[TOP 10] Os Poderes Mais Estranhos do Superman

Amanhã o Superman ganhará um novo poder e um novo uniforme (mais detalhes aqui). Enquanto não descobrimos exatamente qual é, vale darmos uma olhada em alguns dos poderes que o herói já teve ao longo de seus quase 77 anos de existência.

Parte deles são muito conhecidos, e até hoje o Superman é capaz de usá-los, como a superforça, a supervelocidade, a visão de calor e o vôo, enquanto outros foram descartados com o passar dos anos, e as várias reformulações e reboots que o herói sofreu nos quadrinhos, cinema e TV.

O site Newsarama preparou uma lista dos poderes mais estranhos que o Superman já teve. Confira abaixo:

SUPER-FÔLEGO

poderes-mais-estranhos-do-superman-10-super-folego

De alguma forma que ninguém até hoje foi capaz de explicar, o Superman consegue armazenar em seus pulmões uma quantidade absurdamente impossível de ar, que o permite, entre outras coisas, fica um bom tempo no espaço tem tomar um fôlego, ter um super-sopro, e até um sopro congelante.

SUPER-DIETA

poderes-mais-estranhos-do-superman-9-super-dieta

Apesar de não ter a necessidade de alimentar-se com comida ou bebidas, já que seu corpo é recarrega-se com energia solar, o Superman já apareceu em diversas ocasiões alimentando-se de maneira tradicional.

A desculpa inventada pelos roteiristas é que algumas vezes ele tem vontade de fazer isto, por ter se habituado antes de saber sobre como funcionava seus poderes. Claro que outro fator deve ser as deliciosas comidas caseiras que Marta Kent preparava quando Clark vivia na fazenda. 😛

TELECINESE

poderes-mais-estranhos-do-superman-8-telecinese

Quando a mitologia do Superman foi reformulada por John Byrne na década de 80, como consequência do reboot sofrido pelo Universo DC após a saga Crise nas Infinitas Terras, Byrne aproveitou pra explicar em mais detalhes como funcionava o poder de voo do Superman: telecinese.

Basicamente ele é capaz de voar porque consegue envolver-se com um campo de energia invisível, gerada por sua mente, e impulsionar-se “para o alto e avante!”. Este “campo de força telecinético” também foi usado por Byrne para explicar a invulnerabilidade do Superman, e o fato de seu uniforme não ser destruído quando leva um tiro, por exemplo.

A telecinese também foi usada em Superman IV: Em Busca da Paz, quando o heroi emite um raio telecinético de seus olhos para erguer pessoas e reconstruir a Grande Muralha da China. Muito conveniente, não?

TELEPATIA

poderes-mais-estranhos-do-superman-7-telepatia

A Era de Prata dos quadrinhos pode ter sido uma das mais loucas já vividas pelos super-herois da DC, mas o final da Era de Ouro também teve seus momentos de piração.

Em Superman #45, de 1947, o herói encarnou o Professor Xavier (mais de uma década antes do personagem surgir nos quadrinhos em 1963), e usou telepatia pra inserir pensamentos na mente de um inimigo. Ou seja, ele basicamente fez um “inception” no vilão, sem o Leonardo DiCaprio.

A série Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman tirou proveito deste poder obscuro, e revelou que todos os kryptonianos podem se comunicar uns com os outros via telepatia.

APRISIONAR PESSOAS EM SEU SÍMBOLO

poderes-mais-estranhos-do-superman-6-simbolo-armadilha

Tá, este ganha do nível de estranheza dos anteriores: por alguma razão até hoje não explicada, no filme Superman II o herói foi capaz de gerar instantaneamente uma copia plástica de seu símbolo e arremessá-la contra seus inimigos. Detalhe: a tal armadilha aumentava de tamanho e era capaz de envolver o inimigo em seu abraço.

Não apenas ninguém foi capaz de explicar o que diabos aconteceu ali, como ninguém arriscou usar este poder novamente.

DUPLICAR-SE

poderes-mais-estranhos-do-superman-5-duplicar-se

A primeira vez que este poder manifestou-se não foi nos quadrinhos, mas na série live-action Adventures of Superman, de 1938. Num episódio, Lois Lane e um velho rabugento ficam presos numa mina e, para salvá-los, o Superman, sem aviso e lógica alguma, transforma-se em dois (?!). Então tá, né? :/

Décadas depois, a manifestação mais marcante deste poder foi a fase do Superman Vermelho/Superman Azul da década de 90, quando o herói ganhou poderes que o permitiam transformar seu corpo em energia pura, e dividir esta energia em duas versões independentes de si mesmo. Pelo menos a explicação foi mais plausível…

SUPER-BEIJO

poderes-mais-estranhos-do-superman-4-super-beijo

Em Action Comics #306, de 1963, Clark fez Lois esquecer que havia descoberto a identidade secreta do Superman… com um beijo!

É, eu sei. Pode parecer um poder absurdo, que inclusive foi usado para o mesmo propósito no final de Superman II, mas, se levarmos em conta que ele também possui telepatia, dá pra dizer que beijo é só uma distração mesmo, e que a coisa de verdade só depende de seus poderes mentais.

Superman, seu safadão! 😀

SUPER-HIPNOSE

poderes-mais-estranhos-do-superman-3-super-hipnose

A maioria dos poderes mais estranhos comentados anteriormente vieram, em sua maioria, da Era de Prata. Esse período igualmente criativo, psicodélico e merecedor de estudos psicanalíticos, também garantiu ao Superman o dom da sugestão hipnótica.

A super-hipnose foi usada pela primeira vez em Action Comics #38 de 1941, escrita por Gardner Fox, um dos pais da Era de Prata. Na trama, o Homem de Aço consegue hipnotizar um psicólogo chamado Harold Morton, e força-o a entregar-se à polícia. 

Talvez mais marcante que isto tenha sido a história de Superman #330, de 1978, da dupla Martin Pasko e Curt Swan, quando o herói derrota o vilão Spellbinder usando uma televisão gigante que flua sobre os céus da cidade para hipnotizar toda a população de Metrópolis (!).

Ah sim, e Krypto o Super-Cão também tem esse poder…

SUPER-VENTRILOQUISMO

poderes-mais-estranhos-do-superman-2-super-ventriloquismo

Ah, meu poder estranho preferido!

Pra quem não sabe, ventriloquismo é a habilidade de projetar sua voz em outro objeto, normalmente numa marionete, muito usada por humoristas que manjam de convencer as pessoas de que o boneco está falando por vontade própria.

Sim, o Superman também tem essa habilidade, só que, por ser o Homem de Aço, ele consegue projetar sua voz de uma distância bem maior, algo que ele fez diversas vezes em suas histórias das décadas de 50 e 60.

E pra não ficar atrás de seu dono, Krypto também desenvolveu essa habilidade, que é capaz até de, pasmem!, atravessar paredes! (sério, o que esses roteiristas fumavam na época?)

MUDAR DE FORMA

poderes-mais-estranhos-do-superman-1-transmorfo

Na mesma Superman #45, que introduziu a telepatia ao conjunto de poderes do Homem de Aço, ele fez algo ainda mais louco que tudo que descrevemos anteriormente: o herói moldou os músculos de seu rosto e de seu corpo inteiro para assumir a forma de um alien de pele amarela, orelhas pontudas, e sem cabelo…

MAS QUE P**** FOI ESSA, BÁTIMA?!

Ok, depois desta, vou apenas deixá-los com as duas perguntas levantadas pelo Newsarama:

  1. Como um herói com uma pele praticamente impenetrável pode esticá-la e contorcê-la a tal ponto?
  2. Por que ele não usou este poder pra criar uma identidade secreta melhor para si mesmo, no lugar de simplesmente usar um par de óculos, e mudar o lado pra onde ele reparte o cabelo? VAI ENTENDER! :/

Agora resta-nos aguardar a edição de amanhã pra descobrirmos se o novo poder entrará ou não para uma nova versão da lista acima. Qual você acha que será? Diga nos comentários.