[TECNOLOGIA] Agência espacial divulga imagem de Inundação em Marte

Não faz muito tempo que foi descoberta a existência de água em Marte.

Há pouco tempo, o Matt Damon andou perdido por lá também… (tá, a piada foi ruim, mas a matéria é séria)
A Agência Espacial Europeia (ESA) – porque não existe só a NASA – ofereceu nesta quinta-feira fotografias em detalhes feitas pela sonda Mars Express dos efeitos de uma grande inundação em Marte, em que é possível ver vários impactos de meteoritos.
“A cena conserva um registro da atividade geológica durante bilhões de anos no planeta vermelho”, afirmou a ESA em comunicado. A agência explicou que é possível observar nas fotografias a erosão produzida por uma enorme inundação, ocorrida há cerca de 3,5 bilhões de anos, em uma cratera de 25 quilômetros de diâmetro.

Na mesma imagem, é possível ver os escombros intactos produzidos pelo impacto de outros meteoritos, o que sugere que aconteceram depois da inundação. A ESA indicou que a aparência destes sinais geológicos mostra que o terreno era “rico em água ou gelo”.

As fotos foram tiradas em 25 de maio de 2016 pela sonda Mars Express, a primeira missão europeia em Marte, lançada em 2003 com o objetivo de estudar a atmosfera marciana, sua geologia e para buscar vestígios de água.