[TOP 10] As Melhores Engenhocas do Batman

batman-gadgets

(texto original de Lucas Siegel, traduzido e adaptado livremente por Rodrigo F. S. Souza)

Sim, o Batman não tem super-poderes, mas isto não significa que ele enfrente problemas em desvantagem, pelo contrário.

Graças a seus vários métodos e conhecimentos científicos, ao longo de décadas Bruce Wayne levou sua luta contra o crime a níveis elevados auxiliado por diversas armas, veículos e tecnologias que podem ser melhor descritos como “Bat-Engenhocas.”

Confira abaixo uma lista das melhores:

10 – CINTO DE UTILIDADES

batman-utility-belt

De onde ele tira estes brinquedos maravilhosos? Bem, uma vez que o Batman está nas ruas, ele retira a maioria deles de seu Cinto de Utilidades. Como exatamente ele guarda tudo aquilo naquela maravilhosa tira cheia de bolsos e pastilhas é um mistério que o Batman jamais revelará, mas este é sem dúvida o acessório mais prático dos quadrinhos.

batman-gadgetsSeu Bat-Arpéu fica preso nele, seus Batarangues ficam dobrados dentro dele, e também tem aquele bolso revestido de chumbo para ocasiões especiais [mais sobre ele abaixo]. O cinto não somente é a fonte de seus maiores e mais divertidos momentos, como é tão icônico quanto o símbolo do morcego em seu peito. Quando ele foi ligeiramente alterado durante os primeiros dias de Dick Grayson como Batman, os fãs não foram os únicos que tiveram problemas com isto – alguns artistas simplesmente o desenharam da forma antiga, ignorando os editores e o novo visual do uniforme.

9 – BAT-REPELENTE DE TUBARÃO

batman-shark-repellent

Surpreendentemente este é um apetrecho que surgiu primeiro nos quadrinhos antes de ser usado no filme brega do Batman de Adam West, originado da popular (e igualmente brega) série de TV.

Em Batman #117 de 1958, o Batman usou o que ele e Robin identificaram como seu Repelente de Tubarão num monstro submarino de um mundo alienígena. Portanto, sim, o Batman tem um Bat-Repelente de Tubarão, e claramente os roteiristas da série e do filme dos anos ’60 eram grandes fãs dos quadrinhos. O herói não apenas tem um, como ele funciona em monstros extra-terrestres. Porque o Batman está realmente preparado pra tudo.

8 – TASER DO BAT-UNIFORME

batman-batsuit-taser

E por falar em estar preparado, e quanto àquelas raras vezes em que o Batman fica realmente em apuros? Bem, por mais improvável que isto seja, o Batman também está preparado pra isto. Forrando algumas vezes todo o uniforme, em outras apenas o capuz, e em outras suas luvas, uma potente rede elétrica está sempre pronta para disparar um último golpe quando o Batman fica incapacitado.

O Asa Noturna, pupilo do Batman e primeiro Robin, levou o Bat-Taser um pouco longe demais. Ele não apenas revestiu o uniforme como uma rede elétrica (embora menos potente e blindada que a do Batman), como também incluiu dois eletrodos presos a um fio que podem ser disparados do traje. Seu ataque de choque contra inimigos fez tanto sucesso, que foi incorporado pelo game Injustice: Gods Among Us.

7 – BAT-COMPUTADOR

batman-batcomputer

Algumas vezes ele é basicamente um scanner policial. Em outras ele analisa pistas, decifra códigos ou faz testes de DNA. Em certas ocasiões é um meio de acessar todas as agências governamentais ao mesmo tempo. Além disto, ele já armazenou métodos avançados de derrotar cada super-herói vivo, e controlou um satélite semelhante a um Big Brother.

O Bat-Computador é uma verdadeira demonstração dos conhecimentos de Bruce Wayne (e seus parceiros). Por ser capaz de fazer tudo isto ele é pelo menos 10 anos mais avançado que qualquer computador que possamos ter em nossas próprias bat-cavernas, e sempre foi uma divertida fonte de um bocado de ficção científica no mundo relativamente realista do Batman.

Ah, e ele também é uma das engenhocas mais úteis para os escritores exporem aquela pista, alarme ou solução de um caso que várias histórias pedem.

6 – BOMBAS DE FUMAÇA

batman-smoke-pellets

Estas podem parecer muito simples pra serem consideradas uma “Bat-Engenhoca,” mas as bombas de fumaça, embora facilmente acessíveis para outros heróis, vilões, e até mesmo para pessoas do mundo real, são também essenciais para o Batman.

Algumas vezes o Batman usa as bombas de fumaça para seus métodos ninjas de fuga. Mesmo o cara conhecido por desaparecer sem fazer barulho algumas vezes precisa de uma cobertura para sair silenciosamente de uma situação ruim. Em outras ocasiões ele atira as bombas de fumaça antes, confiando nas lentes especiais e nos respiradores de sua máscara, ou em suas ultra-avançadas artes marciais, para derrubar um numeroso grupo de mal-feitores com o mínimo de danos colaterais.

Convenhamos, ninjas usam bombas de fumaça há séculos porque elas são úteis, e Batman continuará usando-as pelo mesmo motivo. Além disto, dá um efeito legal.

5 – BAT-CHAMADO

batman-batcall

Num dos momentos mais visualmente empolgantes de Batman: Ano Um, o herói fica encurralado e desarmado, com todo o Departamento de Polícia de Gotham pronto para atacá-lo, até que ele aciona um sonar de alta frequência.

E então, eles chegam.

Se o Batman queria estabelecer uma ligação quase sobrenatural dos morcegos com sua persona combatente do crime numa só tacada, não havia nada melhor do que adicionar centenas de morcegos vivos à equação. Os animais voaram através da barreira policial, causando todo tipo de caos, e invadiram a escadaria do prédio onde o herói estava preso, permitindo que ele escapasse sem ser detectado. Em apenas algumas páginas ele tornou-se verdadeiramente O Batman, e o mito urbano começou.

O momento foi tão perfeito visualmente que Christopher Nolan o reproduziu no filme Batman Begins.

4 – ANEL DE KRYPTONITA

batman-kryptonite-ring

Ele pode não parecer uma engenhoca, já que o Batman obviamente não inventou a Kryptonita, e na verdade nem foi ele que a forjou na forma de um anel, fácil de usar caso um certo super-herói alienígena perca o controle. Porém, quando Lex Luthor se deu ao trabalho de transformar em jóia um fragmento do planeta natal de Kal El, o Batman o guardou num lugar seguro, após ganhá-lo do Superman em pessoa, de acordo com algumas histórias. Guardado num compartimento secreto da Bat-caverna, ou no bolso forrado de chumbo anteriormente citado, para que o Superman não possa vê-lo, este anel é um plano de segurança, uma forma de igualar as forças, e enfrentar o Homem de Aço no mano-a-mano na base dos socos.

E o Batman já o enfrentou assim. Isto acontece esporadicamente, e sempre dá um bocado de satisfação ver o Batman, o ápice das capacidades humanas resultantes de muito esforço, bater no Superman, o ápice das capacidades super-humanas inatas, com aquela luva radioativa na mão…

3 – BAT-ARPÉU

batman-bat-grapple_by_hollywood690-d59ecbd

É uma das imagens mais icônicas de qualquer super-herói, ao lado do Homem-Aranha balançando em sua teia, ou do Superman flutuando com os braços cruzados olhando seus inimigos do alto: o Batman pegando seu bat-arpéu do cinto de utilidades, apontando-o para o céu, e desaparecendo numa explosão de som e num borrão.

Algumas vezes é apenas um gancho preso a uma corda, em outras ele está preso a uma pistola pneumática para um charme a mais, o bat-arpéu é uma arma de ninjas e ladrões usada para estender o alcance do Batman de uma forma bem literal. Com o arpéu ele é capaz de escalar prédios com rapidez, disparar-se para o alto e, é claro, amarrar e pendurar os mal-feitores de Gotham em gárgulas ou na beirada de edifícios. É um dispositivo para viajar, exibir-se, combater, interrogar, e embora muito imitado, sua importância é fundamental para o Batman.

2 – BAT-MÓVEL

batman-batmobiles-jim-lee

De um simples conversível a um carro de corrida com motivos de (ou mesmo na forma de) morcego, de um tanque de alta velocidade a um carro voador de alta tecnologia, o Bat-móvel é uma constante nos quadrinhos, filmes, animações e videogames do Batman; basicamente onde há um Batman há um Bat-móvel. O Bat-móvel é basicamente um Bond-móvel com esteróides. Qualquer um mataria pra ter acesso a suas armas, tanto defensivas como ofensivas, seus pontos de conversão, e, é claro, aqueles propulsores de foguete que o Batman usa quando precisa pegar um bandido rápido.

Mas o Bat-móvel é mais do que um carro maneiro com muita potência. O veículo é também uma extensão do mito do Batman (vamos combinar que se um carro vem rugindo em sua direção com todos os tipos de armas, você vai ficar um pouco assustado), que aumenta seu alcance na cidade que ele jurou proteger, e age como um centro móvel de comando. Do Bat-móvel o Batman pode acessar seu Bat-computador, guardar acessórios de reserva, contatar aliados, e até mesmo, ocasionalmente, trocar de roupas.

batman-batmobiles

Ele é uma das maiores fantasias dos fanboys. Claro que adoraríamos ser capazes de aplicar uns golpes de artes marciais e derrubar 20 brutamontes de uma só vez, ou nos mover entre os arranha-céus presos a um gancho, usando uma capa, e atendendo a um grito de socorro, mas o que todos nós realmente queríamos é dirigir o Bat-móvel, e correr com ele pelas ruas da cidade.

1 – BATARANGUES

batman-batarangs

Não há nada mais icônico no Batman do que o morcego, que é visto com mais frequência em dois lugares: no símbolo no peito do uniforme, e em suas mãos como uma arma versátil e mortal.

Semelhante ao Bat-móvel, existiram várias versões dos Batarangues. Com suas bordas afiadas, e sua forma de morcego, ele funciona em parte como um shuriken, e em parte como um bumerangue, ambas de forma incrível. Existem batarangues explosivos, elétricos, controlados por controle remoto, de explosão sônica, entre outros. O Batman já usou eles para prender bandidos na parede, cortar cordas de um refém, desarmar um bandido, ou para derrubar alguém. Preso a uma corda ele torna-se um gancho de escalada, e nas mãos do Batman pode tornar-se uma faca de combate corpo-a-corpo.

Eles são elegantes, simples, icônicos, versáteis, e por isto são as melhores Bat-Engenhocas de todas.

Fonte: Newsarama