[QUADRINHOS] Marvel NOW! – Cable and X-Force #5

Cable and the X-Force 05-000

Cable and X-Force pode até não ter alcançado ainda o nível de qualidade do título Uncanny X-Force pré-Marvel Now no que diz respeito à reformulação de elementos, personagens e tramas da década de 1990, mas se tem um aspecto do trabalho de Dennis Hopeless que é tão bom quanto o de Rick Remender, seu antecessor num título da X-Force, e grande responsável pela revitalização da franquia, é o cuidado com o qual ele trabalha os relacionamentos e conflitos internos de uma equipe formada por indivíduos com personalidades muito fortes e contrastantes.

O texto a seguir contém SPOILERS.

Hopeless sabe criar familiaridade entre o leitor e os integrantes da X-Force fazendo com que passem por situações mais triviais, que é o que ocorre nesta edição. Com a equipe refugiada no México, cada integrante ganha sua chance de relaxar, esquecer um pouco dos problemas que criaram pra si mesmos na edição anterior, e reunir energias para o que promete ser uma vida mais cheia de correria e muitas complicações, agora que são considerados terroristas mutantes pelo resto do mundo.

cable_xforce_5_01a

A cena de abertura é ótima por encapsular o clima do restante da edição: Cable viajando despreocupadamente com um bando de motoqueiros. Essa despreocupação se repete nos outros segmentos focados nos demais membros. Colossus e Dominó bebem tequila num bar e mais tarde se entregam a uma forma bem mais, digamos, eficaz de relaxamento (e eu adoro a forma como Hopeless escreve os diálogos e realça a espontaneidade de Dominó); enquanto Forge e Dr. Nemesis disputam quem é o melhor num fliperama antigo, e mais pro final bolam um nova modalidade de “lucha libre” (realizando, no processo, a proeza de fazer eu me simpatizar com Nemesis, que está bem mais divertido e menos insuportável nesta história).

Cable and the X-Force 05-006

Os diálogos continuam sendo o ponto forte do autor, que novamente escreve uma conversa bem convincente entre Cable e Esperança, que diz muito sobre o relacionamento entre o pai e a filha com poucas palavras, e sem fazer com que o leitor sinta a necessidade de conhecer detalhes sobre histórias anteriores a esta série para entender suas atitudes e comportamentos. Gosto especialmente da forma como Hopeless faz Cable expressar sua preocupação por Esperança através de palavras ásperas que, à sua maneira, deixam transparecer o amor que sente pela filha.

cable_xforce_5_09c-d

Apesar de escrever uma edição mais calma, Dennis Hopeless não perde a chance de fisgar o interesse do leitor por tramas futuras, dando a Cable mais uma visão premonitória, desta vez envolvendo a equipe de Vingadores liderada por Destrutor, que esteve atrás da X-Force durante as quatro primeiras edições. O escritor já antecipou em entrevistas que em algum momento as duas equipes se encontrarão novamente. E Rick Remender, escritor de Uncanny Avengers, já revelou que usará o vilão Apocalipse nos próximos arcos do título. O personagem que já teve uma ligação muito forte com Cable nas histórias protagonizadas por ele na década de 1990 e início de 2000, fazendo da premonição vista neste número o primeiro indício de uma possível saga futura envolvendo os títulos Cable and X-Force e Uncanny Avengers. Particularmente é uma possibilidade que me agrada, pois estou gostando muito de ambos.

Até lá, o jeito é seguir o exemplo de Dominó e Colossus nesta edição e, como diria a Marta Suplicy, relaxar e…

Cable and the X-Force 05-011

One thought on “[QUADRINHOS] Marvel NOW! – Cable and X-Force #5

Comments are closed.