[SÉRIES]Stephen King: Adaptações para a TV

o-UNDER-THE-DOME-SHOOTING-SCENE-facebook

Depois das duas partes da lista de filmes baseados na obra literária de Stephen King, agora é hora de trazer algumas das séries e mini-séries. Algumas foram adaptadas dessa maneira por serem muito extensas ou  porque teriam uma dinâmica melhor na TV. Dessas que falaremos, algumas mini-séries, com apenas dois ou três episódios e foram lançadas juntas posteriormente, dando a impressão que na realidade são apenas um filme longo.

Separamos algumas que valem a pena dar uma chance. Vamos ao que interessa:

Séries

Under The Dome(2013-)UD

Baseada em uma das obras mais recentes do escritor, a série jestá na sua segunda temporada, e a terceira já está confirmada. Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando, ou se,ela irá desaparecer. Os moradores percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.

Haven (2010-)Programme Title: Haven

Atualmente na sua quinta temporada, Haven é uma série levemente baseada no livro “The Colorado Kid”. A história gira em torno de Audrey Parker, uma agente do FBI que chega na cidade de Haven, no Maine, para solucionar o assassinato de um ex-condenado. Mas logo ela percebe estar cercada por estranhos fenômenos. A cidade é, na verdade, um refúgio para pessoas que, de alguma forma, possuem habilidades paranormais. Além disso um evento interrompe sua rotina  quando ela encontra um jornal velho anexado a uma fotografia de uma mulher denominada Lucy, a quem se assemelha muito. O jornal possui o título “Who Killed The Colorado Kid?” (Quem matou o garoto Colorado?). A mulher é suspeita de ser sua mãe, todavia não há provas disto, mas outra evidência mostra que talvez Lucy tenha algum parentesco com Audrey, que é órfã e cresceu em Ohio.

Kingdom Hospital(2004)KH

Embora não seja baseada na obra de King, achamos que vale a pena mencionar essa série, já que contou com o escritor na produção executiva. Kingdom Hospital foi uma série de 13 episódios baseada na minissérie dinamarquesa The Kingdom, de Lars Von Trier, e foi ao ar em 2004. Embora inicialmente concebida como uma mini-série, mais tarde foi transformada em uma série de televisão regular, e durou apenas uma temporada. A história é sobre um hospital fictício localizado em Lewiston, Maine, construído no local de uma fábrica que produzia uniformes militares durante a Guerra Civil Americana, que foi reconstruído após dois terríveis incêndios. O primeiro aconteceu ainda durante a Guerra de Secessão, que atingiu uma fábrica, onde crianças trabalhavam em condições precárias. Praticamente todas elas morreram durante o incidente. O segundo incêndio destruiu o velho Kingdom, um hospital onde um médico inescrupuloso realizava experimentos horríveis em pacientes.

Pesadelos e Paisagens Noturnas(Nightmares & Dreamscapes: From the Stories of Stephen King) – 2006motioncapture

 Série com oito episódios, relata histórias de muito suspense e horror, uma verdadeira viagem através da nossa imaginação. Cada episódio tem um enredo diferente, baseado em contos de Stephen King.

1 – Battleground (com William Hurt): Um assassino profissional recebe um pacote sinistro, após assassinar o presidente de uma companhia de brinquedos.

2 – Crouch End (com Eion Bailey e Claire Forlani): Um casal, em lua-de-mel, se perde em uma estranha cidade, que parece não possuir uma saída.

3 – Umney’s Last Case (com William H. Macy): Após a morte de seu filho, um escritor decide trocar de lugar com o personagem principal de seu livro.

4 – The End of the Whole Mess (com Ron Livingston e Henry Thomas): Um meio de gerar um mundo sem violência foi descoberto por um genial cientista, contudo, seu irmão, um cineasta com apenas uma hora de vida restante, precisa deixar uma mensagem gravada para a posteridade (se houver), explicando os motivos pelos quais tudo deu errado.

5 – The Road Virus Heads North (com Tom Berenger): Um famoso escritor de histórias de terror compra uma pintura, como fonte de inspiração, no entanto, eventos sinistros levam-no a crer que esta mesma pintura deseja sua morte.

6 – The Fifth Quarter (com Jeremy Sisto): Recém libertado da prisão, um homem sai em busca de um tesouro, pondo em risco sua vida no processo.

7 – Autopsy Room Four (com Richard Thomas e Greta Scacchi): Picado por uma cobra venenosa, um homem supostamente morto, torna-se testemunha de sua própria autópsia.

8 – You Know They Got a Hell of a Band (com Kim Delaney e Steven Weber): Perdidos na estrada, um casal vai parar em uma cidade, habitada por lendas do rock and roll já falecidas.

Mini- Séries

A Tempestade do Século(Storm of The Century) – 1999Storm of the Century

Lançada em três episódios, a  história se passa em uma cidade remota na Nova Inglaterra, onde vive uma comunidade de pescadores e comerciantes, isolada do mundo. Tudo começa com uma nevasca, que ameaça cortar comunicação e suprimentos, e deixar completamente debilitada a ilha. Juntamente com a tempestade, começam a acontecer assassinatos, e o povo, em pânico, cria laços entre um forasteiro, os assassinatos e a tempestade, prendendo-o. Porém o que vem a seguir é uma importante revelação, sombria e um tanto curiosa, que faz tremer a alma.

Rose Red – A Casa Adormecida(Rose Red) – 2002Rose-Red-image-rose-red-36717541-2500-1642

Também dividida em três partes, o história é sobre uma  professora de parapsicologia Joyce Reardon (Nancy Travis) forma um grupo de paranormais para desvendar os mistérios de Rose Red, uma casa mal-assombrada no centro de Seattle (EUA). Juntos, eles despertam estranhos poderes na casa e terão de enfrentar os espíritos que estavam adormecidos.

Fenda no Tempo(The Langoliers) – 1995Langoliers-screen2

Uma das mais famosas adaptações de King , foi exibida em dois episódios e narra eventos de um vôo rotineiro de Los Angeles para Boston onde dez passageiros, que dormiam, ao acordarem constatam que são as únicas pessoas no avião. Brian Engle (David Morse), um dos passageiros, é um piloto que está acostumado em lidar com jatos, assim tenta levar a aeronave para algum lugar. Como não consegue se comunicar pelo rádio resolve ir para Bangor, Maine, onde o tráfego aéreo é menos intenso. Isto provoca a ira de Craig Toomy (Bronson Pinchot), um homem de negócios psicótico que tem uma importante reunião em Boston. Em Bangor o grupo vê um aeroporto vazio e nenhum sinal de vida, nem mesmo um eco, mas o pior ainda está por vir.

Saco de Ossos (Bag of Bones) 2011Bag

Exibida em 2011 e em duas partes, Saco de Ossos é sobre o escritor Mike Noonan (Pierce Brosnan), que incapaz de lidar sozinho com a repentina morte de sua esposa, retorna à casa no lago do casal, no Maine, procurando por paz e consolo. Lá, ele conhece a pequena Kyra (Caitlin Carmichael), e sua mãe Mattie (Melissa George). Viúva, ela luta na justiça pela guarda da filha contra Max Devore (William Scharllert), o rico ex-sogro. Mike resolve ajudá-las, ao mesmo tempo em que lida com as visitas que recebe de misteriosos fantasmas, e percebe que sua falecida esposa tem uma mensagem para ele.

A Dança da Morte(The Stand) – 1994maxresdefault

Dividido em quatro partes: A Praga (The Plague), Os Sonhos (The Dreams), A Traição (The Betrayal) e A Prontidão (The Stand). Em razão de uma grande ruptura de contenção num laboratório militar americano, um vírus sintético e mortal se propaga rapidamente. O segurança Charlie Campion entra em pânico ao tentar fechar o local, o que faz com que fuja apressadamente com a esposa e o bebê. Entretanto ele já levava e espalhava o vírus, o que provoca uma gripe tão intensa que os infectados em dois dias estão mortos. No entanto algumas pessoas se mostram imunes ao vírus e têm sonhos com Abigail Freemantle (Ruby Dee), uma negra bem idosa que vive perto de uma plantação de milho em Hemingford Home, Nebraska. Estas pessoas sentem instintivamente que a salvação está em dar atenção aos sonhos, pois têm tido sonhos iguais. Paralelamente um ser diabólico, que usa o nome de Randall Flagg (Jamey Sheridan), tem vários seguidores e agora não há como evitar um confronto das forças do bem e do mal.

Achou que mais alguma deveria entrar na lista? Compartilhe e comente!


Compre aqui obras de Stephen King!