[SÉRIES] Game of Thrones – Resumão da primeira temporada

game_of_thrones_00

Salve, companheiros da Patrulha da (HBO no Domingo à) Noite! Está chegando o grande momento, a festa da alegria pela qual todas as nações aguardam ansiosamente, e não estou falando da Copa do Mundo! Domingo que vem estreia a quarta temporada daquela que simplesmente é a MAIOR série da atualidade, Game of Thrones é claro (durmam com isso, fãs de Mad Men). Esta temporada promete – quem já leu os livros sabe que há momentos ÉPICOS aguardando por nós, inclusive um que vai lavar a alma de muita gente.

E quem não leu… pode estar se sentindo um pouco perdido. Afinal, como disse uma amiga minha, cada temporada é uma porrada de barbudos novos que aparecem pra substituir o monte de gente que morre a cada episódio. Quem era rei do quê mesmo? Qual é a diferença entre Lannister e Targaryen? Que diabos é esse bicho enrugado de zóio brilhante? Não se preocupe, meu caro, pois esse post veio justamente para te salvar. Seja você um observador casual, alguém que viu a temporada anterior só ano passado e não lembra direito porque tem mais o que fazer da vida, ou até mesmo um intrépido aventureiro que decidiu desbravar a quarta temporada sem ter visto as anteriores (tem louco pra tudo), aqui você encontra um guia rápido sobre quem é quem, o que é o quê, e o que aconteceu na série até agora. Obviamente, esse post está repleto de SPOILERS sobre TUDO o que antecede a quarta temporada.

Para melhor organização, neste post está o resumo da primeira temporada. Espere a segunda temporada amanhã, e a terceira na sexta. Então, sem maiores enrolações, VAMOS AOS FATOS.

LOCAIS

Mapa de Westeros - clique para aumentar

Mapa de Westeros – clique para aumentar

Westeros / Sete Reinos: Um continente no mundo fictício de Game of Thrones, tradicionalmente dividido em sete reinos (na verdade são 8, mas não importa), que foram unificados há séculos por Aegon, o Conquistador, da dinastia Targaryen, com a ajuda de dragões.

Porto Real (King’s Landing): Capital dos Sete Reinos, de onde o Rei governa a partir do famigerado Trono de Ferro.

O Norte: O maior dos reinos, ocupa praticamente a metade norte de Westeros. Bastante isolacionista e considerado um pouco “atrasado” pelos reinos mais ao sul.

Winterfell: Capital do Norte.

Vale de Arryn: Outro reino, bastante montanhoso, infestado de bárbaros saqueadores.

Ninho da Águia (The Eyrie): Capital do Vale, uma fortaleza inexpugnável no alto das montanhas.

As Gêmeas: Um castelo dividido em duas partes, tendo no meio uma ponte que é o principal meio para cruzar um grande rio que leva às terras do sul. Comandado pela família Frey.

A Muralha: Uma muralha gigantesca e impressionante, que corta toda a porção norte de Westeros, separando os Sete Reinos da região gélida e selvagem mais ao norte, onde há tribos selvagens e outras coisas mais perigosas. Vigiada e mantida pela Patrulha da Noite.

Mar Estreito: Separa Westeros do grande continente ao leste, no qual se encontram os seguintes lugares:

Pentos: Uma das Cidades Livres, cidades-estado de vocação mercantil.

Mar Dothraki: Uma enorme planície, dominada pelos bárbaros nômades denominados Dothraki.

Vaes Dothrak: A capital (e praticamente única cidade) dos Dothraki.

QUEM É QUEM

Família Stark: Família nobre do reino do Norte, que tradicionalmente governa aquela região.

EddardStark

 

Eddard “Ned” Stark: Chefe da família e senhor de Winterfell. Muito leal e honrado, e amigo pessoal do rei Robert.

 

catelyn_stark

 

Catelyn Stark: Esposa de Eddard, nascida na família Tully. Esposa e mãe dedicada.

 

 

robb-stark

Robb Stark: Filho mais velho de Eddard e Catelyn. Corajoso e impetuoso.

 

 

 

Sansa_Stark

 

Sansa Stark: Filha de Eddard e Catelyn. Sonhadora e um tanto quanto fútil.

 

 

arya

 

Arya Stark: Filha de Eddard e Catelyn. Atrevida e “moleca”.

 

Bran-stark_193560-1152x864

 

Brandon “Bran” Stark: Filho de Eddard e Catelyn. Aventureiro e genioso.

 

Jon-Snow-S3

 

Jon Snow: Filho bastardo de Eddard Stark. Sente-se excluído por sua condição, e tenta provar sua honra.

 

Theon-Greyjoy-game-of-thrones-21930279-636-720

 

Theon Greyjoy: Filho de um lorde que se rebelou contra o rei Robert há cerca de dez anos, foi pego como refém e criado por Eddard Stark em Winterfell como se fosse da família.

 

 

Família Targaryen: Dinastia que dominou os Sete Reinos até a rebelião de Robert Baratheon, há cerca de 20 anos. Foi quase toda extinta pelos aliados de Robert.

Aerys Targaryen, “O Rei Louco”: O último rei Targaryen, psicótico e cruel. Morto por seu guarda pessoal, Jaime Lannister.

viserys_targaryen

 

Viserys Targaryen: Herdeiro da dinastia, atualmente exilado em Pentos e “vivendo de favor”. Babaca de marca maior.

 

MTS_Lumaral-1411180-DaenerysTargaryen

 

Daenerys Targaryen: Irmã de Viserys. Meio tontinha no começo, vai ficando mais badass conforme a série progride.

 

tumblr_static_drogo-e1344188322390

Khal Drogo: Um dos maiores guerreiros do povo Dothraki, líder de uma enorme khalasar (tribo Dothraki). Praticamente Genghis Khan. Tem um casamento arranjado com Daenerys.

 

Jorah-Mormont-game-of-thrones-22579253-585-720

 

Jorah Mormont: Um cavaleiro exilado de Westeros, de origens dúbias, que se alia aos Targaryen.

 

 

Família Baratheon: Uma das principais famílias nobres de Westeros, tradicionalmente governa um dos Sete Reinos (Stormlands).

Robert-Baratheon-game-of-thrones-17629743-1280-720Rei Robert Baratheon: Liderou uma rebelião contra o “Rei Louco” Aerys Targaryen há cerca de 15 anos, e assumiu como Rei do Trono de Ferro. Preocupa-se mais em beber e caçar do que governar.

 

4277730_orig

 

Cersei Baratheon: Esposa de Robert, da família Lannister. Extremamente maquiavélica e diabólica. Tem um caso com o irmão Jaime.

 

6a00d834516a2569e201901edbc041970b-800wi

 

Joffrey Baratheon: Filho (supostamente) de Robert e Cersei. O maior filho da puta que você jamais conhecerá em toda sua vida.

Família Lannister: Governa o reino do Oeste, é a família mais rica de Westeros.

Jaime-Lannister-jaime-lannister-23108714-568-720

 

Jaime Lannister: Irmão de Cersei, é cavaleiro e membro da Guarda Real. Arrogante, mais conhecido por ter matado o Rei Louco (por isso é chamado de Regicida ou Kingslayer).

 

Tyrion-Lannister1

 

Tyrion Lannister: Irmão de Cersei e Jaime, sua condição de anão o tornou o excluído da família. Extremamente esperto e cínico.

 

Outros:

tumblr_static_petyr1

 

Petyr “Mindinho” (“Littlefinger”) Baelish: Responsável pelas finanças do reino, e dono de vários bordéis em Porto Real. Um dos personagens mais maquiavélicos que jamais existiram.

 

Sandor-Clegane-sandor-clegane-33642208-2515-3780

 

Sandor “Cão de Caça” (“The Hound”) Clegane: Guarda-costas pessoal de Joffrey Baratheon. Cruel e bruto, mas pode ter um lado bondoso pouco conhecido.

 

nights-watch-game-of-thrones21

Patrulha da Noite: Grupo responsável por manter e patrulhar a Muralha e as terras mais ao norte, para defender os Sete Reinos dos selvagens e outras coisas piores. Já foi uma ordem honrada, mas atualmente são na sua maioria criminosos (pois a pessoa que entrar na Patrulha é perdoada por seus crimes).

 

RESUMO DA ÓPERA:

Episódio 1: A série já começa chutando o balde ao mostrar o pessoal da Patrulha da Noite enfrentando, em uma incursão para lá da Muralha, uns monstrengos de olhos brilhantes conhecidos como Caminhantes Brancos. Somos apresentados à família Stark, que descobre uma ninhada de lobos gigantes cuja mãe foi morta, um para cada filho da família (incluindo um lobo branco estranho para Jon Snow). Enquanto isso, morre Jon Arryn, o Mão do Rei (uma espécie de “primeiro ministro”), e o rei Robert aparece em Winterfell pra pedir que Eddard seja o novo Mão. A irmã de Catelyn e esposa do Mão falecido, Lysa Arryn, acredita que o sujeito foi assassinado pelos LannistersBran Stark flagra a rainha Cersei e seu irmão Jaime brincando de esconder a salsicha, e ele joga o moleque do alto da torre. Lá no outro continente, conhecemos ViserysDaenerys Targaryen; a última está se casando com Khal Drogo em troca de apoio militar para Viserys.

Episódio 2: A comitiva real parte de Winterfell para Porto Real, levando consigo Eddard Stark e suas duas filhas (a mais velha, Sansa, está prometida para Joffrey). No meio da estrada, Joffrey tem um acesso de babaquice e ocorre uma briga na qual a loba de Arya se envolve; no final, mandam matar a loba de Sansa (porque Arya foi mais esperta e expulsou sua loba). Sandor Clegane mata também um amigo de Arya que estava envolvido. Jon Snow partiu pra Muralha junto com Tyrion Lannister – Jon quer entrar na Patrulha da Noite, e Tyrion tá só fazendo turismo mesmo. Bran está em coma após sua queda, e lá pelas tantas aparece um sujeito tentando matá-lo com uma adaga bacana, mas é derrotado por Catelyn e pelo lobo de Bran. Com seu filho em coma e ameaçado por assassinos, Catelyn decide que a coisa mais lógica a fazer é abandoná-lo para correr pra Porto Real pra avisar Eddard e/ou investigar o ocorrido.

Episódio 3Eddard chega em Porto Real e descobre que o rei não tá nem aí pro reino, o qual está devendo até as cuecas. Catelyn também chega e encontra seu velho conhecido Littlefinger, que tem uma quedinha por ela, e diz que a tal adaga bacana usada na tentativa de assassinato de Bran é de Tyrion. O resto é mais enrolação mesmo – Viserys mostra que é babaca e Daenerys fica obcecada com seus ovos de dragão (que ela ganhou de presente de casamento) enquanto eles viajam para Vaes Dothrak para atender às tradições dos Dothraki, Jon Snow mostra que é mais foda que todo mundo junto na Patrulha da Noite, Bran (que acordou do coma e está paraplégico) choraminga, Arya faz aulas de esgrima…

OK, o professor de esgrima dela é um dos personagens mais legais da série, então tá valendo.

OK, o professor de esgrima dela é um dos personagens mais legais da série, então tá valendo.

Episódio 4Eddard começa a investigar a morte de Jon Arryn, o Mão anterior. Ele descobre que o sujeito estava lendo um livro sobre a história das casas reais de Westeros, e andou investigando umas crianças que parecem ser filhos bastardos do rei Robert. Quando ele tenta conversar com o ex-escudeiro (ex-cudeiro?) de Arryn, o rapaz “por acaso” morre em um torneio de justa (aquele negócio com lanças em cima do cavalo), contra Gregor Clegane, irmão de Sandor e vassalo dos Lannisters. Hummm… Lá na Muralha, chega um gordinho chamado Jovem Nerd Samwell Tarly, que Jon Snow logo acolhe como seu amigo e protegido (porque caso contrário o coitado não durava um dia). Enquanto isso, Tyrion está voltando pro sul e esbarra no meio do caminho com ninguém menos que Catelyn Stark, que manda prendê-lo no ato para ser julgado pela tentativa de assassinato contra Bran.

Episódio 5Catelyn leva Tyrion para o Vale de Arryn, para que ele seja julgado por sua irmã Lysa Arryn, no que ela descobre que Lysa está totalmente paranoica e desequilibrada (e dá de mamar ao seu filho de oito anos). Em Porto RealEddard prossegue com sua investigação, e ouve dizer que Jon Arryn foi assassinado por fazer perguntas inconvenientes (tipo as que ele tem feito). Ele briga com o rei Robert por causa de Daenerys Targaryen – ao saber que ela está grávida (e, portanto, tem um possível herdeiro ao trono, além dos aliados Dothraki), Robert decide mandar assassiná-la, e Eddard acha essa atitude covarde. Mais tarde, Eddard é confrontado por Jaime Lannister no meio da rua por causa do quiproquó entre Catelyn e Tyrion, os dois brigam, e Eddard termina com uma lança atravessada na perna. Somos também apresentados ao cavaleiro Loras Tyrell, o qual é namorado do irmão do rei, Renly Baratheon.

 

Sim, você entendeu direito.

Sim, você entendeu direito.

Episódio 6: Em Winterfell, Bran Stark tem sonhos com um corvo de três olhos. Quando ele decide testar sua sela para Portadores de Necessidades Especiais, cavalgando na floresta junto com RobbTheon Greyjoy, eles são emboscados por um bando de selvagens do Norte além da muralha, que são derrotados por Robb e Theon – com exceção de Osha, que é levada para o castelo como criada. No Vale de Arryn, Tyrion é julgado, sendo acusado não só de mandar matar Bran mas também de matar Jon Arryn. Ao perceber que não teria chances num julgamento normal, Tyrion pede um ordálio por combate, no qual um mercenário que ele conheceu na viagem resolve lutar em seu nome, derrotando facilmente o cavaleiro escolhido por Lysa, e com isso ele fica livre pra se mandar dali. Em Porto Real, o rei Robert vai caçar e deixa Eddard respondendo pelo reino; ao ouvir dizer que Gregor Clegane está atacando as Terras dos Rios (Riverlands), território natal de Catelyn, Eddard manda um cavaleiro apreender Gregor, e convoca Tywin Lannister, patriarca da família Lannister, para responder pelos atos de Clegane. Logo em seguida, revisando o tal livro de genealogias nobres, ele saca qual é o segredo que Jon Arryn descobriu – que Joffrey Baratheon e seus irmãos não são filhos de Robert, e sim de Jaime Lannister. Enquanto isso, em Vaes DothrakDaenerys cumpre um ritual onde come o coração cru de um cavalo e recebe a aclamação geral do povo. Com invejinha, seu irmão Viserys toma todas e vai encher o saco de Khal Drogo, ameaçando-o e perguntando cadê sua coroa; Drogo responde despejando ouro derretido na cabeça do mala.

Episódio 7: Os Lannisters estão entrando em guerra aberta contra o pessoal das Riverlands, sob a liderança de TywinJaimeJon Snow finalmente se “gradua” na Patrulha da Noite, e na cerimônia de juramento, seu lobo descobre cadáveres de patrulheiros mortos. No outro continente, Daenerys sofre uma tentativa de assassinato, o que leva Khal Drogo a se convencer a invadir os Sete Reinos. Em Porto Real, Eddard demonstra sua enorme esperteza ao confrontar Cersei diretamente sobre a questão dos filhos sem falar com mais ninguém; o rei Robert volta da caçada mortalmente ferido, e nomeia Eddard regente em seu testamento; Renly Baratheon vem com uma história de juntar um exército e tomar o poder quando Robert morrer, o que Eddard recusa (inclusive porque o herdeiro legítimo, no caso, fica sendo o mais velho dos irmãos de Robert, Stannis Baratheon); Robert morre, Eddard chega na cara do já coroado rei Joffrey com o testamento, que Cersei rasga, e é capturado e jogado na masmorra.

Episódio 8Eddard mofa na cadeia enquanto Sansa é mantida sob poder do rei Joffrey (que promete poupar a vida de Eddard se ele confessar), e Arya, mais esperta, foge do castelo. Robb Stark, sabendo do que ocorreu, junta um exército pra ir pro sul libertar seu pai. Na Muralha, um dos cadáveres encontrados volta à vida como um zumbi gelado from hell, que Jon Snow só consegue derrotar com fogo. Tyrion está viajando pelo Vale quando é atacado por tribos bárbaras, e usa sua lábia para não só sobreviver mas inclusive fazer com que os bárbaros trabalhem pra ele. Enquanto isso, do outro lado do mundo, os Dothraki saqueiam uma vila; Daenerys, que não tá acostumada com essas coisas, manda pararem de estuprar uma senhorinha, que é uma espécie de bruxa. Isso irrita os guerreiros dothraki; um deles vai confrontar Khal Drogo a respeito e o machuca, e a bruxa faz o curativo desse ferimento.

Tyrion, fazendo sua mágica nos bárbaros. Sério, como que ele consegue?

Tyrion, fazendo sua mágica nos bárbaros. Sério, como que ele consegue?

Episódio 9Robb e seu exército chegam nas Gêmeas, onde Lorde Frey não deixa ninguém passar até Catelyn arranjar um acordo no qual Robb fica obrigado a se casar com uma das filhas de Frey. Eles dividem suas forças; uma pequena parte vai para o lugar onde Tywin Lannister estava esperando (e onde Tyrion chegou juntamente com sua horda de bárbaros, aliás), enquanto a maior parte ataca o pessoal de Jaime Lannister e o captura. Em Porto RealEddard decide confessar (falsamente) seus “crimes”, para poupar suas filhas, e Joffrey manda executá-lo. Enquanto isso, Khal Drogo adoece e cai (culpa do curativo da bruxa) e ela faz um puta ritual satânico para trazê-lo de volta à vida, no que Daenerys entra em trabalho de parto e é levada para dentro da tenda onde está rolando a magia negra.

Episódio 10Arya, que foi ver a execução de seu pai, é levada por um patrulheiro da Patrulha da Noite, que a disfarça de menino para sua segurança e a coloca no meio dos bandidos que ele está levando para a Muralha (o plano é deixá-la em Winterfell). Já Sansa se ferrou mesmo na mão do psicopata Joffrey. Robb Stark é declarado Rei do Norte por seus vassalos, que já estão de saco cheio dos traíras do Trono de Ferro, enquanto Tywin Lannister (que acabou de levar uma bela enrabada de Robb no campo de batalha) manda Tyrion ir pra Porto Real e agir como Mão do Rei pra botar ordem nessa putaria. Lá do outro lado, Daenerys acorda com seu filho natimorto, Khal Drogo em estado vegetativo e a maioria de seu bando tendo se dispersado sob o comando de diferentes guerreiros. Puta da vida, ela pega a tal bruxa, o Drogo, o filho dela, e até o cavalo, e põe todo mundo numa pira funerária (a bruxa estando viva), juntamente com seus ovos de dragão, e logo em seguida entra ela também. Quando apaga o fogo, tá lá ela, ilesa, com os três dragões que chocaram.

 

PQPQPQP dragões!!!

PQPQPQP dragões!!!

E a segunda temporada? Confira no próximo post!

Curta nossa página no [Facebook] e nos siga no [Twitter] para mais bugigangas do universo Nerd Geek!

One thought on “[SÉRIES] Game of Thrones – Resumão da primeira temporada

Comments are closed.