[SCI-FI] Star Wars: O fim do universo expandido

Por décadas, os trabalhos do Universo Expandido de Star Wars (UESW) nos deram histórias e detalhes da saga, indo além do que sabemos através dos filmes de George Lucas para o cinema. Mas, por mais que os livros, quadrinhos, video games e mais itens do UESW se baseassem em diretrizes impostas pela LucasFilm, os trabalhos não eram considerados oficiais. Lucas considerava apenas os seis filmes de Star Wars mais a animação “Star Wars: A Guerra dos Clones” como oficiais.

 Agora “todos os aspectos da narrativa de Star Wars no futuro serão conectados”, de acordo com a LucasFilm, que fez o anúncio no dia 25 de Abril, declarando pela primeira que que a companhia – sob a direção da Presidente da LucasFilm Kathleen Kennedy – “formou um grupo responsável pelas histórias, para inspecionar e coordenar todo o desenvolvimento criativo de Star Wars”.

“Nós temos um leque sem precedentes de novos entretenimentos de Star Wars no horizonte”, disse Kennedy. “Nós levaremos Star Wars de volta ao cinema e continuaremos a aventura através de games, livros, quadrinhos e novos formatos que estão emergindo. O futuro dessa narrativa interconectada permitirá fãs explorarem a galaxia de um modo mais profundo que antes”.

Uma nova trilogia de filmes – Star Wars Episódios VII, VIII e IX – que se passará logo depois de “O Retorno de Jedi” está planejada, mas esses filmes não seguirão narrativas já existentes no UESW, de acordo com a LucasFilm.

Agora que um novo UESW está sendo criado e irá coincidir com os novos filmes, o que acontecerá com o UESW original? A LucasFilm disse que os produtos existentes continuarão em catálogo e serão apresentados sob um novo rótulo, chamado “Legends”.

Expanded-Universe1

Criadores do novo UESW terão acesso total ao rico conteúdo do UESW anterior. Por exemplo, criações como O Inquisidor, O Bureau de Segurança Imperial e o Sistema de Sienar Fleet são elementos narrativos presentes na nova série animada, e todas essas ideias têm suas fontes em um RPG publicado nos anos 80.

  A LucasFilm também disse que a nova série, “Star Wars Rebels”, que será lançada nesse outono (n.t.: nos EUA) será o primeiro projeto a fazer parte do novo Universo Expandido Oficial. Os primeiros livros oficiais serão lançados pela Del Rey Books. O primeiro título, anunciado para Setembro, será “Star Wars: A New Dawn”, de Jackson Miller, e se passará antes dos eventos narrados na série “Star Wars Rebels”.