[SÉRIES] O primeiro tiro no pé da Netflix: “Marco Polo” é cancelada.

marco-polo-650-x-350_091815031752

Marco Polo.

Pautada na mítica criada sobre Polo e suas grandiosas conquistas, a Netflix ousadamente desenvolveu uma série de tevê dramática que acumulou, ao longo de dois anos e duas temporadas, uma dívida que supera 200 milhões de dólares. Como resultado, o primeiro dessabor da gigante dos streamings e o cancelamento de algo que poderia MUITO ter dado certo.

corfu

Corfu, na Grécia.

Marco Polo. Comerciante, embaixador e explorador. Muitos falam dessa personalidade de trajetória enigmática, a começar por sua origem incerta. Reza a lenda que nasceu em Veneza. Mas, em Corfu, uma ilha grega do mar Jônico situada na costa da Albânia, pertinho da Apúlia (Puglia) italiana, conta-se que ele foi um de seus “maiores filhos”.

Sabe-se que junto do pai e do tio, Nicolau Polo e Matteo Polo, foi uns dos primeiros ocidentais a percorrer a Rota da Seda, uma importantíssima rota histórica mercantil que seguia da Europa à China, no século XIII. Encarou corajosamente os temíveis mongóis da horda de ouro, estabelecida após o falecimento de Genghis Khan. Seus relatos de viagens narrados em seu livro As Viagens de Marco Polo foram uma das poucas fontes de informação sobre a Ásia Ocidental por muito tempo.

rota-da-seda
Os feitos monumentais desse homem se assemelham aos da Netflix, que aumenta a sua produtividade e qualidade a cada dia que se passa, mas que acaba de sofrer um doloroso revés. Em comunicado da vice-presidente de conteúdo original da empresa, Cindy Holland, veiculado pelo site da revista estadunidense The Hollywood Reporter, aos seus assinantes, soubemos que a Marco Polo foi cancelada. No texto, concentrou-se em agradecer ao elenco, aos produtores e aos parceiros da Weinstein, co-produtora da série.

Espera-se que, depois de Marco Polo, a Netflix também encerre a produção de Bloodline e Hemlock Grove, ambas com três temporadas (mas de custo de produção mais modestos que os da primeira). Contudo, tão desconhecido quanto o passado da personagem histórica é o destino desses seriados.