[SÉRIES] Um rosto familiar retorna para a 5ª temporada de Game of Thrones? (MEGA SPOILERS)

zap-game-of-thrones-characters-ranked-from-goo-001

O site winteriscoming.net (cuidado: spoiler no link) nos avisou sobre uma notícia bombástica para o elenco da quinta temporada de Game of Thrones, mais especificamente o retorno de alguém que já vimos antes e não imaginávamos ver de novo tão cedo. Não há nada confirmado pelos produtores ainda, e a informação surgiu no site da agência desta pessoa. Como isso é um ULTRA MEGA SPOILER DO CACETE, inclusive pra quem já leu todos os livros, eu vou excepcionalmente colocar uma imagenzinha pra quebrar o artigo caso você tenha chegado aqui por acidente e queira manter a surpresa sobre quem vai voltar na próxima temporada.

SpoilerAlert

Pois muito bem. Trata-se de Tom Wlaschiha, intérprete do misterioso assassino que ajuda Arya Stark na segunda temporada, Jaqen H’ghar. O site de sua agência lista-o como filmando Game of Thrones a partir de agosto, após um trabalho em um episódio da série policial Tatort (da qual Sibel Kekilli, a nossa Shae, também participa). Nesse meio tempo, ele tem aparecido na série (também policial) Crossing Lines.

O que isso significa? Como Jaqen poderá retornar? Quem já é familiar com os livros sabe que este personagem não aparece, ao menos não ostensivamente, até o final do quinto livro, sendo por esse motivo que eu disse que isso é spoiler até pra quem já leu tudo. Mas há algumas possibilidades. A mais óbvia é que ele seja o “alquimista” que aparece em Vilavelha (Oldtown), a cidade onde fica a sede dos Meistres, no prólogo e epílogo do quarto livro (O Festim dos Corvos), e que é descrito no livro exatamente da mesma maneira que Jaqen, só que após sua mudança de rosto em sua última aparição (que, na série, seria equivalente a esse cara aqui). Quem já leu sabe que o alquimista é na verdade um Homem Sem Rosto, como Jaqen, e na falta de imagens e atores, a descrição é tida como confirmação de que os dois são a mesma pessoa (ou ao menos parecem ser; afinal, estamos lidando com gente capaz de mudar sua aparência). Como eu disse, o rosto do alquimista deveria corresponder não ao Jaqen interpretado por Tom Wlaschiha, mas àquele que aparece no final da segunda temporada; entretanto, talvez os produtores tenham simplesmente optado por mudar esse detalhe para lançar mão do ator mais conhecido.

Alguns, no entanto, especulam que Wlaschiha (que nomezinho dos diabos) tenha um destino diferente na próxima temporada; afinal, nos testes de elenco anunciados, não consta nenhum outro personagem das cenas de Vilavelha. Constam, no entanto, personagens que Arya encontrará em Braavos, com uma exceção notável: o “Homem Gentil”, que será seu tutor quando ela entrar para os Homens Sem Rosto. (Se isso foi spoiler pra você, azar… quem mandou ler até aqui?) Nos livros, não há nada que indique que ele seja Jaqen (o que não exclui essa possibilidade; lembre, eles mudam de aparência), mas novamente, os produtores podem querer mudar isso pra reintroduzir um personagem já conhecido. Afinal, a Donzela, que será uma colega de Arya na Casa de Preto e Branco (o QG dos Homens Sem Rosto) foi anunciada, mas não o Homem Gentil. Outra possibilidade é que ele seja o responsável pela morte de Balon Greyjoy, pai de Theon (que não fica bem explicada nos livros, mas uma referência misteriosa de uma personagem profética indica que um Homem Sem Rosto pode estar envolvido), se bem que isso seria na minha opinião um papel pequeno demais e besta demais para um ator já conhecido na série.

A HBO até o momento não confirmou nada disso. Resta aguardar pra ver o que Jaqen H’ghar andará aprontando dessa vez…