[TÁ NO CATARSE] Reimpressão do volume 1 de “Sharaz-De” de Sergio Toppi

Parafraseando Audaci Junior em sua participação no Confins do Universo 029, poucos quadrinistas merecem o título de mestres. Entre eles está Sergio Toppi. Ano passado a editora Figura lançou o 1º volume de Sharaz-De, releitura das 1001 Noites pelo artista italiano.

Infelizmente não tive a chance de ler, mas conheço o trabalho do Toppi, e posso afirmar que vale cada centavo. Por isto mesmo não pensei duas vezes antes de apoiar a campanha que a Figura lançou no Catarse para financiar a reimpressão do volume 1, que está esgotado. Entre as opções de recompensas, está a compra dos volumes 1 e 2 (o segundo saiu no início deste ano).

Taí uma das poucas chances que os leitores de quadrinhos ganharam de literalmente pagar pela reimpressão de um quadrinho que não teve a oportunidade de comprar antes de esgotar.

Abaixo você encontra mais informações sobre a campanha:

O público pediu e aqui está a única oportunidade de conseguir o esgotado Sharaz-De, vol. 1

O Projeto

SHARAZ-DE: CONTOS DAS MIL E UMA NOITES VOL. 1 é o livro que trouxe de volta ao Brasil a arte magistral do italiano Sergio Toppi, depois de quase quarenta anos de ausência. O primeiro livro de nossa editora Figura teve um grande impacto. Foi chamado de “o quadrinho do ano” pelo vlog Pipoca e Nanquim, figurou no top 10 de 2016 do crítico e editor Sidney Gusman assim como em diversas listas dos melhores lançamentos do mercado nacional, e hoje está nominado ao prêmio HQ Mix, em duas categorias. Assim, a primeira edição esgotou em poucos meses. Mesmo que a reimpressão não estivesse em nosso planejamento editorial por enquanto, cada dia começaram a nos surgir mais pedidos de leitores ávidos por essa primeira edição. E o aparecimento do volume 2 só fez esse apelo aumentar. Não podíamos deixar de ouvir aos leitores: aqui está a oportunidade de adquirir, com um desconto de 25%, esse livro que já fez história, ítem indispensável para todo leitor que veja os quadrinhos como uma autêntica expressão artística.

O LIVRO

Sharaz-De: Contos de as Mil e Uma Noites vol. 1 é uma edição de luxo, formato 21,5 x 30 cm, capa dura, miolo com 160 páginas em PB e cor, papel couchê fosco 115 g.

A OBRA

Sharaz-De é a obra que marca o ápice artístico de Toppi. A iniciativa de adaptar contos de As Mil e Uma Noites – livro ícone da cultura árabe e patrimônio cultural da literatura mundial – partiu do convite do editor de Toppi na revista Alter Alter , no final dos anos setenta, época em que os quadrinhos experimentavam grandes inovações em sua linguagem. Toppi escolheu histórias menos clichês do livro e, com liberdade total, imprimiu sobre elas toda a força de seu estilo único, mescla perfeita do requinte da ilustração com a narrativa dos quadrinhos. O resultado foram oito hq’s que resultaram nesse volume um. Vinte e cinco anos depois, impulsionado pelo sucesso da obra no poderoso mercado editorial francês, Toppi produziu três novas histórias, que resultaram no volume 2, também oferecido com desconto nessa campanha.

Abaixo algumas amostras das páginas de Sharaz-De volume 1…

A HISTÓRIA

As Mil e Uma Noites gira em torno da relação da jovem Sharaz-De (Xerazade) com um vingativo e amargurado rei. O soberano, após descobrir-se traído por sua esposa, jura vingar-se de todas as mulheres jovens de seu reino, e matar a cada uma delas ao amanhecer, após passar uma noite em sua companhia. Então Sharaz-De, desafiando a morte, oferece-se para passar aquela, que seria a última noite de sua vida, junto ao tirano. Hábil contadora de histórias – repletas de seres e situações fantásticas –, a jovem vai enfeitiçando o rei que, a cada madrugada que passa, adia a execução de Sharaz-De em troca de mais e mais relatos.

Mais informações sobre a reimpressão de Sharaz-De, incluindo as recompensar pra cada valor de apoio, você encontra na página da campanha.

Deixe uma resposta