[TOP 10] MY LITTLE PONY: as melhores referencias geek da série

Agora em junho My Little Pony: Friendship is Magic será o primeiro desenho animado da Hasbro a atingir a marca do centésimo episódio. Enquanto a popularidade do show é devida à qualidade da animação e do roteiro, não machuca também que os produtores sejam nerds pra caralho. Tipo muito. Mesmo.

Soltos aqui e ali, têm vários cameos de referencias geeks e alguns episódios são grandes paródias. Eu separei aqui 10 referencias discretas e inteligentes feitas por nerds como a gente para nerds como a gente, enjoy it!

10) O INVERNO ESTÁ CHEGANDO

No episódio dessa semana (Tank fo the Memories, s05e05) Rainbow Dash meio que fodeu com a produção de inverno (não tente entender o clima de Equestria, sério), e a coisa toda bugou de forma a gerar uma treta invernal. Diante disso, Twilight Sparkle disse a única coisa que poderia ocorrer a qualquer um de nós dizer em situação idêntica:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=PEWRDu_Wz3s]

250px-GameofThrones-WinterIsComing

“Eu disse!”

9) SLENDERMAN

Saído diretamente dos porões negros da internet (também conhecido como 4chan, mas dessa vez estou falando do Something Awful), Slenderman é uma lenda urbana moderna, que ficou mundialmente famosa ao ponto de até ganr um episódio de Supernatural sobre ele.

O que você possivelmente não sabia é que o monstro esguio humanoide de terno e gravata, que abduz pessoas em bosques, também faz suas horas extras na Floresta Alforriada, em Ponyville:

slenderman mlp

slenderman mlp

A animação é do episódio Pinkie Apple Pie (s04e09)

8) PONYSHOCK INFINITE

Robert Lutece: Acho que o problema é que a sintaxe não foi inventada ainda.
Rosalind Lutece: Teria que ter sido inventada para ser inventada.
Robert Lutece: Teria que ter sido para ser? Isso não parece certo…

Bioshock Infinite é um dos jogos mais legais que eu já tive o prazer de jogar, e dentro dele os gêmeos Lutece estão entre os melhores personagens do jogo (e da história dos videogames, no caso). Por isso, não é tão estranho assim ver os gêmeos Lutece passando ao fundo em uma cena de Trade Ya (s04e22).

lutece twins

Mas por que eles estão carregando uma gaiola? Ora, quem jogou o jogo sabe que a gaiola é meio que o tema do jogo todo. Eu não esperaria menos.

7) QUAL EXATAMENTE É O TALENTO DESSE CARA?

A Cutie Mark que cada pônei, pégasus ou unicórnio recebe na puberdade é uma representação dos seus talentos individuais, personalidade e propósito na vida. Sendo assim, qual é a desse cara que aparece em Rarity Takes Manehattan (s04e08)?

Pony_with_Grumpy_Cat_cutie_mark_happy_S4E08

Eu não sei o que significa ter o Grumpy Cat como marca, mas deve ser algo bem loko…

6) BY THE GODS, WHAT I HAVE BECOME?

Ainda no episódio Trade Ya, um dos exemplares trocáveis na feira é um fofíssimo filhote baseado em um monstro famoso da mitologia grega (que são relativamente abundantes em Equestria: já apareceu quimera, grifo, hidra, etc). Mas quem, eu pergunto, quem manjaria de domar monstros da mitologia grega assim? Ora, o proprietário da lojinha não é ninguém menos do que o próprio Deus da Guerra, Kratos:

kratos

E foi assim que teve uma referencia a God of War em My Little Pony.

5) GOOD NIGHT, SWEET PRINCE

O Grande Lebowski” é um daqueles clássicos pouco famosos que você tem que largar tudo que está fazendo e assistir AGORA. Sério, é épico, e você deveria se envergonhar de se chamar de nerd se não assistiu ainda. Fato do qual a equipe da Hasbro pode se orgulhar, pois no episódio Cutie Pox (s02e06) Apple Bloom encontra quem na pista de boliche? (onde mais seria, não?)

big lebowski mlp

Mais para frente no episódio, tem um cameo de Jesus também (o do filme, não o irmão perdido do Jared Leto). Infelizmente não há nenhuma prostituta vietnamita no episódio, no entanto.

“F*ck it, Dude. Let’s go bowling.”

4) TWILIGHT SPARKLE É A NOITE

My Little Pony tem um episódio inteiro de referencias ao Batman (The Mysterious Mare Do Well, s02e08), mas qualquer um pode ver isso. O que me chamou a atenção foi uma referencia bátimica muito mais elegante e ninja: no episódio Magic Mistery Cure (s03e13), na cerimonia de coroação de Twilight é mostrada uma tomada com os pais dela.

antman

Ok, você pode estar me perguntando porque cargas d’água isso seria uma referencia nerd, então, talvez isso refresque um pouco a sua memória:

TropeThomasMartha_3982

Pais do herói da história usando gravata borboleta e um colar de perolas? Yep, confere. Thomas e Martha Wayne em Batman Begins.

3) DOCTOR WHOOVES

doc whooves

Em uma cena de “It Ain’t Easy Bein Breezies” (s04e16) é mostrado um dos pôneis de background recorrentes do seriado passeando com sua companion. Ora, o que tem de mais? Nada demais, é apenas o Senhor do Tempo acompanhado da Rose. Com um óculos 3D.

3d glasses time lord

Sacaram? Hã? Hã?

2) QUE A ÉGUA ESTEJA COM VOCÊ

Todo mundo já fez uma referenciazinha aqui ou ali a Star Wars e My Little Pony não poderia ser diferente. Diacho, eles poderiam muito bem devolver suas carteirinhas de nerd se não o fizessem! Mas como eles fizeram que foi algo brilhante: todo o final do episódio “The Return of Harmony” (s02e02) é uma referencia ao final do episódio IV de Star Wars: Uma Nova Esperança. Até a fechadinha de tela clássica de Star Wars tem! Literalmente não tem como ser mais nerd que isso.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=k4wh4FnwiAg]

1) O CAJADO DA MESMICE É A LANÇA DE LONGINUS

Ok, aulinha rápida sobre Neon Genesis Evangelion: existe no anime uma coisa chamada “Campo A.T.” (Absolute Terror Field, no original) que é a barreira que limita a individualidade de cada criatura. É o espaço fisico que delimita onde uma criatura termina.

Nos seres humanos o campo A.T. se limita aos seus corpos e é fraco, até uma farpa de madeira entra no nosso “espaço pessoal”, mas os anjos (e os evangelions) possuem campos A.T. muitissimo mais poderosos (ao ponto que eles resistem a explosões mais poderosas que uma bomba de hidrogênio de boas), assim como conseguem projetar e expandir esse “espaço sagrado e inviolável da individualidade do ser”. Basicamente a ação da série gira em função de superar isso.

Ok, certo?

Existe um artefato, no entanto, que caga para essas regras e rasga o campo A.T. como se fosse faca quente na banha de porco: a Lança de Longinus. Sua origem é um pouquinho complicada (confira a linha do tempo que explica a série), mas o que importa é que ela desfaz a individualidade do ser (seu campo A.T.) como se não fosse da conta de ninguém.

Essa é a Lança de Longinus:

lança de longinus

Então temos o episódio de abertura da quinta temporada (Cutie Map, part 1 – leia uma resenha dele aqui) em que a unicórnio Starlight Glimmer usa o Cajado da Mesmice (Staf of Sameness) para remover a cutie mark dos pôneis. Ora, a Cutie Mark é a expressão de individualidade e personalidade dos pôneis e, assim como o Campo A.T., é o que define o “eu” de cada pônei.

E como é o cajado usado para remover isso?

staf of sameness

Genial, senhores, genial.

BÔNUS: Qualquer cena do Discórdia

Discórdia é uma entidade de puro caos com poderes divinos que pode muito bem fazer o que bem entende, o que é uma desculpa para os roteiristas liberarem todos os seus fetiches nerds. E nas cenas dele já tivemos referencias que vão de Mary Poppins a Harry Potter, passando por Tron, Flashdance, Star Wars até Medo e Delírio.

Uma das minhas favoritas é a cena que é referencia a Exterminador do Futuro 2:

r0xvFVR

Mas meio que qualquer cena dele serve. Por isso, vou apenas deixar a elegante musiquinha cantada por ele, porque Discórdia é top:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mtsle9CeEQA]