[QUADRINHOS] Vingadores: heróis ganharão recomeço em maio

new-avengers24-interlocking-variant-covers-time-runs-out

Com o sucesso de público e crítica crescentes de seus filmes, a Marvel Comics vem procurando sincronizar cada vez mais as mudanças de seu universo nos quadrinhos com os longas lançados nos cinemas. Em 2015 não será diferente, pois com o lançamento de Os Vingadores 2: A Era de Ultron, toda a linha dos heróis nos quadrinhos ganhará um novo começo.

Para aqueles que temem um reboot, como o feito pela DC Comics em 2011, não há motivo para pânico por enquanto.

Segundo o site Newsarama, a Marvel reuniu-se ontem de manhã com revendedores para explicar que Avengers #44, que sairá em abril de 2015, será a “última edição” da série, algo que também deve acontecer com a série New Avengers.

Avengers #35

Avengers #35

Vale lembrar que Vingadores e Novos Vingadores (Avengers e New Avengers, respectivamente) estão sendo escritas desde o final de 2012 por Jonathan Hickman, que desde o início de sua fase nos títulos vem armando uma grande cadeia de eventos em escala cósmica denominados Incursões. Elas consistem em rompimentos da barreira entre um universo paralelo e outro, que leva uma Terra alternativa a entrar em rota de colisão com a Terra do Universo 616, o universo tradicional da editora. Se uma Terra chocar-se com outra, ambas são destruídas, gerando uma reação em cadeia que destruirá os universos dos quais fazem parte. Se uma delas for destruída, ambos os universos são salvos, e a Incursão é interrompida. Isto vem levando os Illuminati, grupo formado pelo Homem de Ferro, composto pelas mentes mais brilhantes do mundo super-heroico, a enfrentarem diversas vezes o dilema de destruir ou não a próxima Terra que entrar em rota de colisão com a deles.

New Avengers #24

New Avengers #24

Agora em setembro começará um grande arco em Vingadores e Novos Vingadores chamado Time Runs Out, que durará até abril, e mostrará as Incursões ocorrendo com uma frequência ainda maior, levando a uma ameaça constante de fim do mundo. Tudo terminará na fatídica Avengers #44, que também marcará o fim da fase de Hickman nos dois principais títulos estrelados pelos Vingadores.

Claro que não é mera coincidência tais eventos coincidirem com a véspera do lançamento do filme Vingadores 2, um dos mais aguardados do ano que vem. Como a Marvel já demonstrou várias vezes nos últimos anos, grande eventos “alteradores do status quo” de seu universo são seguidos de relançamentos de várias das séries protagonizadas pelos heróis mais afetados por tais eventos.

O "novíssimo" Capitão América, por Stuart Immonen.

O “novíssimo” Capitão América, por Stuart Immonen.

Tais mudanças e relançamentos já começam a ocorrer entre outubro e novembro, com as estréias do novo Capitão América, da nova Thor, e do Homem de Ferro Superior, e a série Mighty Avengers será rebatizada de Captain America and the Mighty Avengers, tudo isto já preparando o caminho para mudanças ainda maiores para toda a equipe principal que o trio de heróis encabeça.

Thor #1 (capa de Esad Ribic)

Thor #1 (capa de Esad Ribic)

Portanto, em maio de 2015, o que possivelmente teremos serão novas edições número 1 das séries Avengers e New Avengers, com uma nova equipe criativa, que deve ser anunciada nos próximos meses. Alguns apostam que Rick Remender, que vem escrevendo a série Fabulosos Vingadores, assumirá o lugar de Hickman, enquanto outros arriscam o palpite de que será Nick Spencer, atual escritor da série Avengers World, que já demonstrou afinidades com o estilo e as ideias introduzidas por Hickman. Mas, até o momento, tudo isto não passa de especulações.

Superior Iron Man #1 (capa variante de Mike Choi)

Superior Iron Man #1 (capa variante de Mike Choi)

Outros boatos levam em conta a escala de Time Runs Out, pois a história tratará de uma ameaça a todo o planeta, o que levará ao envolvimento não apenas dos Vingadores, mas de todos os heróis da Marvel. Isto levantou a hipótese de não apenas os títulos dos Vingadores serem relançados, mas vários outros títulos da Marvel, se não todos.

Captain America and The Mighty Avengers #1 por Alex Ross

Captain America and The Mighty Avengers #1 por Alex Ross

No último grande evento da editora, a saga Vingadores vs X-Men, não apenas todos os títulos ligados a ambas as franquias foram relançados, como também o Homem-Aranha entrou na fase “Superior,” o Hulk tornou-se “Indestrutível“, e o Quarteto Fantástico ganhou um recomeço, só pra citar os mais diretamente afetados durante a iniciativa Marvel NOW!, que foi seguida alguns meses depois pela All-New Marvel NOW!, que lançou mais uma variedade de novos títulos.

Avengers #38 (capa de Brandon Peterson)

Avengers #38 (capa de Brandon Peterson)

Certo mesmo é que vem mais mudanças por aí para os Vingadores dos quadrinhos, enquanto nos cinemas (e nas HQs também) o vilão Ultron  promete trazer mais um bocado de mudanças para o Universo Marvel Cinemático.

Tem quem aposte que algumas dessas mudanças já foram apontadas no teaser da iniciativa Avengers NOW! (veja abaixo) que, além de destacar vários personagens que ganharão séries solo nos próximos meses – como o Soldado Invernal e Deathlok, deu destaque pra Medusa e Inferno, respectivamente os líderes dos Inumanos e dos Nuhumans (que pode ser traduzido como Não-humanos), que estrelam a série Inhuman. Já correm boatos de que o primeiro grande evento da Marvel de 2015 será centrado nos Inumanos. É esperar pra ver.

avengers-now-iniciative-marvel-comics