[SÉRIES] Constantine: Produtores falam sobre bissexualidade e tabaco na TV

CONSTANTINE[1]

A sexualidade de John Constantine nunca foi algo tão importante ao ponto de moldar o personagem nas HQs. Ele teve sim suas aventuras com alguns rapazes (duas vezes apenas, se não me engano.) ao longo de quase 30 anos, mas isso nunca foi algo que se destacasse na história do mago rabugento. Mesmo assim, fica a pergunta: o Constantine da série da NBC será bissexual como o da HQ? Em uma coletiva de imprensa que aconteceu durante o Encontro Semi-anual da Associação de Críticos de Televisão no Reino Unido, os produtores da série, Daniel Cerone e David S. Goyer, responderam a essa e outras perguntas. Sobre a questão da bissexualidade. Cerone disse:

“Nos quadrinhos, John Constantine envelheceu em tempo real. Em quase 3 décadas pode ter havido uma ou duas edições em que ele foi para a cama com um homem. Então, quem sabe, daqui 20 anos? Mas não há planos imediatos”.

O filme de 2005, com Keanu Reeves, também não abordou a questão da sexualidade do personagem. Outro tema abordado na coletiva foi o do uso do tabaco. Constantine é viciado em cigarros. Fuma um atrás do outro e já teve até um câncer no pulmão que quase o matou (nota do editor: saiba mais sobre isto nesta resenha) – só escapou porque conseguiu trapacear a Morte. Para a série o produtor David. S Goyer  afirmou que Constantine é de fato um fumante, mas não iremos presenciá-lo fumando. O produtor disse ainda que não há muito o que possa fazer, devido aos padrões de conteúdo para tv que devem ser obedecidos. “Ele é um fumante na série, nós não vamos fugir disso, mas também não vamos glorificar”, concluiu. 

hellblazer173[1]

♥Constantine e Stanley Manor em cena da história “Cinzas e Pó na Cidade dos Anjos”♥

Quando um repórter o pressionou, perguntando o que isso significava – vamos ver o cara fumando ou não? – Cerone respondeu que “essa é uma questão que você deverá perguntar à NBC futuramente, mas eles se atém aos padrões de conteúdo para tv. E nós entendemos isso, sabemos em que universo estamos e já ouvimos “dicas” das mais diversas áreas: “vamos fazê-lo usar um adesivo de nicotina”, “vamos fazê-lo mascar muito chiclete”. Nós achamos que fazer ele esnobar tudo seria mais realista.

Em outras palavras, no misterioso mundo das regras para a tv podemos ver um cara cortando seu próprio rosto e alimentando os cães com ele, além de comer o próprio nariz depois (Hannibal, do mesmo canal – NBC) mas aparentemente não podemos ver um sujeito fumando um cigarrinho inocente. Cerone concluiu:

“É que, veja, ele é um fumante. Nós estamos em um canal de televisão, então estamos limitados ao que podemos mostrar e o que não podemos mostrar. Mas se formos completamente honestos com o personagem, Constantine tem uma vida sexual saudável e não vamos mostrar isso na tv também”.

 Os produtores fizeram questão de dizer que lutaram para que o personagem principal fosse loiro e inglês. Essa foi uma batalha que eles conseguiram ganhar. Anunciaram também que a atriz Angelica Celaya vai entrar na série no papel de Zed. Ela deve entrar no lugar de Lucy Griffiths, que está deixando o programa.

Constantine-TV-show-smoking[1]

O cigarrinho vai fazer falta na caracterização

Fonte: EW