[SÉRIES] TWD – Para onde os mortos estão caminhando?

Faltam 2, é isso mesmo, 2 episódios para o fim de The Walking Dead (por hora) e agora é tempo de parar e pensar em tudo que aconteceu esta temporada e começar as apostas para: qual será o final de mais essa etapa de Rick e sua trupe?

TWD season 3

Antes de mais nada vale a pena fazer um apanhado para situar vocês em “o que significa TWD no cenário das séries de TV americanas”, pois não é pouca coisa, não… apesar de não ter “prêmios expressivos” (Tô falando de Emmy, gente… e a série só ganhou de maquiagem ú.u) a recepção da crítica para TWD foi desde o início, para ser sincero, boa demais pra ser verdade. Rapidamente recebeu o status, nesta terceira temporada, de “universalmente aclamada” recebendo uma média 82, de 100, do site Metacritic.com. Foi renovada para sua quarta temporada em dezembro de 2012, e já correm por aí os rumores de que a quinta temporada já está garantida.

O que é um feito sensacional para uma emissora como a AMC, conhecida por seu – em geral – fracasso, com um arsenal de séries canceladas e sucessos meia-boca (muito provavelmente aqui no Brasil o único nome além de TWD a cair na boca do povo foi Breaking Bad), e podemos atribuir boa parte do sucesso à Fox International, responsável pela distribuição fora dos Estados Unidos, e outra boa parte aos já famosos quadrinhos de Robert Kirkman. Aqui no Brasil, a terceira temporada de TWD conseguiu fazer o canal pago FOX superar audiência dos canais abertos Rede TV e Band, ficando atrás no índice geral apenas de Globo, Record e SBT respectivamente; feito até então inédito.

Em tempo…

544597_617139098299987_1144104688_n

Então, haters gonna hate e dizer que a série é uma bosta, que não tem nada a ver com os quadrinhos, etc, etc… mas, bosta ou não, está funcionando. Por isso antes do fim dessa temporada, vou discutir os caminhos que a série tomou desde então e ver o que a gente pode esperar daqui pra frente, segundo minhas opiniões, claro.

ATENÇÃO: quem ainda não assistiu o episódio 14 da terceira temporada, daqui pra baixo pode haver spoilers de diversos tipos, então leia por sua conta e risco!

No último episódio nós vimos que tanto o grupo de Rick na prisão e o povo da cidade de Woodbury, sob a liderança do Governador, estão preparados para a guerra. Certeza que nos próximos capítulos teremos um banho de sangue – de gente viva… Já que Andrea falhou (como sempre, OOOHHH MULHERZINHA IRRITANTE) em avisar ao grupo da prisão dos planos da chacina do governador.

TWD midseason

Mas, pra quem espera a morte do Governador ainda essa temporada: tenho minhas dúvidas. David Alpert, produtor da série, deixou bem claro que “Será uma coisa interessante de explorar (a vingança do Governador). Estamos longe de terminar. Há ainda muito mais sangue que precisa ser derramado antes dessa história terminar”, bem, pra quem sabe, a história já não segue a mesma linha dos quadrinhos, então nós não temos ideia de qual será o desfecho do governador.

the walking dead merle

Ainda antes do fim teremos uma mudança radical no papel de Merle nessa temporada, se pretendemos que ele seja mantido na série ou que sua morte cause algum impacto o público precisa começar a se identificar com esse personagem. A primeira dica clara disso foi Rick procurar Merle (sim, MERLE) para falar do possível acordo de paz pela troca de Michonne… e é Merle quem conta dos possíveis planos do Governador de manter a mulher viva para suas sessões de tortura, visto no sneak peak do episódio 15  (o que eles não sabem ainda é que Andrea é a convidada de honra do governador no quartinho do castigo…)

Michonne in The Walking Dead

Sobre a própria Michonne o futuro dela ainda é muito incerto, e ela ainda poderá ser entregue ao Governador. Segundo Alpert o personagem de Michonne ainda vai passar por muitas reviravoltas, e se ela irá ou não se deixar ser parte do grupo será a grande decisão dela nessa temporada. “Ela está lentamente se abrindo, e é então que ela se torna vulnerável. O que é muito difícil para ela ser.”

Antes do fim, ou quem sabe na 4ª temporada, estejamos preparados para ver mais de um personagem que está quase esquecido… Judith, é… a bebê. Bem, achar um jeito para que Judith possa existir nesse mundo é realmente uma das grandes histórias a serem exploradas… “Precisamos protegê-la, e todo mundo sabe disso. O que define esse grupo é que eles acreditam no futuro e eles têm de acreditar” diz Alpert. Acho, então, que conforme avançamos no tempo, como vimos pelo diálogo de Carol e Andrea, é que a existência de Judith vai se tornar cada vez mais importante para a identidade do grupo.

the walking dead season 3 maggie

Por fim, vemos um crescente de ação desde o mid season, TWD tem tomado bastante o tom que vimos muito na primeira temporada e sentimos falta na segunda, o tom do terror. Apesar de ser uma série voltada para o drama nos últimos episódios vimos uma boa dose de ação que andava meio deixada de lado. “Nós vamos chegar a muitos lugares sombrios e realmente desagradáveis,” diz Alpert “digo, ainda mais sombrios do que já vimos antes”. Seja lá o que for que Alpert prepara, uma dessas coisas será certamente a morte de alguns personagens principais, entre vilões e mocinhos. Se serão personagens importantes e queridos ou se serão personagens descartáveis a gente ainda não sabe. Pra quem tem dúvida disso é só pensar no propósito da entrada do grupo de Tyreese que parece ser uma forma de repensar o grupo de sobreviventes do bando de Rick.

Uma certeza particular, Daryl não será. Bem, Daryl é o maior objeto de adoração do público de TWD e duvido que eles vão se arriscar a perder uma boa porcentagem dos espectadores matando Legol… digo Daryl. (se vocês duvidam disso, fiquem sabendo que a atriz Laurie Holden recebeu diversas ameaças de morte depois que foi publicado um vídeo sneak peak em que sua personagem Andrea atira em Daryl na segunda temporada). Então a menos que a AMC queira correr o risco de ser implodida por fãs raivosos, não acho que matarão Daryl.

the walking dead daryl

A única coisa concreta: TWD cresceu bastante e tem se tornado um show quase fundamental para a TV, e nós agradecemos. E vocês, o que esperam para o desfecho da temporada?