Scooby-Caverna Doo Dragão.

1

    O que faz ou fazia (porque já foi melhor) The Big Bang Theory uma excelente série? Simplesmente porque os Nerds e “Nerds” se identificavam com as discussões (que parecem bobas) de cunho nerd que não levam a nenhum lugar, mas são fabulosas justamente por causa disso. Quem tem grupos que sentam pra conversas asneiras sabem disso. Eu tenho meu grupo e de vez em quando paramos pra falar sobre viagem no tempo, quem é o mais forte dos Super Heróis, etc. SIM GENTE, ISSO EXISTE. Pode parecer loser, mas é bem engraçado na maioria das vezes.

    Sendo assim, a cabeça de um nerd funciona de forma diferente. E eu me considerando NERD tenho lá minhas ideias, pensamentos dementes, etc. O que nos leva ao tópico deste post. Estava eu deitado e depois de fazer uma pesquisa de imagens sobre Caverna do Dragão (desenho – Dungeons and Dragons) me veio esse pensamento. Caverna do Dragão teriam seus personagens inspirados em Scooby Doo?

     Primeiro para não parecer iniciante vamos situar o momento da criação de ambos, personagens e histórias. *Leiam o texto a seguir quem não conhece as idades e nomes e sobrenomes reais dos personagens. Se conhece pode pular para a teoria.

how-scooby-doo-works-3
1 – Scooby Doo – É um desenho animado americano produzido pela Hanna-Barbera, e criado no ano de 1969 por Iwao Takamoto. Constituído por um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives Fred Jones (16 anos), Velma Dinkley (15 anos), Daphne Blake (16 anos) e Salsicha (Norville Rogers, 17 anos), com um cão dinamarquês que fala chamado Scoobert-Doo, que viajam numa van chamada Máquina Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões.

caverna-do-dragão-blognerdegeek
2 – Dungeons & Dragons (Caverna do Dragão, no Brasil) é uma série de animação coproduzida pela Marvel Productions, TSR e Toei Animation, baseada no jogo de RPG homônimo. A série possui 27 episódios divididos em três temporadas, transmitidas originalmente entre os anos de 1983 e 1986 pela rede de televisão estadunidense CBS. No Brasil, a animação tem sido transmitida de vez em quando pela Rede Globo desde os anos 1980. Não fez grande sucesso lá nos E.U.A., mas aqui conseguiu status de cult. Os personagens são: Hank Grayson (guarda): com quinze anos de idade, assumiu a função de líder, ainda que hesitante. Eric Montgomery (cavaleiro): Filho de pais ricos, é constantemente arrogante e egoísta, preocupado mais consigo e com uma chance real de retornarem para casa. Diana Curry (Acrobata): com catorze anos de idade, é extremamente confiante e centrada, já apresentando habilidades acrobáticas no mundo real. Sheila O’Brien (ladra): irmã mais velha de Bobby, o qual procura proteger. Albert “Presto” Sidney (mago): com catorze anos de idade, seu nome verdadeiro é Albert, sendo “Presto” uma alcunha – não se sabe se criada pelo Mestre dos Magos ou por seus amigos. É tão inseguro quanto um garoto recém-saído da infância, e sua falta de habilidade física e timidez lhe dão o estereótipo do “nerd”. Robert “Bobby” O`Brien (bárbaro): com oito anos de idade. Impetuoso, demonstra temeridade inconsequente, o que por vezes cria problemas para o grupo.

     Ok. Depois das informações (In) uteis seguimos comparando. Scooby Doo foi criado primeiro e todo sabem que serviu de inspiração para muitos desenhistas, escritores, etc. Não posso afirmar com certeza se o povo que criou Caverna do Dragão (desenho) se utilizou dessa fonte. Mas o óbvio é que o processo de identificação fica mais fácil quando há um reconhecimento, mesmo que subconsciente. Não é a toa que fórmulas desgastadas ao longo de décadas continuam sendo usadas. Imagine o criador de caverna pensando “se essa trupe (scooby gang) foi aderida ao longo dos anos, nós podemos sugar um pouquinho também”.

      O que quero dizer é mais no aspecto da trupe de personagens, não da comparação de histórias dos desenhos. Obviamente um não tem nada a ver com outro. Mas os personagens… Vejam!

ATENÇÃO: O TEXTO NÃO É RACISTA, SÓ DE LÓGICA. NÃO SOU RACISTA, LONGE DE MIM, MAS SÓ ESTOU SEGUINDO A LÓGICA QUE CRIEI, PORTANTO NÃO REINTERPRETE.

FREDHANK

      Hank detém quase todas as qualidades de Fred. Lidera o grupo, mas isso não é oficial. A aparência se não é quase igual lembra muito. Fred e Daphne formam um casal não oficial assim como Sheila e Hank.

DaphneSHEILA
Eu nem vou falar muito da Daphne e Sheila, a imagem já diz tudo. Sheila e Daphne partilham de um certo desespero e histerismo ocasional, sempre ou quase acabam como vítimas nos desenhos.

VelmaERIC
Velma e Eric são taxados como chatos, e sim apesar de poucos lembrarem em alguns desenhos Velma é muito arrogante. Eric nem se fala. O uso das cores principais os ligam de foma mais forte.

Salsicha_Rogerspresto

      Salsicha e Presto dividem a timidez, medo excessivo, e covardia (no sentido de sempre estarem com vontade de ir embora dos acontecimentos). Mais uma aparência e paleta de cores que lembram automaticamente um ao outro. Presto entretanto pega uma ação emprestada da personagem Velma, ambos estão sempre perdendo seus óculos causando sempre a ação de procura e atrapalhamento por causa da falta de visão.

SCOOBYBOBBY
Scooby-loo é o Booby, nem por causa da aparência. Os dois são o “filhote” do grupo. Scooby loo e Bobby partilham a excessiva coragem e pentelhisse. São chatos pra caralho. Uma dica que Loo é Bobby é que o bárbaro tem sua vestimenta feita de pelos assim como…

scooby-dooDIANA
Sheila que representaria aqui Scooby Doo. Tem essas coisas da cor da pele e sua vestimenta ser de pelo e ela ser a única que usa colares (coleiras?). Se caso esses personagens tenham sido baseados em Scooby Doo não sei se isso de colocar uma mulher negra simbolizando um cachorro em sua forma humana. Se sim achei uma sacanagem. Uma ordinarice sem tamanho. Infelizmente nesta abordagem analítica não poderia tentar deturpar a interpretação, pois em termos de imagem Sheila é a única que lembraria, por paleta de cores e signos, Scooby Doo. Lamentável. Mesmo que fosse um personagem masculino, ou o que fosse, esse tipo de coisa, se foi feito, saiu de uma mente doentia (no sentido negativo mesmo).

      Bom, até eu que só fiz conjecturas pra mim mesmo acabei me convencendo no fim que aí existe uma boa porcentagem de chance dos artistas terem mesmo se baseado em Scooby Doo. E o que você achou?

6 thoughts on “Scooby-Caverna Doo Dragão.

  1. Interessantes algumas das comparações, Acho que os arquétipos, representados pelos personagens, o líder, o da garota indefesa, o da criança inconsequente está presente também em outras obras… Um outro desenho que certamente tem muito de Scooby Doo é o Tutubarão…

Comments are closed.