[QUADRINHOS] Watchmen: como seria o final se Terry Gilliam tivesse dirigido o filme?

1279559893853

Antes de Zack Snyder assumir a direção da adaptação da aclamada graphic novel Watchmen para o cinema, ela quase foi dirigida por um diretor tão aclamado quanto o quadrinho original: Terry Gilliam.

A este respeito existe uma lenda sobre como terminaria a adaptação de Gilliam: no final do filme, os personagens se tornariam personagens de uma história em quadrinhos!

Para analisar a veracidade desta lenda, é preciso primeiro relembrar o final dos quadrinhos originais, que vocês podem conferir abaixo. Óbvio que se você ainda não leu a HQ, as imagens a seguir serão SPOILERS!!

watchmen-11-ozymandias-plan-1

watchmen-11-ozymandias-plan-2

watchmen-11-ozymandias-plan-3

watchmen-11-ozymandias-plan-4

watchmen-11-ozymandias-plan-5

watchmen-11-ozymandias-plan-6

Pois bem. Embora aclamada pela crítica, Watchmen, desde sua publicação, teve seu final criticado por conta da revelação do que era o grande plano de Ozymandias para estabelecer a paz mundial. Isto gerou uma complicação para os roteiristas e diretores responsáveis por imaginar uma forma de adaptar a história para o cinema.

Quem assistiu a adaptação de Zack Snyder sabe que a solução encontrada por ele e os roteristas David Hayter e Alex Tse foi alterar o plano de Ozymandias, fazendo com que ele convencesse todo o mundo de que o Dr. Manhattan era uma ameaça grande o bastante para desistirem de dar prosseguimento à Guerra Fria que ameaçava extinguir a humanidade.

O que talvez poucos de vocês saibam é que antes de Snyder ser contratado para dirigir a adaptação, o produtor Joel Silver tentou passar a tarefa para Terry Gilliam. Numa entrevista cedida ao site Coming Soon em fevereiro deste ano, Silver explicou como seria o final de Gilliam:

CS: Falando sobre os [filmes] que não deram certo, como um grande fã de Terry Gilliam eu preciso saber se tem algo interessante que você possa me dizer sobre sua versão de Watchmen.

Silver: A dele seria um filme BEM melhor.

CS: Então o que o Zack Snyder fez…

Silver: Oh Deus, digo, Zack fez do jeito certo, mas era muito dependente do material [original].

CS: Concordo.

Silver: Eu estava tentando tomar DE VOLTA [Watchmen] do estúdio, porque acabei ficando com V de Vingança e Watchmen, e meio que perdi Watchmen. Fiquei feliz com a forma como V ficou, mas tomamos várias liberdades [com ele]. Este foi um dos motivos por que Alan Moore ficou tão descontente com ele. A versão que Zack fez de Watchmen realmente passou a ideia [de ser mais fiel]. Ele foi à Comic Con, anunciou [a adaptação], mostrou coisas, fez a audiência pirar, mas isto não foi o bastante pro filme fazer sucesso. O que Terry fez com o roteiro de Sam Hamm – que escreveu um roteiro que todo mundo gostou para o primeiro Batman – foi trazer um cara que trabalhou com ele antes pra mexer no roteiro [Charles McKeown, co-roteirsta de Brazil, o Filme]. O que ele fez foi contar a história tal como era, mas no lugar de todo aquele lance intergaláctico, que era muito complicado e tolo, ele manteve a ideia de que a existência do Doutor Manhattan alterou o equilíbrio da economia e a estrutura política mundial. Ele sentiu que ESTE personagem realmente alterou a realidade. [Na versão dele] Ozymandias convencia o Doutor Manhattan a voltar no tempo e impedir sua própria criação, assim não existiria o Doutor Manhattan. Ele era o único personagem com poderes sobrenaturais, por isto ele volta [no tempo] e impede que ele se torne o Doutor Manhattan, e no vortex criado depois disto os personagens de Watchmen se tornam personagens de uma história em quadrinhos.

CS: Fascinante. Bem metalinguístico.

Silver: Ah sim! Daí três personagens, acho que era o Rorschach, o Coruja e a Espectral, de repente aparecem em Times Square, e tem um garoto lendo uma história em quadrinhos. Eles se tornam pessoas em Times Square vestidas como os personagens no lugar de SEREM os personagens. Daí o garoto que estava lendo os quadrinhos diz, “Ei! Vocês são idênticos à minha história em quadrinhos.” Era bem inteligente e articulado, e dava uma resolução satisfatória à história, mas não aconteceu. Perdeu-se no tempo.

E aí? Acha que este seria um final melhor para o filme? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Comic Book Resources