[RESENHA] CAPITAO AMERICA 2: O SOLDADO INVERNAL (Captain America 2: The Winter Soldier)

o-retorno-do-primeiro-vingador-nova-arte-conceitual-capitc3a3o-amc3a9rica-vs-soldado-invernal

Da forma com que eu vejo o mundo, e sei que vocês vão perder o pouco respeito que tem por mim depois de ler isso, mas eu acho o Capitão América um herói muito mais legal do que o Batman. Pronto, falei.

quem-e-o-mais-rapido

O Capitão América não tem uma vale-Mary-Sue na manga para todas as ocasiões como o Batman, na verdade ele mal tem poder algum: ele tem super força e resistencia mas no universo dos super-heróis isso meio que equivale a saber respirar. E mesmo assim ele enfrenta deuses, devoradores de mundo, alíens e tiroreios apenas usando um escudinho (que é feito do material mais resistente da Terra, mas whatever).

E ele faz isso não porque ele tem um grande poder e uma grande responsabilidade por conta disso, ou porque seus pais morreram, ou porque ele “é a noite”, nada disso. Ele faz apenas porque é a coisa certa a se fazer e isso é o que é realmente ser um herói no meu livro.

Por isso eu tinha grandes expectativas para este filme que poderia ser um épico de ação (como o primeiro, um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos) ou poderia ser um filme sobre “o problema” do Capitão América (no caso ser um fóssil de 95 anos de idade criado em uma época que o bem e o mal eram pretos e brancos vivendo em um admirável mundo novo repleto de 50 tons de cinza).

Para minha surpresa o filme não é nenhum dos dois.

1102591

“O Soldado Invernal” é, em sua essencia, um filme de espionagem, conspiração e fugitivos culminando em uma batalha (supostamente) épica mas eu fiquei com uma sensação bastante amarga em relação a isso.

O Capitão América consegue ter menos desenvolvimento de personagem do que no filme dos Vingadores, o que causa uma desconfortável sensação de que, na boa, poderia ter sido QUALQUER UM no lugar dele. Alias DEVERIA ter sido esse o filme solo do Gavião Arqueiro, o Barton se encaixaria muito melhor na coisa de “não podemos confiar na SHIELD” alem da sugestão de dupla romantica com a Viuva Negra fazer muito mais sentido o que resultou na, provavelmente não intencional, cômica situação de que a Viuva Negra, ninguém menos que a Scarlet Johanson RUIVA DE CHAPINHA , FOI FRIENDZONADA!

safe_image.php
– E aí eu disse pra Scarlett Johansson Viúva Negra: eu gosto de você como amiga!
– HAAAAAAAAAAAA MOLEQUE!

Eu não sei se o filme foi feito pensando nisso e depois mudado para o Rogers ou se é apenas uma grande coincidencia, mas que ficou com cara que era mais pra um filme do Gavião Arqueiro isso era…

HawkeyeMovie3“O Prince disse que se eu me vestisse assim ganharia um filme!”

E quando você tira todo o foco da coisa da SHIELD acaba percebendo que não resta muito realmente. Todo lance do Soldado Invernal (que ficou estiloso pra caralho, apesar de parecer com o Felipe Massa) e a coisa dele com o passado do Capitão ficou meio que “gratuito” e subdesenvolvido (ou talvez passe essa impressão devido a limitação dos atores, pode ser isso também). Eu diria até que a ausencia do Soldado Invernal no filme seria quase imperceptível, ele não é nem de perto relevante para qualquer coisa senão extender cenas de ação.

O “grande vilão” do filme também não é lá nenhuma Brastemp (embora eu admita que Tom Hidleston e os filmes do Nolan nos deixaram mal acostumados) e parece muito mais cumprir um plot device para a SHIELD do que algo a ser temido em si, tanto é que o herói do filme – o Capitão América, embora seja dificil lembrar isso com o tanto de atenção que o Nick Fury recebe – não o enfrenta uma única vez.

f583a215df4b2c2079b49d332180c25e853ab9503c06a614926564aa0c64c964

Outro grande problema que também aconteceu com o filme do Homem de Ferro 3, que igualmente sofria de um vilão fraco, é que o filme não faz sentido dentro do universo cinematografico Marvel. Por “razões”, o Capitão e a Viuva se tornam renegados da SHIELD e são caçados – até aí joinha.

Só que como eles NÃO TINHAM NINGUÉM MAIS A QUEM RECORRER acabam se aliando ao veterano de guerra – o herói Falcão, que consegue ter menos carisma que o Rhodes do Homem de Ferro – com quem o Capitão tinha conversado umas três vezes antes. Perae, perae, perae…

Você está sendo caçado pela SHIELD e precisa de um lugar para ficar e não conhece NINGUÉM sem o rabo preso que possa te ajudar? QUE TAL O FUCKING TONY STARK, SEU STEVE ROGERS? QUE TAL A SUA ALMA GEMEA BARTON CLINT, PORRA ROMANOFF AÍ TU ME DERRUBA OS BUTIA DO BOLSO!

images

Mas não, pra salvar o mundo de um holocausto aparentemente eles só podem contar com um veterano militar sem poder algum (que incidentalmente DEPOIS eles descobrem que tem um poderzinho sim) e a Robin do How i Met Your Mother. Sério roteiristas, vocês estão ao menos tentando?

Com esses “recursos” desnecessariamete limitados a épica batalha final para salvar a humanidade de “oh algo terrível” acaba parecendo um “filme feito para TV” dos Vingadores.

6Ewwc22228

Ok, ok, o universo Marvel nos cinemas mudou para sempre depois desse filme, a Scarlet Johansson esta mais linda do que nunca (eu não sabia que isso era fisicamente possivel, mas ela conseguiu) e Soldado Invernal está razoavelmente estiloso (com exceção do braço cromado dele, que parece idiota e CGI puro). A história é ok também, enfim é um bom filme.

Mas para ser um GRANDE filme deveria ter mais do… sei lá… Capitão América? Ou dessem o papel principal para o Nick Fury, para o agente Coulson, sei lá, existem quatro bilhões de heróis mais adequados para essa proposta de filme.

spiestitlePoster alternativo do filme, sei lá pq foi vetado…

Algumas outras sugestões que fariam o filme CONSIDERAVELMENTE mais memoravel:

♠ – Talvez então ter antagonistas mais carismáticos, o Felipe Massa Invernal tem um grande potencial dramático que pareceu subaproveitado (alias toda participação dele no filme foi subaproveitada) e isso que ele é o antagonista mais relevante do filme, pra você ver o nível da coisa.

massa-winter-soldier

♠ – Quem sabe ainda uma batalha épica mais épica, até porque não dá pra levar a sério uma batalha épica que envolva Helicarriers: ele são os camisas vermelhas da Marvel, todo mundo sabe que essas porcarias só existem pra cair.

♠ – E alguém me explica o que a guria do Revenge tá fazendo nesse filme? Porque na boa, se isso for a idéia de romance deles então eu largo tudo e vou assistir Crepusculo, ao menos tem o Black Eye Peas…

Enfim, como dizem no teatro, foi bom mas poderia ir além. Ou eu sou um recalcado por ser um nerd solitário e ver alguém tão linda quando a Scarlet me deixa deprimido, pode ter sido isso também.

scarlett-SP-042313

Pra não dizer que não falei de flores, as cenas pós crédito são foderosas (como de praxe).

3 thoughts on “[RESENHA] CAPITAO AMERICA 2: O SOLDADO INVERNAL (Captain America 2: The Winter Soldier)

  1. Essa é de verdade uma das piores e mais mal escritas “críticas” que já tive o desprazer de ler. Me surpreenderia saber que o autor tem qualquer conhecimento cinematográfico. Falando do texto, não do filme, as piadinhas forçadas e sem graça quebram totalmente o ritmo da leitura, além de não possuirem a mínima graça, além de ignorar qualquer aspecto técnico do filme que deveria ser levado em consideração. Falando do filme, me parece que o autor da crítica não se esforçou minimamente pra entender a proposta do roteiro, pois, como o próprio autor disse o capitão américa é um super herói “sem poderes” o que, pelo que me parece, o torna perfeito pra uma trama de espionagem no universo de super poderosos. O suposto clima de romance entre o capitão e a viúva negra nunca foi instaurado, o que foi criado ali foi uma atmosfera de amizade e cumplicidade entre os dois. E usar termos em inglês não faz seu argumento válido, pois o “plot device” que você cita tem um grande papel na trama, já que fica claro que o vilão do filme vem influenciando o cenário mundial desde o fim da segunda guerra, e é responsável pelas grandes mudanças sócio-políticas da era. Mas não sei o que esperava dessa “crítica” já que uma das primeiras coisas nela escrita é que o primeiro capitão américa é um filme bom.

  2. Ah, o Regular Homem-Aranha 2 foi o filme mais incrível, o Capitão América 1 um dos melhores de todos os tempos e o Capitão 2: Soldado Invernal foi ruim?

Comments are closed.