[TECNOLOGIA] Gambiarra Atômica para desativar Apps de Fábrica do seu Android.

Calma, galera. Por enquanto não deixarei nenhum tutorial de bomba caseira aqui.

Por enquanto, eu disse.

Esse é apenas um pequeno tutorial que você pode mostrar para aquele seu tio que não aprende a mexer no celular nem com banho de arruda, ou para sua mãe já velhinha que coloca os óculos e enxerga pior com eles do que sem eles.

A partir dessas instruções básicas, pelo menos você vai poder tentar ter a expectativa de quase chegar a alguma esperança de talvez ensiná-los a retirar de funcionamento aqueles aplicativos que não funcionam e ficam apenas gastando a bateria do telefone.
Seja otimista… Pelo menos sua mãe não tentou dar linha no telefone celular.

Os smartphones da Samsung costumam vir com vários apps instalados de fábrica, e muitos deles podem ser inúteis para a maioria dos usuários. Boa parte desses programas não pode ser removida completamente do aparelho, mas a fabricante permite desativá-los.
Aplicativos desativados continuam armazenados no celular, mas ocupam menos espaço e não enchem a gaveta de apps com ícones que você não acessa nunca.

A Samsung oferece pelo menos três formas de desativar um app no smartphone. Veja como realizar o procedimento no tutorial abaixo. O passo a passo foi feito em um Galaxy A5 2017 rodando Android 6.0 Marshmallow, mas tende a ser semelhante nos outros celulares da marca.

Como desativar um app arrastando e soltando o ícone

Abra a gaveta de apps e procure pelo aplicativo que você deseja desativar. Mantenha o ícone pressionado e arraste para o topo, em “Desativar”. Em seguida, confirme sua escolha.

Como desativar app na gaveta de apps

Passo 1. Para desativar um app sem sair da lista geral de programas instalados, acesse o menu e selecione editar.


Passo 2. Toque no símbolo de “-” vermelho, no canto do ícone indesejado, e aprove a desativação do aplicativo na janela de confirmação.

Como reativar um app desativado

Passo 1. Acesse as configurações do aparelho e vá ao menu de aplicativos. Procure o app desativado na lista.