[TECNOLOGIA] Bruxarias tecnológicas para seu Android

android-4

Não tem como fugir: onde quer que você vá, há um Android. Seja no SmartPhone ou no seu Tablet, você depende desse sistema operacional para alguma coisa. Então, para otimizar o uso de seu Android, antes que a obsolência programada pegue seus apps de jeito, que tal aprender a lidar melhor com o robozinho verde?

Seguem algumas dicas do que você pode fazer com o Android e talvez nem saiba:

Compartilhar coisas encostando dois celulares

Isso mesmo. Basta emparelhar um celular a outro. Graças à tecnologia Near Field Communication – a mesma do seu bilhete único/cartão para ônibus, por exemplo, que já vem embutida em boa parte dos celulares modernos, você pode conseguir façanhas. Assim, você pode ativar o Android Beam pra compartilhar dados – contatos, fotos, vídeos e músicas – apenas encostrando um telefone no outro.

Os dois aparelhos precisam ter NFC e estar com o Android Beam ativado pra que isso funcione. Para isso, vá em Configurações > Mais > e ative o NFC (Android Beam). Daí, basta abrir o conteúdo que você quer compartilhar. e encostar seu celular no celular do amiguinho.

(Dica: desligue o NFC quando não estiver usando, pra economizar bateria)

android-2

Digite mais rápido com o Swype

Para quem digita apressadamente, essa tecnologia é uma mão na roda! Com ela, em vez de digitar do jeito tradicional, você pode deslizar o dedo de letra a letra pra formar uma palavra. Parece esquisito, se você nunca tentou, mas faça o teste, e você vai ver que, além de intuitivo, o método acelera a velocidade com que você escreve no celular e, além disso, torna muito mais fácil a digitação com uma mão só.

Desbloquear a tela principal com o seu rosto

Essa dica, para quem não conhece, é de explodir cabeças!

Você usa uma senha pra desbloquear a tela do Android?

Sabe aquele papinho de desbloquear o celular com uma senha ou com uma figura feita a partir de deslize do dedo na tela inicial? Deixe isso de lado e faça seu telefone reconhecer seu rosto! Pra ativar essa função, acesse Configurações > Segurança e Bloqueio de tela, e aí escolha ‘Desbloqueio facial’ e siga as configurações. Ative a função ‘Verificação de presença viva’ pra evitar que alguém desbloqueie o celular com uma foto sua (nesse modo, é preciso piscar pra desbloquear o aparelho).

android-3

Silencie o telefone com gestos manuais

No menu de seu celular, vá em Configurações, acesse a opção ‘movimento de palma’ e habilite as funções desse tipo. Daí, quando o celular tocar em um momento inoportuno, você poderá silenciá-lo simplesmente colocando a mão sobre a tela. Praticamente Jedi.

Acessar abas abertas no seu desktop

Para exercitar essa magia, ops… Digo… Para promover essa ação, é necessário usar o Google Chrome logado na sua conta do Google em todos os dispositivos. Abra o navegador no smartphone e, no menu, acesse a opção ‘Outros dispositivos’ para ver as abas que estão abertas no seu desktop e acessá-las. Podia ser magia, mas é tecnologia.

Faça um filme usando suas fotos e vídeos

Para utilização desse device especificamente, você vai precisar de Android 4.3. Nessa versão é possível criar pequenos filmes usando os vídeos e fotos que você gravou no aparelho.

No aplicativo do Google+, ative a função ‘Auto Backup’ nas configurações. Em seguida, na parte de fotos do Google+, clique no ícone de câmera no topo. Por fim, é só escolher o conteúdo que você quer transformar em filme, o tema e a música de fundo.

Mantenha a tela ligada enquanto você olhar pra ela

Essa dica só funciona para quem tem telefones da Samsung.

Você pode ativar uma função que é, na prática, uma permissão pra que o Samsung detecte se você está ou não olhando pra tela e, em caso positivo, a mantenha ligada. Vá em Configurações, Tela Inteligente e Smart Stay.

E com isso constatamos que os telefones da Samsung são neuróticos. O.o

Bem…

Se depois dessas dicas seu Smartphone não ficou mais usável, a culpa é do Android mesmo. Troque de sistema operacional.

Até o próximo post.

android-5