[RPG] Dungeons & Dragons 5a Edição: Saiu o PDF de Regras Básicas

tyranny_tiamat

A Wizards of the Coast, editora que publica o Dungeons & Dragons, acaba de publicar em seu site um arquivo em PDF totalmente DE GRÁTIS com as Regras Básicas para a mais nova edição do D&D (a quinta, que andaram chamando por aí de D&D Next). Você leu certo – as regras para a última versão do RPG mais famoso do mundo foram disponibilizadas totalmente na faixa pela editora, para que sua criação se espalhe o máximo possível pelos quatro cantos de nosso Plano Material.

Olha aqui o link de novo, pra quem por acaso não viu da primeira vez

Claro que os “Magos da Costa” não são bestas nem nada. A versão gratuita do D&D (pode considerar como sendo um “demo”, como aqueles jogos que vinham aos montes em CDs na década de 90) não tem a totalidade das regras, habilitando 20 níveis de personagem, as quatro classes mais tradicionais (guerreiro, mago, ladino e clérigo), e as quatro raças clássicas (humano, elfo, anão e halfling), assim como 120 magias, 5 backgrounds (uma mecânica nova) e fichas de personagem. Ainda assim, é um respeitável documento de mais de 100 páginas.

Mas e a versão “full”? Essa, como já noticiado aqui no NGF, estará disponível (em papel) como “starter set”, uma versão “iniciante”, a partir de 15 de julho, e o Livro do Jogador propriamente dito será lançado juntamente com a GenCon, em 19 de agosto. Isso significa que as “regras básicas” aqui são uma versão básica do básico que é o “starter set”… Talvez sejam a mesma coisa, mas com menos recursos extra (consta que o “starter set” virá com um “guia de aventuras” para o Mestre, de 64 páginas).

Pensamentos sobre a nova edição? Como ela é, o que mudou? Calma, pequeno gafanhoto, o arquivo acabou de sair, não é tão pequeno assim, e o titio aqui não é mágico. Vou analisar com cuidado e dar meu parecer assim que possível. Até lá, se você manja de inglês, fique à vontade pra baixar e dar suas próprias opiniões…

One thought on “[RPG] Dungeons & Dragons 5a Edição: Saiu o PDF de Regras Básicas

Comments are closed.