[QUADRINHOS] “Van do Apocalipse” de Leocadio, Luiz Augusto, Wiskow e Zó (resenha)

van do apocalipse 1 preview 1

Quatro cartunistas se unem para enfrentar nada menos que o Apocalipse dentro de uma van que atravessa o Brasil enfrentando zumbis, ricaços canibais, evangélicos fanáticos, coxinhas descerebrados, entre outras ameaças à sua integridade física e mental (porque neste cenário de caos global, a moral já foi pro inferno mesmo).

A ideia por trás da Van do Apocalipse é muito boa. Todas as tirinhas que contam com a participação das representações caricatas de Leandro Leocadio, Luiz Augusto de Souza, Emerson Wiskow e José “Zó” Guitierres foram desenhadas pelos quatro, com cada um cuidando da arte de seu “avatar” na história. E deduzo que o mesmo vale para as falas de cada um deles.

van do apocalipse 1 preview 2

Em sua totalidade a 1ª edição brinca com alguns cenários de fim do mundo, com uma ênfase maior no apocalipse zumbi. Mas também arrumou espaço para a presença do diabo em pessoa, que lembra uma versão demoníaca do Bob Cuspe, e de algumas celebridades que já se foram, como Wando.

van do apocalipse 1 preview 3

Outra boa sacada são as tiras no rodapé de algumas das páginas, que mostram a van passando por cenários reais e pitorescos do Brasil.

E devo elogiar a falta de pudor e de limites na escolha dos temas das situações imaginadas pelo quarteto de cartunistas, que não se importam em usar autodepreciação, humor negro e politicamente incorreto para exporem suas opiniões a respeito de alguns problemas políticos, sociais e econômicos.

van do apocalipse 1 preview 5

Mas devo dizer que senti falta de um pouco mais de coesão. Talvez uma história melhor estruturada, com começo, meio e fim, teria um resultado bem melhor, no lugar dos mini-episódios contados e resolvidos numa página. Além disto, algumas situações forçam a barra para provocar riso, mas acabam só aborrecendo mesmo. No lugar deles, eu daria uma peneirada melhor e descartaria piadas que, sinceramente, não funcionam, e refinaria as que soam imaturas e bobinhas.

Nota-se que há um bocado de opiniões lutando para emergirem em algumas delas, mas a maioria soa desarticulada, ou simplesmente é jogada entre uma escatologia e outra. Creio que menos ênfase em situações de humor de apelo sexual, e um desenvolvimento maior das críticas políticas, sociais e até religiosas, faria da edição uma leitura mais proveitosa.

van do apocalipse 1 preview 0

Em suma, os quatro cartunistas da Van do Apocalipse têm o dom pra escrever e desenhar tirinhas de humor, mas faltou a eles mais autocrítica na hora de selecionar as situações que retrataram, e uma melhor elaboração de seus pontos de vista. No geral parecem quatro adolescentes cuspindo suas opiniões na cara do leitor. Se esta era a intenção, conseguiram. Se não, recomendo esforçarem mais da próxima vez.

Também faltaram paródias de outros cenários apocalípticos, como invasões alienígenas, e embates com monstros gigantes, que são apenas sugeridos na ótima arte de capa de Luiz Augusto, pra qual ele empregou um estilo que lembra os desenhos de Sérgio Aragonés.


Van do Apocalipse #1 será lançada oficialmente na 21ª Fest Comix, mas já pode ser comprada na Korja dos Quadrinhos por quem não puder comparecer ao evento.

van do apocalipse 1 korja de quadrinhos