[TOP 10] Os Maiores Vilões dos X-Men

Ao longo de décadas os X-Men acumularam uma galeria respeitável de vilões. Mas quais deles são os melhores (ou seriam os piores, neste caso?) em matéria de vilania? É do que trataremos nesta lista.

Magneto tem sua própria série mensal; alguns inimigos de Wolverine, incluindo Mística, Dentes de Sabre e Lady Letal estão estrelando uma série semanal nascida da minissérie Death of Wolverine; e acabaram de escalar o ator que interpretará o vilão Apocalipse no cinema. Estes são uma parcela ínfima da quantidade de inimigos que os heróis inicialmente reunidos pelo Professor Charles Xavier fizeram desde sua criação em 1963.

Com muito custo listamos abaixo os mais marcantes da trajetória da equipe nos quadrinhos.

MÍSTICA

maiores-viloes-x-men-mistica

Além de sua habilidade de transformar-se em qualquer pessoal, ela é uma personagem multifacetada, que já foi tanto vilã quanto heroína desde sua estréia em 1978.

Mística é mais conhecida como a mutante terrorista que liderou a icônica formação da Irmandade de Mutantes Malignos, composta por Avalanche, Piro, Sina e Blob.

Sua importância é tão grande que ela apareceu em todas as adaptações dos X-Men para outras mídias, sendo interpretada no cinema pelas beldades Rebecca Romijn Stamos e Jennifer Lawrence, o que por si só já garante seu lugar nesta lista.

REI DAS SOMBRAS

maiores-viloes-x-men-rei-das-sombras

A história dos X-Men é cheia de telepatas, começando pelo Professor Xavier e Jean Grey, que foram seguidos de Emma Frost, Psylocke e Cable.

Ao contrário de todos estes personagens, que apenas canalizam energia do plano psíquico para o mundo material, o Rei das Sombras habita este plano acessível aos telepatas.

Desde os anos 80 o vilão atormenta os X-Men, especialmente Tempestade e Psylocke. Isto o fez assumir o controle do corpo de vários deles, incluindo quase toda a população mutante da Ilha Muir na “Saga da Ilha Muir“, publicada no início da década de 90.

FANÁTICO

maiores-viloes-x-men-fanatico

Semelhante a vários personagens desta lista, o Fanático já jogou tanto contra como a favor dos X-Men. Mas sempre destacou-se como vilão, graças à superforça e invulnerabilidade concebidas pelo demônio conhecido como Cyttorak, que habita o cristal homônimo.

Cain Marko, meio-irmão de Charles Xavier, estreou em X-Men #12 de 1965, e deste então ganhou versões em diversas adaptações dos quadrinhos para outras mídias, como desenhos animados e no filme X-Men: O Confronto Final.

CASSANDRA NOVA

maiores-viloes-x-men-cassandra-nova

A fase de Grant Morrison na série Novos X-Men, na primeira metade dos anos 2000, foi cheia de grandes ideias. Uma das melhores foi Cassandra Nova, uma nova inimiga dos X-Men, com uma origem verdadeiramente bizarra.

Resumidamente, Cassandra é a irmã gêmea do Professor Xavier, contra quem ele lutou no útero de sua mãe, que apesar de natimorta, foi capaz de recriar seu corpo, e arquitetar a destruição de Genosha e o extermínio de milhões de mutantes no processo; o que por si só já garante a ela um lugar nesta lista.

Cassandra apareceu novamente durante a fase da dupla Joss Whedon (roteiros) e John Cassaday (desenhos) em Surpreendentes X-Men, provocando altas confusões ao controlar Emma Frost e através dela diversos X-Men (destaque para o momento em que ela faz Wolverine comportar-se como um cachorrinho de estimação).

CLUBE DO INFERNO

maiores-viloes-x-men-clube-do-inferno

Apesar de ser mais ligado aos X-Men, o Clube do Inferno poderia perfeitamente causar problemas para quaisquer outros heróis da Marvel, por tratar-se de uma organização formada por membros influentes da sociedade que agem em segredo para controlar o mundo.

O que os torna vilões perfeitos para os X-Men é o fato de boa parte de seus membros serem mutantes, entre eles Sebastian Shaw, que foi interpretado por Kevin Bacon em X-Men: Primeira Classe; e Emma Frost, que nos últimos anos manteve uma relacionamento sério com Ciclope, mas já foi integrante do Clube do Inferno, ocupado a posição de Rainha Branca dentro da organização.

O episódio mais marcante do Clube do Inferno nos quadrinhos foi sua participação na “Saga da Fênix Negra“, quando foram os responsáveis por transformar Jean Grey na Fênix Negra.

Durante o arco X-Men: O Cisma, foi criada uma nova versão do Clube do Inferno, composta por crianças superdotadas, que causaram muitos problemas para os alunos da Escola Jean Grey nas histórias escritas por Jason Aaron em Wolverine e os X-Men.

SR. SINISTRO

maiores-viloes-x-men-sr-sinistro

O vilão estreou em 1987 nos quadrinhos e, embora seja uma adição bem recente, quando comparado aos demais integrantes desta lista, em pouco tempo ele deixou sua marca, agindo como um temível geneticista fascinado por realizar experimentos com mutantes e consigo mesmo (daí sua aparência “sinistra”).

Antes mesmo de aparecer em pessoal, o Sr. Sinistro marcou presença ao ser a mente por trás da saga “Massacre de Mutantes“, quando ele usou seus Carrascos para exterminarem os Morlocks, um grupo de mutantes que vivia dos esgotos de Nova York por não poderem se passar por humanos devido às suas deformidades físicas.

Desde então, o Sr. Sinistro passou a nutrir um fascínio pelas famílias Summers e Grey (graças uma série de eventos que envolveram viagens no tempo, os quais foram destalhados aqui), tentou sequestrar a mutante Esperança na saga “Complexo de Messias“, quando morreu, e mais tarde retornou como uma mulher, e tentou transformar a população de São Francisco em réplicas de si mesmo. Sim, o cara é excêntrico.

FÊNIX NEGRA

maiores-viloes-x-men-fenix-negra

A Saga da Fênix Negra” é considerada uma das melhores dos X-Men, em parte porque gira em torno de uma versão distorcida da Fênix, uma entidade cósmica de poder incrível ligada a “Jean Grey”.

Na trama, a Fênix Negra atacou os X-Men, e saiu pelo universo onde resumiu a energia de uma estrela (!), provocando a morte de bilhões de formas de vida alienígenas. No fim, “Jean” ganhou a batalha interna pelo controle de seu corpo, e sacrificou-se para evitar mais destruição

Anos depois foi revelado que aquela que morreu não era Jean Grey, mas uma cópia que a Fênix havia feito de seu corpo, enquanto a original ficou em êxtase num casulo protetor no fundo de um oceano.

A Fênix Negra retornou recentemente na saga Vingadores vs. X-Men, quando Ciclope foi possuído pela entidade, e matou o Professor Xavier.

SENTINELAS

maiores-viloes-x-men-sentinelas

Podemos dizer que o maior inimigo dos X-Men é o ódio. Devido ao fato de serem mutantes, eles enfrentaram constantemente o preconceito por serem diferentes.

Este ódio ganhou uma primeira personificação na figura dos Sentinelas, robôs gigantes introduzidos em 1965, programados para localizar e destruir mutantes. Como um símbolo do ódio e medo da humanidade pelos mutantes, os Sentinelas assumiram diversas formas com o passar dos anos, tornando-se uma das ameaças mais recorrentes dos X-Men.

A história mais marcante envolvendo os Sentinelas é, sem dúvida, “Dias de Um Futuro Esquecido“, quando, num futuro alternativo, o mundo foi dominado por eles, forçando a jovem Kitty Pryde ter sua mente enviada de volta no tempo para impedir os eventos que levaram à criação daquela linha temporal. A saga foi adaptada para o cinema em 2014, e Kitty Pryde foi substituída por Wolverine no filme, onde os Sentinelas finalmente ganharam versões live-action, assim como suas versões mais futuristas, os temíveis Nimrods.

APOCALIPSE

maiores-viloes-x-men-apocalypse

En Sabah Nur nasceu a milhares de anos atrás, no Egito, e foi o primeiro mutante a surgir na Terra.

Adotando o título de Apocalipse, ele é talvez uma das maiores ameaças enfrentadas pelos X-Men. Afinal, o que esperar de alguém que quer eliminar toda a vida na Terra e refazer o mundo à sua própria imagem?

O vilão foi responsável por transformar o X-Man Anjo em seu Cavaleiro da Morte, o Arcanjo, quando teve suas asas amputadas, e substituídas por próteses metálicas afiadas.

Outro momento marcante do vilão foi seu papel de antagonista na saga “Era do Apocalipse“, que ofereceu aos leitores uma chance de descobrir como seria o Universo Marvel caso o Professor Xavier jamais tivesse formado os X-Men, e o impedido de dominar o mundo.

Espera-se que parte desta saga seja referenciada no vindouro X-Men: Apocalipse.

MAGNETO

maiores-viloes-x-men-magneto

Escolha óbvia, né?

Além de ser o mais famoso vilão dos X-Men, Magneto é um dos mais complexos da história dos quadrinhos. Sobrevivente do Holocausto, ele foi um dos primeiros a testemunhar e sentir na pele o que o ódio e o medo humanos podem provocar, e desde então iniciou sua lutar impedir que aquilo se repetisse.

Só por isto, Magneto não pode ser encarado como um vilão totalmente mau, como alguns desta lista. Suas motivações são compreensíveis, e dá até pra simpatizar com sua causa em alguns momentos. Sua maior falha é apelar para métodos desumanos para cumprir seus objetivos, como extrair o adamantium do esqueleto de Wolverine ou lançar ataques em massa contra a humanidade.

Sua grande importância foi provada ao estar presente em todas as adaptações dos X-Men para outras mídias, sendo interpretado recentemente no cinema por Ian McKellen e Michael Fassbender em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido.

Fonte: Newsarama


quadrinhos panini amazon br