[TOP 10] Os melhores super-heróis mágicos dos quadrinhos

Hoje estreou nos melhores cinemas do país o filme Doutor Estranho, a mais recente empreitada do Marvel Studios. Nele o lado mágico e místico do Universo Marvel Cinemático começará a ser explorado. Muito antes disto acontecer, outros heróis já usaram a magia para combater ameaças nos quadrinhos. Vejamos alguns deles:

HELLBOY

hellboy-by-mike-mignolaMesmo que não seja um mago, Hellboy tem sua quota de envolvimento com o sobrenatural, graças ao seu trabalho no Bureau de Defesa e Pesquisa Paranormal. Através dos anos ele teve que lidar com criaturas de folclores do mundo inteiro.

Além disto, ele próprio tem uma origem fora do comum, pois é filho de um demônio, o que lhe deu poderes mágicos, e garantiu que ele protagonizasse um número considerável de quadrinhos, filmes e animações.

FEITICEIRA ESCARLATE

scarlet-witchCom uma origem tão confusa quanto a natureza de seus poderes, Wanda Maximoff já foi capaz de gerar esferas ou raios manipuladores de probabilidade; canalizar a Magia do Caos; e combinar ambas as habilidades.

Na última década ela ficou mais conhecida por usar seus poderes para alterar a realidade (em Dinastia M), e apagar o gene X da maior parte da população mutante.

Antes disto ela foi companheira de equipe dos Vingadores, e atualmente, nos Estados Unidos, estrela uma série solo, onde cuida de uma parte do lado místico do Universo Marvel.

DAIMON HELLSTROM

daimon-hellstrom

Conhecido pela alcunha de Filho de Satã, Daimon é filho de uma humana com um rei demônio. Isto o permitiu manifestar fisicamente sua Alma Sombria, uma contraparte demoníaca de sua alma humana.

Ele já foi membro dos Defensores, chegou a ser um dos candidatos a novo Mago Supremo (posição então ocupada pelo Doutor Estranho), quando foi quase morto. Recentemente é coadjuvante no título solo do Venom.

ETRIGAN, O DEMÔNIO

etrigan-the-demon-by-jack-kirby

Criado por Jack Kirby nos anos 70, Etrigan habita o corpo humano de Jason Blood, e sua origem remonta aos Mitos Arturianos. Entre seus poderes mais notáveis está seu hálito flamejante, e, dependendo do autor de suas histórias, sua capacidade de falar através de rimas (o que pode ser um porre pra alguns leitores depois de um tempo).

TIMOTHY HUNTER

os-livros-de-magia-neil-gaiman

Mesmo que não tenha lido uma HQ estrelada por ele, se você é fã de Harry Potter, é bem possível que já tenha lido algo a respeito de Timothy Hunter ser a criação de Neil Gaiman que J. K. Rowling supostamente plagiou. As semelhanças são gritantes: ele usa um par de óculos redondos, tem cabelos pretos e uma coruja de estimação.

Tim Hunter nasceu no selo Vertigo na minissérie Os Livros da Magia, onde Tim descobre que está destinado a ser o maior mago de sua era. Durante a trama ele se encontra com Zatanna, John Constantine, Merlin, Vingador Fantasma e a Morte dos Perpétuos.

Recentemente ele protagonizou algumas histórias da Liga da Justiça Sombria.

SENHOR DESTINO

dr-fateMuitos foram aqueles que usaram o Elmo de Nabu, vestindo o manto do Senhor Destino, e ganhando com ele habilidades como voo, superforça e telecinese.

Atualmente ele é um dos coadjuvantes da série do Besouro Azul na fase Rebirth.

JOHN CONSTANTINE

john-constantine-by-tim-bradstreetCriado por Alan Moore como um coadjuvante da série do Monstro do Pântano, John Constantine fez tanto sucesso que ganhou uma série própria, que durou 300 edições, sendo a mais longa do selo Vertigo até o momento.

Constantine não é exatamente um mago, pois é mais adepto da feitiçaria, além usar outras técnicas para se livrar das encrencas nas quais se mete, como prestidigitação, hipnose e necromancia (e, eventualmente, uns pactos com demônios).

Em anos recentes “migrou” da Vertigo para integrar a Liga da Justiça Sombria durante os Novos 52. Com o desmantelamento da equipe, ganhou uma série própria, que foi relançada como The Hellblazer durante o Rebirth da DC.

ZATANNA

zatannaCriada por Gardner Fox e Murphy Anderson em 1964, Zatanna já foi capaz de conjurar feitiços poderosos e até controlar os elementos. Sua magia é verbalmente controlada, o que significa dizer de trás-pra-frente o que ela quer realizar com seus poderes mágicos.

Já foi membro da Liga da Justiça, e membro fundadora da Liga da Justiça Sombria durante os Novos 52.

DOUTOR ESTRANHO

dr-strange-by-dean-kotzStephen Strange era um renomado neurocirurgião que sofreu um acidente, perdendo suas habilidades motoras. Em sua busca por um novo caminho durante uma jornada mística, conheceu o Ancião. Com ele aprendeu artes místicas, tornando-se o Doutor Estranho, e ganhando artefatos poderosos como o Olho de Agamotto, para ajudá-lo a combater ameaças malévolas como feiticeiros e demônios.

Ele já foi membro dos Vingadores, dos Defensores, dos Filhos da Meia-Noite e dos Illuminati, enquanto investido do manto de Mago Supremo, e possuidor de poderes que vão de projeção astral e telepatia até ser capaz de parar o tempo e (pasmem!) destruir galáxias.

Atualmente tem uma série mensal própria.

LORDE MORPHEUS, SONHO DOS PERPÉTUOS

sm-promo_02Diferente dos outros presentes nesta lista, Morpheus é a manifestação física de sonhos e histórias.

Criado por Neil Gaiman, Sonho é um dos Perpétuos, entidades mais antigas que os deuses que são manifestações de constantes universais. Morpheus controla os sonhos de seu reino, chamado Sonhar.

Já foi capaz de enfrentar Lúcifer e aprisionar seus inimigos em pesadelos eternos.

Muitos anos depois de ter fechado a saga de seu personagem mais querido, Gaiman voltou a escrever histórias dele para a prequel Sandman – Prelúdio, ambientada antes da primeira edição de Sandman, escrita décadas atrás.


Observação: essa lista é uma adaptação livre do top 10 feito pelo site Newsarama.


amazon-quadrinhos