Gypsi Danger no rolo. E olhe lá.

Muitos fãs clamam que esse é o melhor filme do Rei, o que não é verdade mas ainda sim é bom pra caralho.

return_of_godzilla_3

4.Return of Godzilla (1984)

´Pense nesse como um “Godzilla Begins.” Depois de uma série de filmes de qualidade questionavel nos anos 60, o lagartão ficou mais de dez anos na geladeira até que a Toho decidiu fazer um reboot com a elegancia e cuidado que ele merecia.

O filme foi criado para ser uma continuação direta do clássico original de 1954 e dá pra perceber isso na sua temática mais sombria que os filmes do Godzilla em geral e um ritmo muito arrastado (como no original. O filme também em uma mensagem anti-nuclear bem forte e uma enfase marcante na resposta humana a devastação (novamente a sensação de filme catastrofe do original). E assim como no original o foco aqui nem é tanto as tretas de monstros, mas sim o sentimento. E isso ele faz muito bem.

Zilla_from_Final_Wars

3.) Godzilla: Final Wars (2004)

Esse é um filme diferente dos demais porque é meio que um “greatest hits” da franquia. Nos anos 2000 a Toho anunciou que ia deixar o Godzilla descansar por pelo menos uma decada para recuperar a força da marca, e como despedida eles queriam fazer um filme marcante que se despedisse em grande estilo. E cara, como eles conseguiram…

O cineasta japones piradasso Ryuhei Kitamura (“Versus“) envisionou um futuro onde a Terra é invadida por uma raça alienigina que usa monstros como armas para “amaciar a carne”. Sim, ESSE foi o filme que inspirou Pacific Rim, preciso realmente explicar de quanta fodice estamos falando aqui?

Só que eles não contavam com que a Terra já tivesse seu próprio monstro campeão, e a Terra é o parquinho de diversões do Rei e de ninguém mais. Godzilla senta o pau nos monstros aliens ao som de rap-rock, o que pode não parecer fazer muito sentido… e realmente não faz. O filme aqui é sobre fodonice e badassice, a unica regra que realmente importa é ser cool e isso ele executa com muita maestria.

A parada é tão louca e frenética que o Godzilla sai no braço até com o Godzilla do remake americano de 1998! E se querem saber, o lagarto impostor dura menos de 60 segundos contra o Rei, sendo que ele termina arremessado sobre a Opera House de Sidney e então vaporizado por uma baforada. Se todos os filmes do Godzilla fossem tão divertidos quanto esse…

ggf2b

2. Godzilla vs. King Ghidorah (1991)

Você está preparado para viagens no tempo, reviravoltas na trama e Mecha-Ghidorah? É bom que esteja.

Quando uma nave pousa do topo do monte Fuji eles anunciam que vieram do futuro, um futuro onde a Terra foi arruinada por Godzilla. A única esperança da Terra é voltar a 1944 e matar Godzilla enquanto ele ainda era “apenas” um dinossauro anfibio. Só que na verdade o que os viajantes do tempo querem mesmo é se livrar do atual Godzilla e trazer de volta o seu próprio monstro para dominar a Terra: o temível King Ghidorah (controlado através de teccnologia, surgindo como Mecha-Ghidorah).

Qual a chance disso dar merda? E mais importante, faz algum sentido?

Quase nenhum, como devem ser os grandes filmes do Godzilla. Ghidorah continua carne de pescoço como na sua aparição original o que rende apenas a MELHOR LUTA DA FRANQUIA INTEIRA. O filme é curto mas tem tempo para contar essa história, arregaçar na luta e ainda encher de referencias aos episódios anteriores.

Um dos filmes mais divertidos de todos os tempos, o dia em que o Rei encontrou realmente o seu grande inimigo. Se o Batman tem o Coringa e o Harry Potter tem Voldemort, Godzilla tem King Ghidorah. E isso nao é pouca bosta.

godzilla_vs_mothra_by_wogzilla-d47th3i

1.) Mothra vs. Godzilla (1962)

Ok seu Edwards, quer um jeito realmente fácil de fazer milhares fãs ao redor do mundo se debulharem em lágrimas? Coloque uma mariposa gigante e o mundo será seu.

Godzilla é o monstro gigante mais popular e amado do mundo, e certamente seus filmes estão entre os mais divertidos. Mas raramente diversão e qualidade se misturam, e embora os filmes sejam muito divertidos tem um certo charme de ruindade permanente (mesmo o filme original de 1954 que é o mais sério e pesado de todos tem uma aura de filme B).

Aqui não, Mothra vs Godzilla é um filme bom pra caralho. Artisticamente o filme é muito bonito e onirico, ao mesmo tempo que é épico quando versa sobre uma profecia de que uma criatura mistica (e que realmente é tratada como tal pelo filme) salvaria o mundo da sua destruição eminente.

Mas sabe quem não tá nem aí para profecias místicas? Godzilla. Aqui é um dos poucos filmes que ele é realmente o vilão da história e provavelmente o único que você realmente torce contra ele. Em grande parte ao carisma da gentilmente surreal mariposa gigante.

E enquanto não é perfeito (quem acha a fada do Ocarina of Time chata é porque não viu esse filme ainda), o filme é lindo, o filme é épico, o filme é repleto de metaforas e simbolismos. É tudo que um bom filme deveria ser JUNTO com um bom filme de Kaiju deve ser, acho que eu só voltei a ver algo que juntasse esses dois em Pacific Rim e isso quer dizer alguma coisa.

Godzilla and Mothra TBFE 6

Mothra merece o seu primeiro lugar e os nossos corações, sualinda!