[TÁ NO CATARSE] A Rainha Pirata, de Gisela Pizzatto e Bruno Büll.

Histórias de piratas sempre me fascinaram, e tenho certeza de que não estou sozinho nesta. Atualmente um dos meus mangás favoritos é One Piece, a longa saga de piratas criada por Eiichiro Oda. Mas ela jamais existiria se nosso mundo não tivesse vivido um período em que esses aventureiros tocaram o terror nos sete mares.

O que é bem pouco abordado, no entanto, é a vida das mulheres que se aventuraram nesse mundo cuja maioria dos piratas eram homens. Entre as que se sobressaíram na pirataria clássica estava Grace O’Malley, que, segundo a dupla Gisela Pizzatto e Bruno Büll, foi “a mais famosa pirata que a História conhece.”

Independente dessa afirmação ser verídica ou não, o fato é que Gisela e Bruno se uniram para contar a história de Grace na forma de uma graphic novel, que está em busca de financiamento no Catarse para que ganhe uma versão impressa, com toda a pompa e elegância que uma história como esta merece.

Saiba mais sobre o projeto a seguir:

A RAINHA PIRATA é uma História em Quadrinhos em formato de graphic novel pintada e escrita por Gisela Pizzatto e desenhada por Bruno Büll, dividindo suas 80 páginas em três capítulos.

A história se passa na Irlanda do século XVI e, em primeira pessoa, conta a história de Grace O’Malley, a mais famosa pirata que a História conhece.

A História

De sangue nobre, vinda de uma das baronias irlandesas, Grace pertence a uma família de homens com tradição marinheira, mas por ser mulher seu destino está selado em terra firme. Contrariando tudo e todos, ainda adolescente ela decide que sua vida é o mar e se traveste de grumete (aprendiz de marinheiro), conseguindo assim embarcar em um dos navios de seu pai. E é então que se inicia sua história de aventuras no oceano.

Grace tem o sangue dos O’Malley para a navegação e por isso logo está comandando uma frota de navios. Mas os tempos mudam e ela se vê envolvida com pirataria, enfrentando a Marinha Inglesa de igual para igual.

O Quadrinho

O volume será impresso no formato 21×29,5 cm, com 96 páginas de pura História e aventura. O interior será todo COLORIDO em papel Off Set LD 90g/m² e a capa cartonada. A pintura foi realizada de forma tradicional com tinta Aquarela.

Montagem da revista

Originalmente esta graphic novel foi publicada na Irlanda, pela editora Clo Mhaigh Eo em 2013, quando também ganhou o Prêmio Nacional de Literatura em Irlandês de melhor livro do ano, na categoria “Melhor Livro Ilustrado”. No Brasil, a publicação e premiação viraram notícia no Jornal Correio Popular, na Revista RMC e diversos sites de notícia e quadrinhos.

Matéria destaque no Caderno C do Correio Popular (2013)

Acesse a página d’A Rainha Pirata no Catarse pra saber mais detalhes sobre o projeto, e as recompensa que ele oferece para seus apoiadores.