[SÉRIES] “Dois Irmãos” está sendo adaptado para a TV por Luiz Fernando Carvalho

dois irmaos caua reymond como omar 2

Depois de ser transformado em graphic novel pelos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá (resenhada aqui), este ano o romance “Dois Irmãos“, de Milton Hatoum, também ganhará uma adaptação para a TV em formato de minissérie, dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

O diretor já tem uma respeitável experiência em adaptar obras literárias para a TV. Foi dele a direção das minisséries “Os Maias“, baseada na obra de Eça de Queiroz; “A Pedra do Reino“, inspirada no livro homônimo de Ariano Suassuna; “Capitu“, uma releitura de “Dom Casmurro” de Machado de Assis; além de ter dirigido o filme “Lavoura Arcaica“, adaptação do romance de Raduan Nassar.

Dois Irmãos terá Mateus Abreu e Cauã Reymond em dose dupla, interpretando os gêmeos Omar e Yaqub na infância e na vida adulta, respectivamente; Gabriela Mustafá, Juliana Paes e Eliane Giardini serão Zana, mãe dos gêmeos, em três fases da minissérie, enquanto Bruno Anacleto, Antonio Calloni e Antonio Fagundes interpretarão Halim, pai dos gêmeos; Letícia Almeida e Bruna Caram farão Rânia, irmã dos gêmeos; Silvia Nobre Waiãpi fará o papel de Domingas, empregada da casa, descendente de índios amazonenses; Irandhir Santos será Nael, o narrador da história; e Barbara Evans interpretará Lívia, um dos motivos da rivalidade dos dois irmãos.

Também já foram confirmados no elenco Munir Kanaan e Antônio Abujamra, que interpretarão o poeta boêmio Abbas, respectivamente na primeira e na segunda fase da minissérie.

Veja abaixo algumas fotos do elenco durante os ensaios e nos bastidores das gravações:

A minissérie será a primeira adaptação áudio visual de uma obra de Milton Hatoum, mas não a última. Ainda este ano “Órfãos do Eldorado“, outro romance do escritor manauense, terá sua adaptação lançada nos cinemas, dirigida por Guilherme Coelho. E paralelo a isto estão sendo preparadas adaptações para o cinema do conto “O adeus do comandante” do livro “A cidade ilhada“, pelo diretor Sérgio Machado; e de “Relato de um certo Oriente“, que será dirigido por Marcelo Gomes.

Tal atração das obras de Hatoum sobre tantos diretores brasileiros se deve ao fato de grande parte delas ambientar-se na região amazônica, um ponto do Brasil que ainda é pouco abordado em obras áudio visuais, e de sua qualidade como contador de histórias e criador de personagens, além da qualidade cinematográfica de seus textos.

dois irmaos luiz fernando carvalho

Luiz Fernando Carvalho

Em entrevista ao jornal O Globo, Luiz Fernando Carvalho disse o seguinte a respeito da linguagem de Dois Irmãos:

Ela é, ao mesmo tempo, fundadora e herdeira de uma grande literatura. Sem qualquer nacionalismo, recebe de Machado de Assis e Conrad, dialogando ainda com Graciliano e Proust. É também uma saga familiar, o que sugere praticamente um gênero dentro da literatura e da TV. Em “Dois irmãos”, o voo está presente. A atmosfera da saga atravessa décadas, formando um painel humano e político do país. Não há outro livro que faça uma metáfora tão adequada aos tempos de hoje.

dois irmaos milton hatoum

Milton Hatoum

Outro aspecto da obra que se destaca é sua abordagem da imigração libanesa, e o retrato que Hatoum fez da vida dos imigrantes. A respeito disto o autor comentou o seguinte em entrevista ao site O Popular:

Essa imigração no Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, vai interessar milhões de brasileiros. Só de origem árabe são 12 milhões de pessoas. E eles têm muitos amigos – afinal estão aqui há mais de um século –, o que os coloca no imaginário de milhões de pessoas, desde o quibe e da esfiha que você compra em qualquer esquina (risos), até a obra do Guimarães Rosa, que tem uma família árabe no sertão.

Falando sobre a adaptação pra TV, Hatoum acredita que ela contribuirá para a eliminação de alguns clichês a respeito da Amazônia e dos imigrantes libaneses:

A história de Dois Irmãos vai desconstruir isso e por isso acho que acabou sendo tão poderosa. É trabalhar a essência do romance. Com outra linguagem, a série vai destrinchar a essência do romance, que foge dos estereótipos e dos clichês.

Dois Irmãos está prevista para estrear na Globo em junho.