[TOP 30] Melhores Animes Para Adultos



Não faça planos porque estes animes podem consumir sua vida. Os melhores tendem a fazer isto.

(texto original de Ryan Broderick, traduzido e adaptado por Rodrigo F. S. Souza)

1. Attack on Titan
(Shingeki no Kyojin)

attack-on-titan

Recomendado pra quem gosta de:
Game of Thrones, The Walking Dead, e outras histórias em que coisas tristes acontecem o tempo todo.

O ponto alto:
Pessoas vivem em cidades muradas se escondendo de gigantes comedores de humanos. Legiões de cavaleiros que se balançam por aí feito o Homem-Aranha com cabos de alpinistas, lutam para impedir que os gigantes comam pessoas. Muitas pessoas são devoradas. [Nota do tradutor: A descrição do Cilon Mello é melhor: “Imagine se você jogasse na mesma panela Madrugada dos Mortos (só que no lugar de zumbis coloque tiozões pelados de 10 metros de altura), Shadow of the Colossus, Homem- Aranha, Pacific Rim e Jogos Vorazes. Attack on Titan em uma casca de noz.”]

Leia aqui uma resenha da 1ª temporada.

2. Berserk
(Kenpû denki beruseruku)

berserk

Recomendado pra quem gosta de:
Game of Thrones, 300, e cenas chocantes de violência.

O ponto alto:
Berserk é uma história sangrenta de cavaleiros medievais. É conhecido como um dos animes mais cruéis já feitos por uma boa razão. Considerem-se avisados. [Nota do tradutor: e o final, para o bem ou para mal, é nada menos que inesquecível]

3. Big O

big-o

Recomendado pra quem gosta de:
Batman – A Série Animada, Cidade das Sombras e robôs gigantes.

O ponto alto:
Pegue um milionário como Bruce Wayne, ponha-o num robô gigante, e faça-o lutar contra outros robôs enormes. Como bônus toda a série é uma enorme busca para resolver o mistério sobre o porquê de cada pessoa da cidade perder suas memórias o tempo todo. O bagulho é louco, maneiro, e definitivamente estranho, no bom sentido.

4. Claymore
(Kureimoa)

claymore

Recomendado pra quem gosta de:
Game of Thrones, 300, e matança medieval.

O ponto alto:
Amazonas caçam transmorfos e os matam num mundo medieval.

5. Cowboy Bebop
(Kaubôi bibappu)

cowboy-bebop

Recomendado pra quem gosta de:
Firefly, Blade Runner e O Quinto Elemento.

O ponto alto:
Pegue o filme de crime noir mais legal que você já viu e ponha-o no espaço. Cowboy Bebop é conhecido por sua bela direção artística e trilha sonora inspirada no jazz. É um clássico moderno.

6. Darker Than Black
(Kuro no keiyakusha)

darker-than-black

Recomendado pra quem gosta de:
Densos mistérios de ficção científica como Arquivo X e Lost.

O ponto alto:
Uma história de assassinatos e espionagem num mundo onde os portões do Céu e do Inferno se abriram, dando a determinadas pessoas poderes especiais.

7. Death Note
(Desu nôto)

death-note

Recomendado pra quem gosta de:
Hannibal, The Following e Orphan Black.

O ponto alto:
Um estudante CDF do ensino médio ganha um caderno de anotações que mata pessoas cujo nome é escrito nele. Quando ele começa a matar caras maus com o caderno as coisas perdem o controle bem rápido.

8. Fate/Zero

fate-zero

Recomendado pra quem gosta de:
Alias, Merlin, e histórias de magia, fantasia e crescimento.

O ponto alto:
A cada 60 anos um bando de magos invocam um grande herói do passado, como Gilgamesh, ou Alexandre o Grande, e faz eles lutarem entre si. Contar mais do que isto estragaria as surpresas. Fate/Zero tem algumas das melhores coreografias de lutas que você verá num anime. Além de ter um bocado de personagens femininas muito legais!

9. FLCL
(Furi Kuri)

flcl

Recomendado pra quem gosta de:
Wonderfalls, Pushing Daisies, Venture Bros e robôs gigantes.

O ponto alto:
Rapaz, FLCL tem apenas seis episódios de duração, e dê-se por satisfeito com isto. Um adolescente angustiado descobre que quando ele, er…, fica “animadinho,” monstros gigantes saem de sua cabeça e começam a destruir a cidade. Por sorte ele tem um amigo robô que o ajuda a bater neles. Ao mesmo tempo não é sobre nada disto. Mas é. E também não é. Sacaram? [Nota do tradutor: e a trilha sonora é uma das melhores que você ouvirá num anime]

Leia aqui nossa resenha!

10. Fullmetal Alchemist Brotherhood
(Hagane no renkinjutsushi)

fullmetal-alchemist-brotherhood

Recomendado pra quem gosta de:
Bastardos Inglórios, Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, Harry Potter (especialmente os últimos livros) e steampunk.

O ponto alto:
Fullmetal Alchemist Brotherhood é tecnicamente uma reimaginação/sequência de Fullmetal Alchemist. A história acompanha os irmãos Eldric, dois adolescentes que têm a habilidade de usar magia conhecida como alquimia. Brotherhood é mais sombrio que a primeira versão. Também é mais longo e tem um clima mais épico que o torna obrigatório.

11. Fushigi Yuugi
(Fushigi Yûgi)

fushigi-yuugi

Recomendado pra quem gosta de:
Crônicas de Nárnia, Percy Jackson e Os Olimpianos, e aventuras que percorrem o mundo.

O ponto alto:
Um romance bonitinho estrelado por estudantes do ensino médio que saltam entre dimensões usando um livro mágico encontrado na biblioteca de sua escola.

12. Future Diary
(Mirai Nikki)

future-diary

Recomendado pra quem gosta de:
Jogos Vorazes, Buffy – A Caça Vampiros e Pretty Little Liars.

O ponto alto:
Doze pessoas ganham celulares capazes de prever o futuro imediato. Daí são forçadas a matarem umas as outras. O vencedor da batalha se tornará Deus. É triste e engraçado e tem uma chocante história de amor que acaba sendo fascinante de um jeito bem estranho.

13. Gantz

gantz

Recomendado pra quem gosta de:
Arquivo X, Twin Peaks e True Detective.

O ponto alto:
Certo, este é complicado de explicar: Imagine se quando você morrer, no lugar de continuar morto, você é teletransportado para uma sala onde uma esfera negra chamada Gantz força você e outras pessoas mortas a caçarem alienígenas. É basicamente assim que a história começa. Vale o aviso de que é fato conhecido que este anime vai te irritar quando você terminar de assisti-lo.

14. Tengen Toppa Gurren Lagann

tengen-toppa-gurren-lagann

Recomendado pra quem gosta de:
Independence Day, Peixe Grande, Anos Incríveis, robôs gigantes e ficção científica cerebral.

O ponto alto:
Começa como uma série boba de robôs gigantes e se torna uma tocante história de amadurecimento. Ele também detém o recorde do maior robô já mostrado num anime, que foi quebrado pela adaptação da série para o cinema, que mostrou um ainda maior.

15. Hellsing
(Herushingu)

hellsing

Recomendado pra quem gosta de:
Hellsing, Blade, politicagem da 2ª Guerra Mundial.

O ponto alto:
Vampiros, Nazistas, e o Apocalipse, meu Deus! Mas, falando sério, Hellsing é conhecido como um anime de primeira linha. E de forma alguma é uma história de vampiros à moda antiga. [Nota do tradutor: discordo do autor aqui. Achei a história bem fraca, o protagonista badass e invencível DEMAIS, e a qualidade da animação oscila MUITO de um episódio pro outro]

16. Hunter X Hunter

hunter-x-hunter

Recomendado pra quem gosta de:
Indiana Jones, A Lenda do Tesouro Perdido, e ação paranormal galhofa.

O ponto alto:
Um anime sobre um lutador em busca do pai desaparecido se transforma numa história de detetive e máfia, num drama doméstico, num videogame que altera a realidade, e provavelmente no desastre ecológico mais assustador que você verá num anime. Não é uma história sobre o triunfo dos destemidos. A todo instante você se preocupa com a sobrevivência de um personagem com quem simpatizou.

17. Kill La Kill

kill-la-kill

Recomendado pra quem gosta de:
Sailor Moon, Power Rangers, humor grosseiro e histórias de amadurecimento.

O ponto alto:
Começa como um anime tipicamente grosseiro e sexista sobre garotas mágicas ambientado numa escola de ensino médio onde as estudantes enfrentam-se fisicamente para se tornarem populares. Mas depois ele muda de rumo e se transforma em algo mais sombrio, interessante e incrivelmente difícil de definir.

Leia aqui uma resenha da série.

18. Puella Magi Madoka Magica

puella-magi-madoka-magica

Recomendado pra quem gosta de:
Buffy – A Caça Vampiros, Teen Wolf e Diários de Um Vampiro.

O ponto alto:
Pegue o desenho animado sobre uma garota mágica mais tolo e voltado pra garotas que você pode imaginar, e inclua episódios em que ele se torna mais e mais sombrio até tornar-se algo realmente inovador.

Leia aqui uma resenha.

19. Neon Genesis Evangelion
(Shin Seiki Evangerion)

neon-genesis-evangelion

Recomendado pra quem gosta de:
Círculo de Fogo (Pacific Rim), dramas sérios sobre adolescentes, e fazer seu cérebro vazar pelas orelhas.

O ponto alto:
Você nunca viu uma história de robôs gigantes como esta. Na verdade, pra ser totalmente honesto, talvez você nunca tenha visto algo assim antes. Não adianta tentar resumi-lo pra você, mas basicamente um adolescente tem que pilotar um robô gigante e matar anjos que podem estar descendo do céu para, quem sabe, causar o Arrebatamento. [Nota do tradutor: recomendo, de antemão, dar uma lida sobre o mito de Adão, Eva e Lilith, e uma estudada sobre a Árvore da Vida e seus sephiroths. Acredite, você me agradecerá quando chegar a End of Evangelion, o filme que encerra a série. 😉 ]

Leia aqui um texto sobre a mitologia da série.

20. Ouran High School Host Club
(Ôran kôkô hosutobu)

ouran-high-school-host-club

Recomendado pra quem gosta de:
A Vida Secreta de uma Adolescente Americana, Awkward e The Carrie Diaries.

O ponto alto:
Uma comédia adolescente bonitinha e tola, com toques de comédia romântica bons o bastante pra atrair adultos para as historias do corpo estudantil do Colégio Ouran.

21. Paranoia Agent
(Môsô dairinin)

paranoia-agent

Recomendado pra quem gosta de:
American Horror Story, Twin Peaks, True Detective, e suspenses psicológicos.

O ponto alto:
Você começa achando que está assistindo uma antologia de histórias independentes, mas no final deles personagens e tramas começam a se conectar para revelarem uma trama maior que você não tinha previsto. Também é apavorante no bom sentido. [Nota do tradutor: a série é escrita e dirigida por Satoshi Kon, diretor dos excelentes longas animados Tokyo Godfathers, Perfect Blue, Millennium Actress e Paprika]

22. Planetes

planetes

Recomendado pra quem gosta de:
Gravidade, Star Trek, comédias em ambientes de trabalho e comédias românticas.

O ponto alto:
Basicamente é uma comédia de trabalho ambientada num futuro próximo. Ela acompanha um grupo miserável de lixeiros que impedem espaçonaves de serem atingidas por detritos. É divertido, e no futuro onde vivem seu trabalho é uma questão de vida ou morte.

23. Samurai X
(Rurouni Kenshin)

samurai-x-rurouni-kenshin

Recomendado pra quem gosta de:
Harry & Sally – Feitos um Para o Outro, grandes histórias de samurais, e muita ação.

O ponto alto:
Existem dramas de samurais sobre ronins andarilhos e existe Rurouni Kenshin, que está num nível tão elevado que ele forma sua própria liga. E também tem uma história romântica bem bonitinha.

24. Samurai Champloo

samurai-champloo

Recomendado pra quem gosta de:
The Boondocks, história alternativa, cultura hip-hop contemporânea e samurais.

O ponto alto:
É outra série de ronins andarilhos, mas também é um tipo versão alternativa da história com uma ótima e estranha mistura do período Edo japonês com a cultura hip-hop americana contemporânea. Nos episódios aparecem artistas grafitteiros, rolam torneios de beatbox, e tem até mesmo um episódio inteiro sobre derrotar os americanos em seu próprio jogo: o baseball. [Nota do tradutor: é escrita e dirigida por Shinichirô Watanabe, o criador de Cowboy Bebop]

25. Serial Experiments Lain

serial-experiments-lain

Recomendado pra quem gosta de:
Arquivo X, Matrix, e histórias de crime noir. [Nota do tradutor: e misturas bem boladas de fatos reais com ficção]

O ponto alto:
Hackers e agências sombrias marcam presença neste sinistro – e infelizmente curto – drama cyberpunk. Definitivamente é um daqueles animes que você tem que assistir para entender do que se trata.

Leia aqui nossa resenha!

26. Soul Eater
(Sôru îtâ)

soul-eater

Recomendado pra quem gosta de:
Harry Potter, Jogos Vorazes, ficção científica sombria, fantasia, e dramas de amadurecimento.

O ponto alto:
Basicamente é sobre um bando de estudantes que frequentam uma academia cujo diretor é a Morte em pessoa. Daí eles enfrentam outras escolas pela chance de matar todo mundo. Imagine uma versão insanamente surtada de Harry Potter. Tipo, beeem surtada.

27. Space Dandy

space-dandy

Recomendado pra quem gosta de:
Firefly, O Quinto Elemento e Uma Noite Alucinante 3.

O ponto alto:
Uma aventura interestelear bobinha que acompanha um caçador de alienígenas com muita ação e emoção.

28. Steins;Gate

steins-gate

Recomendado pra quem gosta de:
Feitiço do Tempo, Efeito Borboleta e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.

O ponto alto:
Um bando de nerds acidentalmente transforma seu microondas numa máquina do tempo e eles têm impedi-la de provocar a 3ª Guerra Mundial. Ah, e eles têm que fazer tudo isto sem terminarem numa linha temporal onde não existem mais.

29. The Eccentric Family
(Uchouten Kazoku)

the-eccentric-family

Recomendado pra quem gosta de:
Veronica Mars, comédias sobre famílias e assassinatos misteriosos.

O ponto alto:
Parte comédia sobre um família desfuncional, parte drama adolescente, parte mistério sobre assassinatos, com um monte de personagens e uma trama super complexa.

30. Trigun

trigun

Recomendado pra quem gosta de:
Deadwood, Breaking Bad e histórias de aventura.

O ponto alto:
Se você curte faroestes, você vai adorar Trigun. Se não gosta de faroestea, você também vai adorar Trigun. Começa bobinho e depois vai ficando mais realista, e continua realista até o fim.

Fonte: Buzzfeed



25 thoughts on “[TOP 30] Melhores Animes Para Adultos

  1. Sobre a nota do tradutor em Hellsing, o anime original é um grande insulto ao mangá original, mas o Hellsing Ultimate (que segue o mangá em episódios maiores que os animes convencionais) é uma obra de arte.

    • Concordo com o Gabriel. Assisti os dois. O Ultimate OVA é mais completo em todos os sentidos, desde a qualidade até o encerramento da história revelando todos os pontos do protagonista. Não entendi o que quiseram fazer com o anime.

  2. Soul Eater não tem nada haver com o que descreveram!!!
    É a historia de jovens de uma escola onde o professor é a morte, porém eles lutam contra demônios e bruxas e precisam comer a alma deles para evoluírem.
    É muito legalll!!!

    • Obrigado pelo esclarecimento, Jéssica. 🙂

      Como eu apenas traduzi o texto, e não assisti alguns animes da lista, tive que confiar nas informações do autor.

    • eu não recomendo Elfen Lied para adultos, para adolescentes no máximo. E Monster é… denso não quer dizer necessariamente bom…

  3. Animes como Berserk, Gantz, Claymore e Attack on Titan mostram apenas um pouquinho da histórias em seus respectivos mangás. FM Brotherhood não é continuação ou reinvenção de Alchemist e sim a história original do mangá, o 1° o estúdio Bones meio que pegou o início e inventou o resto da história antes da autora terminar o mangá. E faltou (opinião pessoal) o clássico de ficção/cyberpunk Ghost in the Shell (3 longas, 2 OVAs e 2 temporadas de 26 ep. cada)

  4. Alguns aí não são para adultos(Seinen) e sim para adolescentes (Shonen), tem alguns que não conheço e vou baixar pra ver. Mas faltou aí Ghost in the Shell, Ergo Proxy, Mushishi, Kino no Tabi…

  5. Monster poderia (e será algum dia, se Deus quiser) uma série de televisão com censura 18 anos, possui violência mas não física e sim psicológica (nesse sentido lembra um pouco a série Hannibal). Sobre HunterXHunter, tenho que discordar sobre a ação galhofa, pelo contrário, apesar de ser considerado também uma obra de ação não existe nada clichê e as lutas só ocorrem em casos em que não é possível resolver a questão com estratégia e inteligência (estou falando sobre o reboot de 2011, o primeiro anime do Hunter é bem ruim). HunterxHunter para mim se compara a muitas séries com roteiro incrível como Monster, Attack on Titan, Death Note e tantos outros.
    Tiraria da lista para adultos Fushigi Yuugi, que possui como público alvo adolescentes mesmo e a estória é bem água com açúcar, nada de novo. Ouran High School Host Club é muito bom (para quem curte o tipo de anime), mas pode ser considerado para adolescentes também.
    Obrigada pela lista, estava procurando sugestões para assistir.

  6. Gurren Lagann tem o melhor final de todos, que anime filho da puta, caralho, tinha visto anos atrás mas não até acabar todo o credito, que fera, não consigo achar uma palavra pra descrever megacolossal hauhauh o exagero caiu mais que bem nesse anime, até hoje não encontrei outro com humor, ação e história contagiante, acompanho Berserk que também é do caralho o anime, to procurando o Monster para ler, mas não encontro em nenhum lugar, quem puder me ajudar me mande um link, de preferencia em portugues. vou começar a assistir attack on titan, gostei muito do post, gostei das comparações para indicação, bem isso mesmo, e gostei por não citar só mangas ou animes.

    • Gurren Lagan, assim como Alladin, são animes que eu não dava nada e surpreenderam de forma colossal mesmo. Não é dos meus preferidos, mas tirei o chapéu da forma como conduziram e trabalharam o protagonista.

  7. Olá…obrigado pelas dicas.

    Tenho duas perguntas:

    1. Steins; Gate não foi publicado no Brasil?

    2. As edições de Monster da Editora Conrad foram republicadas pela Panini?

  8. Ah…em tempo. Outra pergunta:

    As edições de Monster da Conrad são exatamente iguais em conteúdo às edições da Panini?

  9. Sem ofender quem gosta de certas categorias desta lista mas infelizmente uma boa parte eu não recomendaria pra um adulto. Somente uns 10+- eu considero animes bem maduros e que realmente um adulto valeria a pena assistir, o resto quem assiste (como eu), assiste mais porque gosta mesmo.

    • Eu também acho isso, e a violência gratuita até acho que fica para um publico mais adolescente, pena estar sem tempo para ver attack on titan, mas se tive-se outro Tengen toppa Gurren Lagann eu arranjava tempo, por mais que seja idiota e muito sem noção o drama é bem envolvente.

  10. Vou além e recomendo muitíssimo Psycho Pass, que conta a história em um mundo distópico que a Justiça é determinada por um sistema central chamado S.I.B.Y.L, que pode determinar a inclinação criminosa de uma pessoa ao fazer uma “varredura cimática” nela, baseando-se também em stress. Já viu que vai dar merda, né? Pois dá. É uma trama bem realista e também desafia as nossas morais sobre morte.

    Outro anime que é meu queridinho é Log Horizon. Basicamente conta a história de pessoas que foram sugadas por um jogo e agora vivem nele. Até aí, tudo bem. Mas mostra todos os problema de organizar o mundo, visto que não há leis, mantendo as pessoas em sociedade ajudando-se ao invés de simplesmente guerrear, o problema de NPCs que, agora vivos, começam a se rebelar, a pobreza que começa a acontecer quando NPCs migram das cidades para a cidade de Players (mais rica), a questão econômica, “máfias” que tentam tomar o poder, e essas não são só de players. Enfim, é um anime mais maduro do que parece.

Comments are closed.