[TOP 10] Os Maiores Vilões do Batman de Todos os Tempos

batman_80_page_giant_cover_by_duss005-d2ywt1g

(texto original de Albert Ching, livremente traduzido, adaptado e editado por Rodrigo F. S. Souza)

O Batman é amplamente conhecido como o herói que tem a melhor galeria de vilões dos quadrinhos (veja uma seleção de imagens de alguns deles aqui), e só de olhar pra lista abaixo não tem como discordar.

Quase todos os personagens deste top 10 foram adaptados para filmes e séries de TV, e vários estrearam ainda durante a Era de Ouro dos quadrinhos nas histórias do Batman, aparecendo em outras mídias apenas na década passada, provando que os vilões do Homem Morcego continuam se aperfeiçoando e se adaptando aos novos tempos. Muitos deles caem na categoria de “até minha mãe já ouviu falar deles” porque são duradouros e icônicos.

Outro indício da força dos Bat-vilões é que a DC deu destaque para nada menos que 16 deles no Mês dos Vilões, que ocorreu em setembro deste ano nas edições americanas, e com Batman Eternal (saiba mais sobre ela aqui) chegando no próximo ano, uma série em quadrinhos semanal do Cavaleiro das Trevas, ele certamente vai precisar de todo o seu exército de inimigos pra complicar sua vida como de costume.

10 – SILÊNCIO

10hush

Inicialmente sem nome e sem face, Silêncio foi criado no século 21 durante o arco homônimo em 12 partes escrito por Jeph Loeb e desenhado por Jim Lee. Ele integra esta lista porque personifica muitas das características dos demais vilões listados aqui.

Os melhores Bat-vilões têm pontos em comum com o próprio Batman, e quem melhor que Tommy Elliot, seu um amigo de infância, pra fazer isto? A tragédia de Tommy foi auto-infligida, mas isto não o impediu de culpar a família Wayne por ela. Em sua primeira história ele fez o Batman enfrentar seus piores vilões, incluindo um aparentemente ressuscitado Jason Todd, o segundo Robin. Mais tarde ele chegou a literalmente arrancar o coração da Mulher-Gato, atingindo a amante de Bruce de maneira perversa.

Não se sabe quanto do passado de Silêncio permanece inalterado na continuidade d’Os Novos 52, mas a DC afirma ter “grandes planos” para o personagem.

9 – HERA VENENOSA

ivy_close_up_by_sakimichan-d60ggv7

Uma das maiores vilãs do Batman de todos os tempos, e uma das personagens femininas mais icônicas dos quadrinhos.

Relativamente nova na galeria de vilões do Cavaleiro das Trevas (ela estreou em 1966), Hera Venenosa é como muito dos melhores vilões do Batman, ou seja, não é totalmente má, e tem alguns bons argumentos, tanto que despertaria mais simpatia se não fosse perigosamente maluca. Pamela Isley luta pela preservação da flora terrestre, embora usando métodos criminosos (e frequentemente homicidas).

Seu visual distinto (vai dizer que não é legal ser uma mulher gostosa de pele verde e coberta de folhas?) já inspirou incontáveis cosplayers. Atualmente ela exibiu seu lado mais heroico na versão Novos 52 das Aves de Rapina.

8 – PINGUIM

Batman_Vol_2_23.3_The_Penguin_Textless

Décadas depois, talvez a versão mais famosa do Pinguim seja a interpretada por Burgess Meredith na série de tv do Batman da década de 1960, com sua coleção de guarda-chuvas personalizados e ruídos não verbais de aves. Uma das performances mais memoráveis de uma série cheia de outros atores que interpretaram outros vilões do Homem Morcego de maneira tão divertida quanto.

Surpreendentemente o Pinguim se provou um personagem muito versátil. Já foi um empresário, uma aberração desfigurada (no filme Batman – O Retorno), e muito mais ao longo dos anos, sendo uma presença constante nos quadrinhos por 70 anos.

Diferente de muitos vilões do Batman, o Pinguim é bastante são, o que destaca Oswald Chesterfield Cobblepot III dos demais inimigos. Ao invés de ser apenas levado a fazer maldades, ele as realiza para lucrar com elas. Um verdadeiro vilão, certo?

7 – BANE

3340605-5420940142-BaneA

Ele. Quebrou. O. Batman. Fim da Discussão.

6 – DOUTOR HURT

encyclo_illustre_1323037979

Numa trama alucinante cheia de contorções temporais, Grant Morrison nos conduziu através da história do Batman e nos mostrou o quanto dela estava ligada às maquinações de um grupo infernal dedicado à sua destruição chamado a Mão Negra.

Mas quem era o Doutor Hurt? Ele pode ter sido o Diabo. Pode ter sido Thomas Wayne, pai de Bruce, o qual ele afirmou ser.  A beleza da história de Morrison é que ela sustenta quaisquer das teorias. Este vilão não apenas teve influência em quase tudo de ruim que aconteceu com o Batman, como também fez Bruce ir de “louco o bastante pra se vestir como um morcego e aterrorizar vilões” para “sou a porra do Bátima de Zur En Arrh, e meu parceiro é um duende pentadimensional!” (curioso? leia mais sobre isto aqui), e tudo isto permanecendo em relativo anonimato.

É dito que todos os pontos da Bat-saga de Morrison se ligam no capítulo final, que sugere que o Doutor Hurt está morto, mas o Batman é a última pessoa que acredita nisto.

5 – MULHER-GATO

Catwoman_by_anjum

Já faz uns anos que a Mulher-Gato não tem sido uma “vilã” tradicional dos quadrinhos, mas ela merece figurar nesta lista. Em suas primeiras aparições ela foi uma antagonista, e Selina Kyle é uma das melhores personagens das HQs do Batman, independente de como sua bússola moral é calibrada.

Ao lado da Mulher-Maravilha e da Supergirl, a Mulher-Gato é uma das personagens femininas mais reconhecidas da história dos quadrinhos, e evoluiu com o passar dos anos de uma ladra para uma complexa e intrigante aliada do Batman. Ela também é um dos interesses amorosos de maior relevo do Batman, conforme visto (quase explicitamente) em Catwoman #1 de 2011, sua série mensal relançada com Os Novos 52.

Ou seja, diferente de outros personagens desta lista, a Mulher-Gato conseguiu sustentar sua própria série solo em quadrinhos, que começou em 1993, durando até a edição 94, de 2001. Teve outra série iniciada no mesmo ano, escrita por Ed Brubaker e desenhada por Darwyn Cook, e ganhou uma após o reboot do Universo DC em setembro de 2011, onde Selina é uma anti-heroína. Apesar disto, e de ser uma integrante da Liga da Justiça da América, foi prometido que ela terá um papel importante na saga Forever Evil, que está rolando agora lá fora.

4 – CHARADA

Batman_Vol_2-23.2_Cover-1_Teaser

Edward Nigma já foi um homicida e um psicótico, mas o que ele realmente acrescentou ao elenco de vilões do Batman foi algo que sempre teve um papel importante em sua mitologia.

O Charada não é o vilão mais aterrorizante e intimidador do Batman, mas é o que combina melhor com encapuzados à moda antiga, graças à sua obsessão por provar-se intelectualmente superior ao herói, algo que obviamente ele procura demonstrar através de uma elaborada série de charadas.

Em histórias recentes ele chegou a atuar do “lado dos mocinhos”, mas já está de volta à sua carreira vilanesca, provavelmente bolando esquemas envolvendo trocadilhos ruins e artefatos roubados enquanto você lê este texto.

3 – DUAS CARAS

2011714171327_1

Todo mundo tem dois lados, um bom e um ruim. Esta dicotomia já foi muito explorada na literatura (e na própria dualidade Batman/Bruce Wayne), mas em ninguém tão literalmente quando em Harvey Dent.

Um advogado que lutava para manter os delinquentes longe das ruas de Gotham, Dent foi fisicamente deformado num acidente que revelou suas profundas cicatrizes emocionais. Com uma metade do rosto saudável e a outra deformada, ele passou a representar seus lados bom e ruim através do Duas Caras. Indo um pouco mais longe, ele começou a tomar suas decisões usando uma moeda com duas caras (uma delas arranhada, é claro), e elaborando seus crimes, escolhendo seus capangas e esconderijos baseado no número 2.

O Duas Caras já apareceu em dois filmes live action (a cara dele!), e sua origem em duas partes (isto mesmo!) em Batman – A Série Animada é uma das melhores representações modernas do personagem. Mas ele não é o número dois desta lista. 🙁

2 – RA’S AL GHUL

rasalghul3

Ra’s al Ghul alcançou uma posição tão alta nesta lista porque ele representa os diferentes tipos de ameaças que o Batman deve enfrentar. A maioria destes vilões limitam seus crimes a Gotham City, mas para Ra’s, um assassino internacional que já viveu centenas de anos graças aos poderes regenerativos de seu Poço de Lázaro,  isto é contentar-se com pouco.

Enquanto grande parte dos demais vilões gostam de matar, Ra’s prefere varrer da face da Terra quase a humanidade inteira, algo que ele tentou fazer durante a saga Contágio, quando iniciou uma guerra biológica em Gotham. Ele também quase acabou com a Liga da Justiça durante o arco Torre de Babel, usando os planos do Batman contra ele. E como se tudo isto não bastante, ele tem uma predileção por lutar esgrima sem camisa com o Cavaleiro das Trevas.

Ra’s al Ghul foi interpretado por Liam Neeson em Batman Begins, e seu impacto repercutiu no final da trilogia, em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Mas o maior legado do personagem talvez tenha sido o mais recente Robin, Damian Wayne, o (por enquanto) falecido filho de Bruce Wayne e Talia, sua filha.

1 – CORINGA

Joker_by_MikeDeodatoJr (pintado por Matt Elder)

HAAAAAAA HAHAHAHAHAHAHAHAHA! Você não achou MESMO que outro vilão estaria nesta posição, né? O yin do seu yang, o mau do seu bem, o caos de sua ordem, a insanidade completa da moderada. O Coringa é o oponente definitivo do Batman.

Nenhuma história mostrou isto tão definitivamente quanto A Piada Mortal, de Alan Moore, mas o Coringa foi um vilão definidor de cada era do Batman nos quadrinhos e em suas aparições em outras mídias. Seja ele um bobo, alguém levemente desregulado, um maníaco homicida, agindo sozinho ou com sua parceira Arlequina, o Coringa sempre esteve por aí pra nos fazer rir e torturar o Batman e seus aliados. Ele baleou e aleijou Barbara “Batgirl” Gordon (que recentemente voltou a andar…); matou Jason “Robin 2” Todd espancando-o até a morte com um pé-de-cabra (outro que também “melhorou”…); e mais recentemente elevou sua vingança a um novo e arrepiante nível, envolvendo toda a Bat-família na saga Morte da Família, que abalou as ligações entre o Batman e os demais membros dela (Robin Vermelho, Asa Noturna, Batgirl e Capuz Vermelho).

Mas a melhor parte é que o Coringa está sempre a um passo de distância do Batman. Se tivesse tomado a curva errada, e se rendido às suas más inclinações, Bruce Wayne poderia perfeitamente se tornar o Coringa. E ver seu próprio reflexo distorcido não é a coisa mais assustadora de todas?

Fonte: www.newsarama.com


quadrinhos batman amazon

7 thoughts on “[TOP 10] Os Maiores Vilões do Batman de Todos os Tempos

Comments are closed.