[SÉRIES] The Strain: Review do episódio piloto

Masters_of_Horror_Guillermo_del_Toro_2_h “The Strain” estreou no dia 13 de julho nos EUA pelo canal FX e muita expectativa foi criada em torno da adaptação pra TV da trilogia de livros de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan (no Brasil, Trilogia da Escuridão). A obra foi escrita originalmente para se tornar uma série de TV, mas por falta de canais interessados, foi lançada como livro e apenas recentemente o projeto saiu do papel. O piloto ganhou o título de “Night Zero” e teve 70 minutos. Para a primeira temporada foram encomendados 13 episódios.

O enredo gira em torno da chegada do boeing 777 vindo de Berlim, no aeroporto JFK, em Nova York, que após perder contato com a torre, aterrissa sob circunstâncias misteriosas. Com motor e luzes desligados e os canais de comunicação cortados, cria-se suspeita de um ataque biológico, e então o CDC –  Centro de Controle de Doenças – é acionado. O epidemiologista, Dr. Ephraim “Eph” Goodweather (Corey Stoll) e sua equipe assumem a tarefa de investigar. Ao examinar o avião descobrem que existem apenas 4 sobreviventes, entre eles, o piloto. Além disso encontram algo estranho que não estava incluso no manifesto do voô: uma espécie de caixão gigante repleto de terra, que desaparece do local posteriormente.

the-strain

Somos apresentados também ao misterioso Abraham Setrakian(David Bradley) um velho que é dono de uma loja de penhor, e logo na sua primeira cena já mostra ser badass, espantando dois assaltantes do estabelecimento. Abraham entra em contato com o a equipe de investigação, e aparenta saber muito bem o que aconteceu aos passageiros e que acontecerá em breve aos sobreviventes. Porém é considerado louco, ignorado e preso.

thestrainmid-e1405401524647

Agora vamos ao dono do “caixão”: sua aparência não é mostrada muito nesse inicio. Já na primeira aparição concluímos que a criatura é bem maior que um ser humano normal, sendo possível apenas ver suas mãos e algo como um tentáculo, pois está coberto com um manto quando faz sua primeira vítima, cena que diga-se de passagem é bem gore(miolos e sangue pra todo lado) .

The_Strain_New_World_1280x720_289241667727

Já deu pra entender que estamos falando de algum tipo de vampiro, correto? Mas aparentemente são diferentes do que estamos acostumados, porque ao examinar mais a fundo o avião, Dr. Eph encontra uma espécie de parasita, o que deixa o espectador ainda mais curioso sobre como será baseada a mitologia das criaturas. Qual será o papel dos parasitas no contexto vampiresco?

Vemos também que quem, ou o que estava no caixão, possui contatos poderosos dispostos a tira-lo de lá rapidamente, e antes que amanheça. E finalizamos o episódio com a descoberta de que os passageiros dados como mortos agora voltaram a vida como uma espécie de zumbi.

Apesar de provavelmente não surpreender quem já leu a obra, o piloto certamente deixou quem assistiu com água na boca pra saber do desenrolar da trama. Em alguns aspectos, a atmosfera do seriado lembra muito o debut diretorial de Guillermo del Toro: “Cronos”, que também aborda o vampirismo. 

Em suma: clima dark, bastante terror e sangue. Trama intrigante com um toque científico  e cheia de cliffhangers, além de personagens interessantíssimos. Ainda é cedo pra saber, porque estamos falando apenas do episódio piloto, mas com certeza The Strain é uma grande promessa para 2014 e vai te deixar louco pra ver o próximo episódio.

Nota 8/10