[SÉRIES] 50 anos de Doctor Who

O que Inglaterra, Canadá, Brasil, México, Botsuana e Tailândia têm em comum?

Todos estão entre os 75 países participando das comemorações simultâneas dos 50 anos de Doctor Who. Whovians e não Whovians do mundo inteiro estão em festa, celebrando a maior série de Ficção científica de todos os tempos. São quase 1500 salas exibindo simultaneamente o espisódio especial, 10.000 ingressos foram esgotados em 28 minutos no mundo inteiro, estimulando a BBC a abrir novas salas de exibição para o especial; além disso, os canais da BBC ao redor do mundo também irão exibir o programa especial (que no Brasil vai ao ar pela BBC HD).

Nós também entramos no espírito de celebração e já trouxemos pra vocês novidades sobre o especial de 50 anos The Day Of The Doctor, uma matéria sobre como fazer uma TARDIS no mundo real, e nossa página no Facebook está com decoração especial em homenagem ao Doctor. Por isso queremos compartilhar com vocês os motivos para comemorar os 50 anos de Doctor Who.

Doutor quem?

Se você é fã, é bom você ter uma ideia dos números de Doctor Who pra esfregar na cara dos amiguinhos; e se não é, é bom ter uma ideia da dimensão que esse show ‘underground’ alcançou.

São 33 temporadas (26 da série clássica de 1963 até 1989; e 7 da série atual de 2005 até o presente) e um longa metragem de 1996; um total de 798 episódios, dos quais 97 tiveram suas cópias originais destruídas (por diversos motivos como ‘economia de espaço’) pela BBC e até hoje não foram recuperados; 19 Produtores e 27 co-produtores e produtores associados; 90 escritores e 83 diretores.

12 Doutores (contando com a misteriosa versão do John Hurt) e 39 companheiros.

Se você for assistir todos os episódios em seqüencia, sem parar nem para tomar ir ao banheiro, vai precisar de 18 dias. São 408 horas e 17 minutos já televisionados (e já há mais para ir ao ar).

230 indicações e 128 prêmios e dois recordes no Guinness World Records (maior show de ficção científica do mundo e série de ficção científica mais bem sucedida do mundo).

5 Spinn-offs (K-9 and Company, Tardisodes, Torchwood, The Sarah Jane Adventures, e K-9); 8 documentários (Whose Doctor Who, Thirty Years in the TARDIS, Dalekmania, Doctor Who Confidential, Totally Doctor Who, Torchwood Declassified, Doctor Who: The Commentaries, e An Adventure in Space and Time); e 8 shows (The Curse of the Daleks, Doctor Who and the Daleks in the Seven Keys to Doomsday, Doctor Who – The Ultimate Adventure, Doctor Who: A Celebration, Doctor Who Prom 2008, 2010 e 2013, e Doctor Who Live).

Qual o melhor Doctor?

Nick Evershed, do The Guardian, fez uma material sensacional cruzando os dados de satisfação dos telespectadores de cada episódio extraídos do IMDB e estabelecendo uma média de acordo com o Doctor que estava associado a esses episódios, ele extrapolou qual é o Doctor preferido do público.

notas doutor

Na série antiga o Doctor que tem a melhor classificação é Tom Baker, o quarto doutor; e David Tennant o décimo doutor lidera o ranking da nova geração.

Usando a mesma comparação para as temporadas, a maior nota foi da temporada clássica 13, com o quarto doutor Tom Baker. Tennant vem logo em seguida com a temporada 4.

notas temporada

Segundo uma votação direta feita pelo RadioTimes.com David Tennant e Billie Piper foram escolhidos melhor doutor e melhor companheira respectivamente. Foram cerca de 20.000 votos Tennant ganhou disparado com 56.1% dos votos contra 15.93% do segundo lugar Matt Smith, já Billie Piper como Rose Tyler levou um quarto dos votos entre os companheiros com 25.09% dos votos contra 15.42% de Elisabeth Sladen no papel de Sarah Jane Smith. Este resultado foi ao ar depois da decisão da BBC de Tennant e Piper retornarem para seus papéis no especial de 50 anos The Day of The Doctor.

No site The Mind Robber é possível ver os índices de audiência de cada um dos episódios já exibidos de Doctor Who em um gráfico.

A face do Doctor

Conheça as regenerações do Doctor

 

Literatura Whovian

Pra quem ama Doctor Who e não larga o cheirinho de papel e mora no Brasil, distante dos lançamentos maravilhosos que acontecem no exterior, já pode começar a dar seus berros de alegria.

A Editora Rocco confirmou hoje o lançamento do livro “Doctor Who: 11 Doctors, 11 stories” um compilado especial de 11 livros lançado este ano em comemoração ao aniversário da série. Dentre os nomes que constam entre os autores estão Neil Gaiman (American Gods, Stardust) e Eoin Colfier (Artemis Fowl).

Rocco Doctor Who

 

Já a Editora Suma de Letras anunciou o lançamento de Shada. Um arco de histórias de Doctor Who conhecido como Sinfonia Nº 8, escrito totalmente por Douglas Adams (O Guia do Mochileiro das Galáxias).

Suma de letras Doctor Who

Parabéns pro Doutor!

50 anos, ainda jovem. E se você quiser participar da festa de comemoração fique ligado, elas já estão rolando por aí, até doodle do Google o doutor ganhou.

São mais de 20 salas de cinema da Cinemark exibindo o Especial “The Day of the Doctor” no Brasil em 3D, simultaneamente a transmissão na Inglaterra. A BBC HD Brasil exibirá, também simultaneamente, o especial em HD. Tudo às 17:50h do horário de Brasília do dia 23 de novembro. Mesmo dia e horário em que foi ao ar o primeiro episódio em 1963.

Ainda na BBC HD Brasil haverá a exibição do docudrama de Mark Gatiss “An Adventure in Space and Time” às 19:10 no dia 23, e depois reprise às 23h.

Caso você perca, ou queira assistir de novo, dia 24 tem mais! 19:30h o especial “The Day of the Doctor” e às 22h e novamente às 23:30h “Na Adventure in Space and Time”.

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter para mais bugigangas do universo Nerd Geek.