[TÁ NO CATARSE] Saudade, de Phellip William e Melissa Garabeli

Há biografias que, por si só, valem toda uma história. Foi a impressão que tive ao assistir o vídeo sobre a Graphic Novel Saudade, da desenhista e colorista Melissa Garabeli, e do roteirista Phellip William.

No vídeo, eles contam como encontraram um cão, a quem chamaram de Barney, mas que, durante a fase de produção, o pobrezinho fora vítima de um terrível ataque que o levou à morte. Segundo os autores, o triste fato mudou a trajetória do enredo. Além da arte belíssima, colorida em aquarela, o envolvimento da vida na obra me interessou. Gostaria muito de saber como a falta que sentem de Barney inspirou Saudade; do cervo Leão e as marcas que ele deixou em sua própria história.

Para aqueles que desejarem adquirir a Graphic Novel, ela está disponível para o seu apoio através de financiamento coletivo do site Catarse!

Enredo: O pai Ricardo e os filhos Tomas e Lara encontram o cervo Leão, ferido na beira da estrada. Decidem de pronto cuidar do pobrezinho, entretanto, devem encarar a resistência da avó Maria de ter um animal selvagem em casa. Entre conflitos familiares, “a história se intensifica quando seus traumas com um luto recente se confrontam com o desejo do cervo de encontrar seu lugar novamente na floresta.”