[SÉRIE] “O Homem do Castelo Alto” – Piloto (resenha)

themaninthehighcastle

por Gustavo Mataruna

Baseada na premiada obra de Philip K. Dick (PKD), O Homem do Castelo Alto (publicado no Brasil pela editora Aleph), a série The Man in the High Castle explora um universo alternativo pós-Segunda Guerra Mundial onde os países do Eixo são os vencedores e os Estados Unidos têm seu território dividido entre japoneses e alemães. Um mundo onde as viagens aéreas são feitas em aviões-foguete e a colonização da Lua e de outros planetas, uma ambição germânica.

capa

Em contraste, temos um continente africano obliterado e judeus quase exterminados. Estes últimos são caçados implacavelmente por todo o globo mas sobrevivem, se escondendo atrás de nomes falsos e cirurgias plásticas.

Um mundo tão conturbado e imprevisível que a maioria das pessoas utiliza o milenar livro chinês I Ching como oráculo no dia-a-dia.

No cenário político mundial é evidente a hegemonia da Alemanha frente aos outros países do Eixo, bem como uma Guerra Fria com o Japão. Logo, a figura de espiões e traidores tornam-se mais frequentes na trama da série.

Em oposição ao governo fascista, células de resistência começam a se organizar e expandir, tendo como fio condutor um filme proibido que mostra um Estados Unidos vitorioso. O Gafanhoto torna-se pesado é a produção de um misterioso cineasta que vive isolado em um castelo no alto das montanhas.The-Man-in-the-High-Castle-NY-and-San-Francisco

O plot terá como protagonista Juliana Crain; personagem interpretada pela atriz francesa Alexa Davalos (Mob City, Fúria de Titãs), que tem sua rotina quebrada ao receber um rolo do filme proibido.

Além de Alexa Davalos, o elenco ainda conta com Luke Kleintank (Pretty Little Liars), Rupert Evans (The Village, Hellboy), Cary-Hiroyuki Tagawa, Joel De La Fuente (Hemlock Grove), Rufus Sewell (Parade’s End, Eleventh Hour, O Ilusionista) e DJ Qualls (Z Nation).

A série é, na verdade, uma aposta da Amazon para iniciar uma produção própria e obter o mesmo sucesso alcançado pela Netflix com House of Cards. Para isto, o Amazon Studios convidou ninguém menos que Ridley Scott, que já dirigiu Blade Runner – adaptação de Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?, outra obra de K. Dick – para ser produtor executivo da série de TV. Já o roteiro ficou a cargo de Frank Spotnitz (Arquivo X) e a direção de David Semel (Legends, Madam Secretary).

Talvez a série não desenvolva tão bem os personagens como PKD o fez, mostrando seus conflitos morais e filosóficos. No entanto, o primeiro episódio mostrou o que se deve esperar da série: uma atmosfera de muita tensão e suspense.

Logo, podemos dizer que “há potencial”.davalos-the-man-in-the-high-castle

O piloto está disponível online somente na Amazon Prime dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. (Nota do editor: mas sei que você dará um jeito de assistir, caso tenha se interessado 😉 

nota-4

2 thoughts on “[SÉRIE] “O Homem do Castelo Alto” – Piloto (resenha)

  1. Pingback: [LIVRO] O Homem do Castelo Alto (resenha) | NERD GEEK FEELINGS

Comments are closed.