[TOP 5] Livros que dariam ótimos animes

pja

Livros são um excelente escapismo dos problemas e da monotonia do cotidiano. Com eles nós viajamos para lugares mágicos como Terra Média, Hogwarts, Acampamento Meio-Sangue (Acre), e vários outros lugares aonde não se chega de busão. Então, depois de anos fantasiando esses lugares na sua mente, você descobre que pretendem fazer um filme desse livro, investem muito dinheiro, procuram atores que mais pareçam com os personagens da história, e lançam grandes obras primas da sétima arte. Eles têm todo um carinho com a historia, ou pelo menos tiveram das primeiras vezes. Hoje em dia temos uma safra tão ruim de filmes baseados em livros que dá até nojo. Todos são bons livros, com boas tramas, plot twist, e personagens cativantes, mas Hollywood colocou a mão nos livros interessada apenas em conseguir o dinheiro dos seus fãs. Então, aquele capricho que eles tinham antes foi pro saco.

Um belo dia, depois de assistir a um desses filmes mal adaptados, comecei a filosofar sobre uma maneira de adaptar as obras sem ter que destrinchá-las ou comprimi-las.

A maioria dos filmes têm em media duas horas de duração. Para eu adaptar determinados livros fielmente seriam necessárias mais horas, mas ninguém faria um filme assim tão grande. Uma série teria efeitos especiais mais toscos e talvez faltaria conteúdo.

Deve haver uma maneira de adaptar esse livro sem poupar detalhes, eventos, com tempo o bastante para o desenvolvimento dos personagens, o que poderia ser… já sei um anime.

by – Emanuel Lispector

Um anime, foi o que pensei. E por que essa ideia seria genial? A produção de animes é muito mais barata que a de filmes de animação e live-action. Existem grandes estúdios, que fazem excelentes animações no ramo dos animes, como o Bones e o Madhouse. E não vá dizer que anime é coisa de criança, porque se você acha isso eu te convido a assistir Elfen Lied com seu filho ou sobrinho.

Então selecionei cinco livros que eu já li e que virariam ótimos animes. (PS.: se você que está lendo esse post e trabalha na Netflix, de nada pela ideia)

1- Percy Jackson e o os Olimpianos / Heróis do Olimpo 

pjo-1A formidável obra sobre os semideuses do século XXI e suas aventuras, de Rick Riordan, conquistou milhares de fãs, já teve dois filmes lançados, dois péssimos filmes por sinal. Uma franquia tão popular e famosa não pode ser esquecida, e eu, como fã, assistiria um anime de Percy Jackson sem pensar duas vezes.

Sinopse: “A série começa com um garoto de 12 anos, Perseu “Percy” Jackson, que descobre ser filho de Poseidon, o deus do mar. Com o tempo, aprende que os deuses do Olimpo ainda existem, assim como outras figuras mitológicas gregas, como os Titãs e os monstros mitológicos. Mais tarde apodera-se da espada Anaklusmos (Contracorrente, em português), um presente de seu pai, porém, entregue por um centauro: seu professor de latim e mentor, Quíron. Tudo corre bem até Percy ser acusado de roubar o símbolo de poder de Zeus. Então tenta se provar inocente com a ajuda de seu amigo Grover Underwood (um sátiro) e de Annabeth Chase (filha de Atena) para confrontar Hades, um dos acusados de ter roubado o raio-mestre.”

Gênero: Shounen, Fantasia, Aventura, Sobrenatural.

Pontos Positivos: Tem um enredo muito grande com dois arcos principais (Percy Jackson e os Olimpianos e Heróis do Olimpo), além de vários spin-offs. A obra tem uma fanbase muito grande, então ela se pagaria com facilidade.

Pontos Negativos: Depois do fracasso dos filmes, os direitos de adaptação da obra andam meio espalhados. Já foi especulada a produção de uma serie pela Fox, CW, e Netflix, mas foram só boatos. Não sei qual é o paradeiro dos direitos da obra.

Compre aqui box de Percy Jackson e Os Olimpianos
e aqui os da série Heróis do Olímpo

2- O Conjurador

conjTaran Matharu soube reinventar muito bem o gênero da fantasia, unindo elementos clássicos e modernos em sua historia. Ele mesmo definiu seu livro como uma mistura de O Senhor dos Anéis, Pokémon e Harry Potter. Mas isso não faz da historia uma cópia, já que ela traz consigo muitos conceitos próprios.

Sinopse: “Fletcher é um órfão de 15 anos e, para sua surpresa, conseguiu invocar um demônio do quinto nível. O problema é que apenas os nobres deveriam ser capazes de conjurar criaturas e usá-las na guerra contra os orcs. Mas plebeus como Fletcher também podem ser conjuradores, e o garoto consegue uma vaga na Academia Vocans, uma escola de magos que prepara seus alunos para os campos de batalha. Lá, ele irá enfrentar o bullying dos nobres, mas também aprenderá feitiços e fará amigos incomuns, como anões e elfos. Além de se provar digno de uma boa patente na guerra, Fletcher e seu grupo de segregados precisam se unir e vencer o preconceito que sofrem na desigual sociedade de Hominum.”

Gênero: Shounen, Fantasia, Aventura, Vida Escolar, Guerra, Sobrenatural

Pontos Positivos: Tem uma historia cativante, personagens bem construídos, e não existe nem um estúdio detendo os direitos de adaptação da obra.

Pontos Negativos: Só dois livros da trilogia foram lançados, o terceiro não tem data de lançamento confirmada. A serie não é popular no nível de “blockbusters” da literatura, como Percy Jackson e Harry Potter.

Compre aqui Conjurador – O Aprendiz

3- A Maldição do Tigre

mdt

Quem achou que teria só Shounen se enganou. O romance/aventura A Maldição do Tigre de Colleen Houck seria um ótimo alivio da pancadaria, já que a obra mescla bem ação e romance, e daria um anime bem original.

Sinopse: “Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem.”

Gênero: Shōjo, Fantasia, Romance, Aventura, Sobrenatural.

Pontos Positivos: A historia foi concluída (4 livros e um spin-off), tem uma fanbase respeitável, e seria um anime 100% original.

Pontos Negativos: Estão produzindo um filme da saga, a maioria da fanbase é composta por mulheres, o que deixaria o publico masculino com receio de assistir (isso seria um erro, já que a historia é boa).

Compre aqui o box de A Maldição do Tigre

4 – Magisterium

mig

Holly Black e Cassandra Clare, são a responsáveis por essa “Beelezura!” de história. Com uma trama cativante, plots twists de cair o queixo, personagens cativantes, ela daria um anime de arrepiar, daquele tipo que você fica esperando a semana inteira pra saber o resto.

Sinopse: “Amigos e Inimigos. Perigo e Magia. Morte e Vida. A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior… mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro.”

Gênero: Shounen, Vida Escolar, Fantasia.

Pontos Positivos: Historia cativante, fanbase crescendo muito nos últimos anos.

Pontos Negativos: A historia não está completa. Até agora foram publicados apenas três dos cinco livros previstos.

Compre aqui os livros já lançados de Magisterium

5- A Rainha Vermelha

rv

Apesar de parecer nome de romance, este livro é uma ficção cientifica. Victoria Aveyard, a autora, conseguiu fazer uma trama genial. Nesta serie de livros, nós não temos uma jornada do herói, já que a protagonista, que começa como heroína, se corrompe ao longo da trama, muitas vezes agindo como anti-herói, e poucas como vilã.

Sinopse: “O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe — e Mare contra seu próprio coração.”

Gênero: Shounen, Ficção Cientifica, Super Poderes,Guerra, Romance.

Pontos Positivos: Trama original.

Pontos Negativos: Só dois dos cinco livros previstos foram lançados ate agora. Um estúdio já adquiriu os direitos da obra.

Compre aqui os livros da série A Rainha Vermelha


Esses são os livros que eu gostaria de ver como anime. Comentem quais vocês gostariam!

Isso é tudo pessoal.