[SÉRIE] Agents of S.H.I.E.L.D. S02E01 – Shadows

5410cdc68760e-6c31f200b804ae1448c269e7c866d4d5E dando continuidade a um ano ótimo para as séries baseadas em quadrinhos, depois de Gotham foi a vez da season premiere da segunda temporada de Agents of S.H.I.E.L.D., propondo um tom mais sombrio para a série, novos personagens e a nova S.H.I.E.L.D. dirigida pelo Agente Coulson.

Fazendo um resumão dos acontecimentos da primeira temporada, Nick Fury (Samuel L. Jackson) designou o Agente Phillip Coulson (Clark Gregg), depois de sua aparente morte em Os Vingadores, à liderança de uma equipe secreta, em que cada membro pertencia a um setor diferente da S.H.I.E.L.D.. Foram chamados Melinda May (Ming-Na Wen), Grant Ward (Brett Dalton), Leo Fitz (Iain De Caestecker), Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge) e a hacker Skye (Chloe Bennet). Depois dos eventos de Capitão América: O Soldado Invernal, com a queda da S.H.I.E.L.D., o grupo descobriu que Ward era um membro da HIDRA, que junto com outro agente, organizou uma fuga no Index, um lugar em que a S.H.I.E.L.D. mantinha pessoas e objetos com poderes. No final da primeira temporada, o grupo e os agentes remanescentes derrubaram os membros do grupo de Ward e o prenderam. Depois disso, Coulson decide reconstruir a S.H.I.E.L.D. do zero, como diretor.

[ATENÇÃO: SPOILERS ABAIXO]

O episódio começa com um flashback do pós-Segunda Guerra com a Agente Carter (Hayley Atwell) e o Comando Selvagem invadindo uma base da Hidra, lá eles encontram e confiscam vários artefatos misteriosos, dentre eles um 0-8-4, objeto metálico perigoso que parece matar apenas com um toque, chamado apenas de Obelisco. Em outra cena, onde Peggy e Dum Dum Duggan conversam, temos um easter egg de um dos mistérios da primeira temporada, mostrado rapidamente numa grande caixa de madeira.

shielder

Voltando ao presente, vemos dois novos personagens, Izzy Hartley (Lucy Lawless, sim, é a Xena!) e Lance Hunter (Nick Blood) negociando informações com um ex-agente da S.H.I.E.L.D., aí é que eles ficam sabendo desses artefatos, mas que, com a queda da S.H.I.E.L.D., agora são de posse do governo. A negociação é interrompida por Carl Creel (Brian Patrick Wade), o Homem Absorvente, que mata o ex-agente e escapa. Depois de uma reunião sobre o ocorrido com Coulson,  ele vê as fotos dos artefatos e vê o símbolo da SSR (o grupo que se tornaria a S.H.I.E.L.D. anos depois) e o reconhece da caixa de ferramentas do Fury como o primeiro 0-8-4 .

Logo em seguida, vemos Fitz e Simmons no laboratório, e Fitz parece ter problemas pra se lembrar de algumas palavras e Simmons o ajuda a lembrar. Ele está sendo medicado, mas ainda está se atrasando com os projetos, principalmente no novo dispositivo de camuflagem do avião da equipe. May entra no laboratório e pergunta sobre o objeto obtido por Skye na briga contra Creel. O objeto acaba virando carne de novo e começa a sangrar.

Depois de descobrir que Creel era um dos fugitivos do Index, a equipe manda Skye para a cela de Grant Ward para obter informações sobre Creel. Ele conta que ele era um boxeador no passado, e que a S.H.I.E.L.D. pode usar uns “buracos” na frequência das comunicações antigas da S.H.I.E.L.D. para interceptar as comunicações da HIDRA. Apesar de parecer mudado, Skye não dá bola pra Ward, e sai no momento que ele iria falar sobre o pai dela.

MING-NA WEN, LUCY LAWLESS, NICK BLOOD, WILMER CALDERON, HENRY SIMMONS, CHLOE BENNET, PATTON OSWALT

Outro retorno presente no episódio é do General Glenn Talbot (Adrian Pasdar) e ele funciona como uma ligação da equipe até a instalação de segurança, onde a caixa com o 0-8-4 estava sendo contida. Através de uma armadilha, a equipe consegue trazer Talbot a bordo, com isso eles pegam informações que permitem a entrada do agente Tripplet (B.J. Britt) na instalação.

Já dentro da instalação, Hartley acha o Obelisco e, ao ser confrontada por Creel, acaba segurando o objeto. Com isso, a mão e o antebraço dela passam a mudar de cor, enquanto ela grita com muita dor. Creel foge e ela é socorrida por Hunter, mas não consegue largar o Obelisco. Enquanto a equipe foge da instalação, descobrimos a verdade sobre Fitz. Devido aos danos cerebrais que ele sofreu, ele está realmente com as funções cerebrais limitadas, e a Simmons que ele vê é uma projeção do cérebro dele, que tenta ajudá-lo a se lembrar das coisas. A Simmons real acabou deixando a equipe antes de ele se recuperar.

Voltando ao carro, Hartley pede para Hunter cortar o antebraço dela devido a dor, Hunter hesita mas antes que pudesse fazer, Creel absorve o asfalto e deixa o carro se chocar contra ele. O carro capota e Hartley acaba morrendo. Creel absorve o material do pneu e pega o Obelisco.

No final, descobrimos que um dos cientistas da Hidra que aparece no flashback no início do episódio é o Dr. Daniel Whitehall, e ainda está vivo e jovem nos dias de hoje. Isso seria uma maneira de explicar as experiências com aliens, e também a introdução da fórmula do infinito no Universo Marvel. Se você não sabe quem é Daniel Whitehall, ele atende pelo nome de Kraken nos quadrinhos, personagem criado por Jonathan Hickman para a revista Guerreiros Secretos e membro do grupo Zodíaco, do qual John Garrett, Dum Dum Dugan, Barão von Strucker e até Nick Fury faziam parte.

reed-diamond-107311

O episódio rendeu pouco mais de 5 milhões de telespectadores de audiência, mantendo a média dos últimos episódios da primeira temporada. Outro ponto interessante foi a mudança no tom da série, seguindo um tom mais sombrio presente nos últimos episódios da primeira temporada. Se seguirem com esse plot por mais alguns episódios, tem tudo pra continuar cada vez melhor. Agora resta saber o que houve com o Deathlok, o alien da primeira temporada, e qual é a da Harpia (Adrianne Palicki).

bobbi-morse-shield-107635