[SÉRIES] Game of Thrones – Resumão da terceira temporada

Game-of-Thrones-Wallpaper

Chegamos agora à terceira etapa de nosso guia, com o Resumão da terceira temporada de Game of Thrones. (veja também a primeira e segunda temporadas) Novamente, os locais e personagens são aqueles que ou aparecem pela primeira vez nessa temporada, ou já apareciam antes mas ganham destaque só agora, ou quem sabe têm o mesmo destaque que tinham antes mas eu preferi apresentar nesse post pra não sobrecarregar os posts anteriores.

LOCAIS

Mapa de Westeros - clique para aumentar

Mapa de Westeros – clique para aumentar

Terras dos Rios (Riverlands): Um território bem no centro de Westeros que não é considerado tecnicamente um dos Sete Reinos, mas é como se fosse. Governado pela família Tully (a mesma da esposa de Eddard StarkCatelyn).

Correrio (Riverrun): A “capital” das Terras dos Rios, e castelo ancestral da família Tully.

As Gêmeas: Um castelo dividido em duas partes, tendo no meio uma ponte que é o principal meio para cruzar um grande rio que leva às terras do sul. Comandado pela família Frey.

Baía dos Escravagistas (Slaver’s Bay): Uma região do continente de Essos (para lá do Mar Estreito), na qual há poderosas cidades-estado que, como diz o nome, praticam a escravatura.

Astapor: Uma das três grandes cidades da Baía dos Escravagistas, famosa pelos Imaculados, uma casta de escravos altamente treinados para o combate.

Yunkai: A segunda das três grandes cidades da Baía, muito rica, mais conhecida pelos “escravos de prazer”.

QUEM É QUEM

Família Stark: Família nobre do reino do Norte, que tradicionalmente governa aquela região. Inclui os irmãos Robb, Sansa, Arya, Bran, Rickon e a mãe deles, Catelyn, sem contar o bastardo Jon Snow.

Talisa_Stark_2304

 

Talisa Maegyr: Uma enfermeira, proveniente das Cidades Livres de Essos, por quem Robb se apaixonou e com quem se casou.

natalia-tena-osha-game-of-thrones-thumb-315xauto-55010

 

Osha: Uma selvagem do norte da Muralha, que foi capturada pelos Stark após tentar assaltá-los, e se tornou uma serva fiel da família.

 

roose-bolton

 

Roose Bolton: Líder de uma das principais famílias nobres do Norte (e, portanto, vassalo de Robb). Cruel e impiedoso, segue a tradição familiar de esfolar as pessoas.

 

Jojen-Reed-jojen-reed-34476203-500-630

 

Jojen Reed: Filho de um dos vassalos dos Stark, possui estranhos poderes de premonição.

 

 

got-game-of-thrones-33439282-500-630

 

Meera Reed: Irmã de Jojen, boa caçadora e combatente.

 

 

Família Targaryen: Dinastia que dominou os Sete Reinos até a rebelião de Robert Baratheon, há cerca de 20 anos. Foi quase toda extinta pelos aliados de Robert. Compreende atualmente apenas Daenerys.

Família Baratheon: Uma das principais famílias nobres de Westeros, tradicionalmente governa um dos Sete Reinos (Stormlands). A família dos falecidos reis Robert e Renly, do pretendente ao trono Stannis, e (teoricamente) do atual rei Joffrey (que na verdade sabemos ser 100% Lannister, mas enfim).

Família Lannister: Governa o reino do Oeste, é a família mais rica de Westeros. A ela pertencem o patriarca Tywin, a rainha Cersei, e seus irmãos JaimeTyrion.

Família Tyrell: Domina outro dos reinos de Westeros, a Campina (The Reach), que é a maior potência agrícola dos Sete Reinos, tornando essa família a 2ª mais rica depois dos Lannisters. Inclui Margaery, noiva de Joffrey, e o Cavaleiro das Flores Loras.

Família Tully: Governa as Terras dos RiosCatelyn StarkLysa Arryn são Tully de nascença.

edmure-tully-tobias-menzes

 

Edmure Tully: Irmão de Catelyn e herdeiro de Riverrun.

 

300px-Lord_Walder_Frey

Walder Frey: Patriarca da extensa família Frey, vassalo dos Tully e lorde das Gêmeas. Ranzinza, arrogante e vingativo.

Família Greyjoy: A família de Theon (ou o que restou dela) governa os “vikings” das Ilhas de Ferro, agora como um suposto reino independente.

Balon

 

Balon Greyjoy: Senhor (e auto-proclamado rei) das Ilhas de Ferro, valoriza muito as tradições das ilhas, como tomar as coisas pelo combate.

 

yara-greyjoy

 

Yara Greyjoy: Filha de Balon e irmã de Theon, é uma competente capitã de navio e combatente, sendo por isso a preferida de seu pai.

 

Patrulha da Noite: Grupo responsável por manter e patrulhar a Muralha e as terras mais ao norte, para defender os Sete Reinos dos selvagens e outras coisas piores. Já foi uma ordem honrada, mas atualmente são na sua maioria criminosos (pois a pessoa que entrar na Patrulha é perdoada por seus crimes).

Jeor-Mormont

 

Jeor Mormont: Comandante da Patrulha da Noite e pai de Jorah, a quem ele deserdou por considerá-lo desonrado.

 

Selvagens / “Povo Livre”: Os habitantes do território ao norte da Muralha. Um povo pouco civilizado, que frequentemente faz incursões para saquear ao sul da Muralha, e que se preza de não se curvar a reis.

ciaran-hinds-got-1364316899

 

Mance Rayder: “Rei além da Muralha” (peraí, esse povo não era contra reis?!), este ex-patrulheiro da Patrulha da Noite conseguiu unir todos os selvagens em um exército só.

 

ygritte_kolor__you_know_nothing__jon_snow_2_by_snorri2002-d5rrdtp

 

Ygritte: Uma guerreira selvagem, que Jon Snow não teve coragem de matar, e que acabou o levando para junto do exército de Mance Rayder.

 

Outros:

Game-of-Thrones-Brienne

Brienne de Tarth: Uma nobre guerreira, gigante e exímia em combate, que era apaixonada por Renly, e passou a servir Catelyn Stark quando ele morreu.

 

game-of-thrones-season-3-beric-dondarrion

 

Beric Dondarrion: O cavaleiro que Eddard Stark mandou capturar Gregor Clegane, e encontrou-se sem lorde quando Joffrey assumiu o trono.

 

Barristan_Selmy_3x09

 

Barristan Selmy: Ex-cavaleiro (e comandante) da Guarda Real, foi destituído por Joffrey, e saiu pelo mundo revoltado depois disso.

 

RESUMO DA ÓPERA:

Episódio 1: Logo após o ataque de zumbis congelados assassinos, o Lorde Comandante Jeor Mormont enche o saco de Samwell por não mandar corvos (o correio da época) avisando a base enquanto estava sendo atacado por estes mesmos zumbis assassinos. O bullying nunca pára. Jon Snow conhece o tal Mance Rayder, líder dos selvagens, e consegue ganhar a confiança dele apesar de sua historinha pra lá de mequetrefe. Robb Stark e seu exército decidem tomar Harrenhal, mas descobrem que o lugar já havia sido abandonado por Gregor CleganeTyrion Lannister tenta voltar à ativa e vai encher o saco de seu pai Tywin, que deixa claro que o odeia e por isso não deixará que ele herde o Rochedo Casterly, o castelo da família. Littlefinger começa a sondar a Sansa Stark (na falta da mãe, vai a filha mesmo), e Margaery resolve dar uma de “mãe dos pobres”, mostrando-se bem mais popular que o babaca do JoffreyDavos, que sobrevive por um fio à batalha de Porto Real, volta pra Pedra do Dragão pra tentar peitar Melisandre e acaba jogado na masmorra. Lá no outro continente, Daenerys e companhia (com dragões bem maiores) chegam a Astapor, onde começam a cotar uma mega compra de escravos Imaculados (cadê a licitação?), quando se deparam com o ex-Guarda Real Barristan Selmy, que se encheu dos babacas de Porto Real e resolveu ir atrás daquela que por acaso é a única que tem realmente direito à droga do trono.

Nossa querida Margaery Rousseff, ops, Tyrell

Nossa querida Margaery Rousseff, ops, Tyrell

Episódio 2Margaery demonstra que entende como exatamente funciona a babaquice de Joffrey, e tem habilidade em manipulá-la a seu favor. Com Jon Snow e seus novos colegas selvagens, encontramos um sujeito que é capaz de entrar dentro do corpo de uma águia, semelhante ao que Bran Stark vinha fazendo com seu lobo. Não mencionei isso antes? Foi mal, mas sim, ele anda fazendo isso quando dorme, além de ter sonhos premonitórios e tal. Por falar nisso, Bran (fugindo para o norte com Osha, seu irmãozinho e Hodor) finalmente encontra o rapaz de seus sonhos… não, não é outro casalzinho estilo Renly e Loras (pelo menos por enquanto… sei lá), é mais literal mesmo, pois ele encontra Jojen Reed, que também tem habilidades psíquicas e aparentemente vinha levando um lero com Bran nos sonhos, juntamente com sua irmã MeeraTheon Greyjoy, enquanto isso, foi capturado por alguém até então desconhecido e está sendo torturado. Robb Stark recebe a notícia de que seu avô Hoster Tully (pai de Catelyn) morreu, e leva a comitiva toda pro funeral. Arya e amigos são capturados pelo pessoal da Irmandade (aquela que Gregor Clegane estava procurando), um grupo de guerreiros independentes estilo Robin Hood, que encontram também Sandor Clegane. Enquanto isso, Brienne está transportando Jaime Lannister para Porto Real quando são interceptados por um grupo de homens do Norte.

Episódio 3: Com Littlefinger partindo para o Vale de Arryn para xavecar Lysa ArrynTyrion Lannister assume a tesouraria real, e percebe o tamanho do rombo nos cofres públicos. Theon Greyjoy é libertado por um sujeito que diz estar a mando de sua irmã YaraDaenerys negocia uma compra a atacado de Imaculados: TODOS os 8 mil que tem na cidade, em troca de um de seus dragões. No funeral viking de Hoster Tully, conhecemos o irmão de CatelynEdmure, que não consegue nem acertar uma flecha nem seguir uma estratégia militar direito. Jaime Lannister resolve negociar com seus captores para que Brienne não seja estuprada por eles, e tem sua mão direita decepada (as duas coisas não necessariamente estão relacionadas).

Episódio 4: A Patrulha da Noite, fugindo dos Caminhantes Brancos, compra briga com Craster (em cuja casa resolveram se hospedar no caminho de volta), e o pessoal encrenqueiro acaba passando o rodo geral, matando não só Craster mas também o Lorde Comandante MormontSam Tarly foge no meio da confusão, juntamente com Goiva (Gilly), uma das filhas/esposas de Craster que tinha acabado de dar à luz um menino. Enquanto isso, o cara que salvou Theon Greyjoy o leva para um castelo, que no final descobrimos ser o mesmo onde ele estava aprisionado antes, e seu “salvador” é na verdade o dono do lugar e torturador-mór. RÁ! Pegadinha do Mallandro! Em Porto Real, mais enrolação – Tyrion desconfia de Cersei, Littlefinger tá farejando a SansaVarys manja de tudo e mais um pouco, Joffrey é babaca, Margaery é a manipuladora-mór… Daenerys, enquanto isso, protagoniza aquela que é na minha opinião uma das cenas mais FODA da série – ela compra os 8 mil escravos em troca de seu dragão, e quando a transação tá feita, manda o dragão incinerar o trouxa do vendedor e manda os escravos matar praticamente a cidade inteira. Tipo, ninguém previu que entregar TODOS seus guerreiros escravos na mão de uma pessoa estranha poderia dar merda…

Sério cara, TODOS os escravos guerreiros badass? Você mereceu.

Sério cara, TODOS os escravos guerreiros badass? Você mereceu.

Episódio 5: No QG da IrmandadeBeric Dondarrion, líder do bando, decidiu resolver as acusações que pesam contra Sandor Clegane (principalmente a morte do amigo de Arya, lá na primeira temporada, que ela levantou) através de um ordálio de combate. Apesar de assustado pela espada de fogo de Beric, Sandor consegue matá-lo… e Thoros, sacerdote do Senhor da Luz (o mesmo da Melisandre), o ressuscita. Pela sexta vez, pelo que contam. Enfim, tendo vencido o ordálio, Sandor é liberado. Em RiverrunRickard Karstark ainda está puto com a história de Jaime Lannister ter sido liberto, e resolve se vingar matando dois meninos Lannister que haviam sido capturados. Robb Stark, demonstrando mais uma vez sua imensa sabedoria, resolve executar o sujeito por sua insubordinação, ganhando assim a inimizade de um monte de guerreiros nortistas leais aos Karstark. JaimeBrienne são levados a Harrenhal, onde Jaime recebe cuidados médicos e bate uns papos com Roose BoltonDaenerys diz a seus escravos que eles estão livres, e eles resolvem lutar por ela mesmo assim (ok que eles foram condicionados pra isso a vida inteira); Davos, ainda nas masmorras de Pedra do Dragão, aprende a ler com a filha de StannisJon Snow finalmente perde o cabaço com a Ygritte; e Tywin Lannister resolve garantir as alianças políticas necessárias arranjando os casamentos de Tyrion com Sansa Stark e de Cersei com Loras Tyrell.

Episódio 6Melisandre repentinamente aparece no acampamento da Irmandade de Beric Dondarrion. Após comparar notas com seu colega Thoros (inclusive sobre esse tal negócio de ressuscitar), ela leva embora Grenn, o que deixa Arya P da vida e decepcionada com a Irmandade. Robb Stark, enfraquecido pela perda dos Karstarks (dããã), conversa com emissários de Walder Frey para negociar ajuda militar, e em troca eles exigem, além de suas desculpas por descumprir com a promessa de se casar com uma Frey, que ele arranje o tal casamento com Edmure Tully. Edmure chia, mas acaba aceitando. Na Muralha, os selvagens (juntamente com Jon Snow) escalam a muralha pra ir atacar do outro lado.

Episódio 7Jaime foi liberado pra voltar pra Porto Real; entretanto, Brienne teve que ficar pra trás. Jaime tem um ataque de bom-mocismo e resolve voltar no meio do caminho pra buscá-la, bem a tempo de salvá-la de uma arena onde colocaram ela com um urso e uma espada de madeira. Daenerys chega à cidade de Yunkai, conversa um pouco com o pessoal de lá, e decide simplesmente invadir o lugar.

O resto é mais encheção de linguiça, mas tem umas coisas interessantes... como Theon sendo castrado. Você achou que eu tava falando do quê?

O resto é mais encheção de linguiça, mas tem umas coisas interessantes… como Theon sendo castrado. Você achou que eu tava falando do quê?

Episódio 8Tyrion Lannister se casa com Sansa, para o desprazer de todo mundo, e mostra que é um cara bacana dormindo no sofá na noite de núpcias, o que agrada não só a aterrorizada Sansa mas também sua peguete Shae. Em Pedra do DragãoStannis liberta Davos sob a promessa de não brigar mais com Melisandre; logo em seguida, a sacerdotisa enche Gendry de sanguessugas pra extrair o sangue real dele (que, lembre, é filho do falecido rei Robert), e joga-as no fogo pra fazer uma macumba contra Robb StarkBalon GreyjoyJoffrey BaratheonSandor, que havia capturado Arya Stark, leva-a às Gêmeas, onde ele espera entregá-la aos Starks (que estão indo pra lá pro casamento de Edmure Tully com uma garota Frey) em troca de um resgate. Ao norte da MuralhaSamwell TarlyGoiva são atacados por um Caminhante Branco, que Sam consegue matar com uma adaga de “vidro de dragão” (obsidiana), a qual o JÊNIO deixa no chão enquanto estão fugindo. Enquanto isso, lá em YunkaiDaenerys se encontra com os mercenários que o pessoal da cidade contratou; Daario Naharis, um dos líderes dos mercenários, resolve matar os outros e oferecer as cabeças deles pra Daenerys, entregando seus guerreiros para ela. Te contar viu, essa menina ganha tudo de mão beijada…

Episódio 9: CHEGOU o grande e infame episódio que deixou todo mundo maluco. Daenerys consegue tomar Yunkai de surpresa (e demonstra estar toda molhadinha por Daario Naharis). No norte de Westeros, o bando de Jon Snow decide atacar uma fazendinha; quando Jon se recusa a matar o velhinho que cuidava dela, os outros selvagens realizam que ele é nada mais que um maldito corvo (como chamam os Patrulheiros da Noite), e partem pra cima dele. Ele é salvo por ninguém menos que Bran Stark, cuja comitiva estava acampada por perto; Bran, após demonstrar que consegue entrar também na mente de Hodor, assume o controle de seu lobo e ajuda Jon, o qual foge em direção à Muralha. Ele envia seu irmãozinho Rickon junto com Osha para o castelo de uns vassalos leais enquanto parte para além da Muralha com os irmãos Reed e Hodor. MAS o que realmente importa é o infame Casamento Vermelho: Nas GêmeasRobb Stark e sua galera chegam pro casamento de Edmure TullyWalder Frey alopra o rapaz um pouco, mas parece ter perdoado. Edmure conhece sua noiva, que é até bem gatinha (contrariando todas as expectativas), o casamento segue em frente, e tudo parece estar indo bem… até que Walder Frey manda fechar as portas e os músicos puxam arcos e começam a chover flechas em cima de todo mundo. Soldados Frey completam o serviço. Morrem RobbCatelynTalisa e todo o pessoal aliado deles… exceto Roose Bolton, que tava participando da tramoia o tempo todo. De resto, matam até o lobo de Robb. SandorArya não conseguem chegar a tempo, e quando a merda toda acontece, Sandor nocauteia Arya (que tava surtando) e se manda dali com ela.

Episódio 10: Como era de se esperar, esse episódio lida mais com as consequências da porrada do episódio anterior. Ficamos sabendo que Tywin Lannister estava por trás da coisa toda (o que Tyrion considera um absurdo), e que Roose Bolton foi nomeado governante do Norte até a maioridade do eventual filho de Tyrion e Sansa StarkJaime Lannister chega em Porto Real, mas a coisa tá fria entre ele e Cersei. Descobrimos também que o sujeito que aprisionou Theon Greyjoy é Ramsay, filho bastardo de Roose Bolton; ele, que havia cortado o fazedor de bebês de Theon, enviou-o para seu pai Balon junto com um pedido de resgate. Sempre em busca do prêmio de pai do ano, Balon diz que não tem mais filho (putz…) e não tá nem aí, mas Yara resolve ir resgatar seu irmão. Daenerys faz “crowd surf” nos escravos que ela libertou em Yunkai, enquanto em Pedra do DragãoDavos liberta Gendry (que Melisandre queria queimar na fogueira, veja que simpática).  Davos escapa de ser queimado por sua insubordinação quando chega a notícia da zumbizada de além-Muralha, o que atrai a atenção de Melisandre, que diz que Stannis deve salvar o Norte. Enquanto isso, Bran e companhia esbarram em Sam Tarly (e companhia) enquanto estão cruzando a Muralha em busca do corvo de três olhos com o qual Bran sonha (pois é); Sam chega ao castelo da Patrulha da Noite, juntamente com Goiva, e consegue descolar um alojamento pra ela. Logo em seguida, Jon Snow, que levou umas boas flechadas da Ygritte enquanto tava fugindo, chega lá também, a tempo de receber o devido atendimento médico.

MOSH PIT UHUUUU!

MOSH PIT UHUUUU!

E com isso… o negócio é aproveitar o sinal aberto da HBO e grudar na TV nesse domingo à noite pra ver o que nos espera na quarta temporada!

Curta nossa página no [Facebook] e nos siga no [Twitter] para mais bugigangas do universo Nerd Geek!

2 thoughts on “[SÉRIES] Game of Thrones – Resumão da terceira temporada

Comments are closed.