[SÉRIE] Gotham s01e01: Uma outra visão

gotham-promo-elenco

por Laura Hofmann

Assisti ontem a estréia no Brasil da série que explica as origens da cidade de Gotham como a grande protagonista da origem do nosso querido herói morcego através dos olhos do Comissário Gordon, enquanto um jovem detetive.

gotham-promo-poster-2-fragmentApesar da probabilidade de se tratar de um drama de origens, onde eu esperava ver o herói e os vilões sutilmente infantilizados, afinal, a maioria é muito jovem naquele momento, o que presenciei foi uma versão surpreendente das suas origens e da noção de que, de fato, não só Batman foi fruto da degradação de Gotham, mas cada um dos vilões que cruzaria seu caminho.

gotham-bruce-e-alfredDurante o episódio, cada vilão foi apresentado, e o mais notável da série foi intrincar a origem destes no mesmo ato que gerou Batman. A morte dos Wayne fez muito mais do que trazer das trevas um herói. Da mesma morte Gotham irá sucumbir, nos anos vindouros, das conseqüências de um ato que (até o momento) parece aleatório. E é exatamente a manutenção do status quo da degradação instituída em Gotham que dá à luz os vilões, enquanto que paradoxalmente das trevas surge o herói.

Há também a sutileza da narrativa em apresentar os personagens e suas relações, inclusive as mais importantes, com destaque para Alfred e Master Bruce, que com um pequeno gesto e duas frases definem o que será a relação de afeto e respeito mútuo, que é tão cara a todos os fãs do morcego.