[QUADRINHOS/NSFW] Mulher-Aranha: a polêmica sobre a capa de Milo Manara

A Mulher-Aranha ganhará uma série mensal a partir de novembro na Marvel Comics, escrita por Dennis Hopeless e desenhada por Greg Land, mas desde semana passada só se fala em uma coisa a respeito da HQ solo da heroína: a capa variante desenhada por Milo Manara:

manara-spider-woman

Desde então o artista italiano foi acusado de sexista, apelativo, de cometer erros de anatomia e de ter usado como referência pra arte uma capa feita por ele anos atrás, que você pode conferir aqui.

Procurado pra falar a repeito da polêmica, o artista disse o seguinte:

Eu quis desenhar uma mulher que, após escalar a parede de um arranha-céu, rasteja para o telhado. Ela se encontra na beirada, sua perna direita ainda não está no telhado. Então, a respeito das críticas sobre a anatomia, acho que elas estão erradas, ela não está com os dois joelhos no telhado. Uma perna ainda está pra baixo, e a outra pra cima. Por isto suas costas estão arqueadas.

Não é minha culpa se as mulheres são assim. Eu apenas as desenho. Não é meu design, é de um autor bem mais “importante,” se você é daqueles que acreditam. Por outro lado, para os evolucionistas, como eu, os corpos das mulheres assumiram esta forma através do milênio para evitar ‘a extinção da espécie.’ Se as mulheres fossem feitas exatamente como os homens, com a mesma forma, acho que já estaríamos extintos há muito tempo.

Em outra declaração, Manara salientou que, baseado em suas participações em festivais, metade de seus fãs são mulheres, e que “a ideia de celebrar o corpo feminino” não é apenas de interesse masculino, pois, segundo ele, quem pede mais autógrafos pra ele são mulheres, e não homens.

E para explicar melhor a escolha da posição em que desenhou a heroína, Manara rascunhou a mesma cena de outro ângulo:

manara-spider-woman-different-angle

E você, concorda ou não com os “argumentos” dele? 😛

One thought on “[QUADRINHOS/NSFW] Mulher-Aranha: a polêmica sobre a capa de Milo Manara

  1. É verdade, eu mesmo fui em um evento dele aqui no Brasil e tinha mesmo um monte de mulheres e uma delas falou que era fã dele em uma pergunta, se eu concordo com os argumentos dele eu não sei, sei que ele é sensacional…

Comments are closed.