[TOP 5] Jake Gyllenhaal

A partir de hoje irei tentar postar semanalmente um “Top 5” dos artistas que mais gosto e acompanho. E para iniciar esse projeto, selecionei ninguém menos que Jake Gyllenhaal.jake gyllenhaalAntes de qualquer coisa, irei ressaltar que são os cinco filmes que EU mais gosto do ator, e estão em ordem cronológica, e não por ordem de “favoritação”. Dito isso, iniciemos…

Jacob Benjamin Gyllenhaal, ou Jake Gyllenhaal, nasceu em 19 de dezembro de 1980, e é filho do diretor e poeta Stephen Gyllenhaal e da roteirista Naomi Foner, tendo como irmã Maggie Gyllenhaal, que também é atriz, e já atuou algumas vezes ao lado de seu irmão. Jake iniciou a carreira de ator aos 10 anos, e já conta com mais de 30 participações em produções cinematográficas, de acordo com o IMDb.

Confira agora 5 dessas várias produções, que eu, humildemente, mais recomendo:

donnie darko Donnie Darko (2001)

Título original: Donnie Darko

Direção: Richard Kelly

Gênero (s): Suspense, Drama, Ficção Científica

Personagem de Jake: Donnie

Sinopse: Donnie é um adolescente problemático, brilhante, e atormentado por visões de um coelho gigante. Após um acidente bizarro, Donnie passa a acreditar fielmente nas previsões do coelho, fazendo com que fique dividido entre o que é real e o que não é.

Porquê recomendo: o filme é repleto de questionamentos, e os mistérios que rodeiam Donnie e o Coelho Gigante fazem com que fiquemos vidrados no filme esperando as causas e consequências de todas as visões e ações dos dois.

(Nota do editor: leia uma análise do filme aqui)

Compre o filme aqui.

zodiac zodiacoZodíaco (2007)

Título original: Zodiac

Direção: David Fincher

Gênero (s): Suspense

Personagem de Jake: Robert Graysmith

Sinopse: o filme é baseado na história verídica de um serial killer que aterrorizou a baía de San Francisco e provocou autoridades em 4 jurisdições, com códigos e cartas, durante décadas. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith, um tímido cartunista, quem descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme “Zaroff, o Caçador de Vidas” (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco.

Porquê recomendo: sou apaixonada por suspense e por histórias de serial killers, e este filme, conta com esses dois fatores, além de um ótimo elenco, que inclui além de Gyllenhaal, Hulk e Homem de Ferro, vulgos Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. É fato que a história instiga, e nos faz acompanhar e torcer para que Robert Graysmith consiga desvendar o mistério do Zodíaco.

(Nota do editor: leia aqui uma crítica do filme)

os suspeitos prisonersOs Suspeitos (2013)

Título original: Prisoners

Direção: Denis Villeneuve

Gênero (s): Suspense, Drama

Personagem do Jake: Detetive Loki

Sinopse: Em Boston, o pai de família Keller Dover (Hugh Jackman / Logan) deve lidar com o desaparecimento de sua filha e de uma amiga dela. Quando suspeita que o Detetive Loki, encarregado das buscas, já desistiu de procurar pelo culpado, este pai desesperado começa a desconfiar de todas as pessoas ao redor. Fazendo sua própria investigação, ele encontra o principal suspeito e decide fazer justiça com as próprias mãos.

Porquê recomendo: é simplemente emocionante. A trama nos toca tanto que faz que compartilhemos da mesma raiva e determinação de Keller. Repleto de cenas fortes, e de muita comoção, é um filme que todos deveriamos assistir. Além de também contar com um baita elenco (Hugh Jackman, Paul Dano, e outros).

Compre o filme aqui.

enemy o homem duplicadoO Homem Duplicado (2013)

Título original: Enemy

Direção: Denis Villeneuve

Gênero (s): Suspense

Personagem do Jake: Adam Bell / Anthony St. Claire

Sinopse: adaptado do romance homônimo de José Saramago, narra a história Adam Bell, um pacato professor de História, ao descobrir que tem um sósia, Anthony St. Claire. Adam passa então a ir atrás de seu duplo, na busca de esclarecimento.

Porquê recomendo: a ideia de encontrar uma pessoa idêntica a nós é realmente intrigante, e baseada nessa ideia que o filme prende a nossa atenção, que deve ser dobrada para que possamos entender a obra como um todo.

Compre o filme aqui.

Nightcrawler o abutreO Abutre (2014)

Título original: Nightcrawler

Direção: Dan Gilroy

Gênero (s): Suspense, Drama

Personagem do Jake: Lou Bloom

Sinopse: quase por acaso, Lou descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista, onde equipes de filmagem freelances gravam imagens de crimes e acidentes chocantes para depois vendê-las para telejornais. Em busca das cenas perfeitas, ele é capaz de arriscar a sua e a vida de outras pessoas.

Porquê recomendo: o filme acabou, e eu pensei: CA-RA-LHO! Pela primeira vez viu um filme sobre psicopatia midiática, e simplesmente fiquei eufórica com a perspectiva. É um filme que mesmo não expondo questionamento direto, nos faz refletir sobre o ambiente nojento que pode ser o mundo da mídia.

Encerro aqui minhas cinco recomendações sobre Jake Gyllenhaal, que considero ser um dos melhores atores da atualidade, com toda sua intensidade na interpretação de seus personagens, que são, sem sombra de dúvidas, marcantes.

Como puderam observar, todos os filmes da lista são de suspense, que é o gênero onde acho que Gyllenhaal mais se destaca. Porém o ator navega também por outros mares, tendo também muitas participações em ação, drama, e até mesmo em comédias românticas.

A seguir, você pode conferir o trailer sobre uma drama ainda por estrear, onde Jake Gyllenhaal irá interpretar o lutador Billy Hope, que fez seu nome no esporte e leva uma agradável vida ao lado de sua esposa Maureen Hope (Rachel McAdams) e sua filha Alice (Clare Foley). Depois que o lutador se envolve em uma briga com um rival em evento de gala, Maureen é baleada e morre. Assim, a vida de Billy desanda ao ponto dele ser afastados dos ringues e perder a guarda de sua filha. Depois de descer ao fundo do poço, Billy decide tirar suas luvas do armário e voltar a treinar para recuperar o amor de Alice e o cinturão de campeão.

Assim como os filmes anteriormente listados, Nocaute (Southpaw) aparenta ser mais um filme promissor de Jake, e que com certeza vale a pena conferir!

One thought on “[TOP 5] Jake Gyllenhaal

Comments are closed.