[QUADRINHOS] Thor: Jason Aaron fala sobre a nova Deusa do Trovão da Marvel

thor-001-cover-by-esad-ribic-fragment

Não há dúvidas de que a notícia mais bombástica de ontem no mundo dos quadrinhos foi a nova Thor, personagem que a partir de outubro será a nova portadora do martelo Mjolnir e nova Deusa do Trovão.

O site CBR falou com Jason Aaron, autor da série Thor: God of Thunder, que criou a nova personagem, segundo dele, como uma continuação dos cenários e situações que ele já vem armando na série atual do herói, que será substituída por Thor.

Thor #1 (capa de Russel Dauterman)

Thor #1 (capa de Russel Dauterman)

Na entrevista, Aaron relembrou que, no passado do Universo Marvel, outros personagens como o Capitão América e o alienígena Bill Raio Beta já foram capazes de empunhar o Mjolnir, mostrando, com isto, que eram merecedores dos poderes que ele dá ao seu portador. O autor também apontou para o fato de que as únicas mulheres que usaram o Mjolnir apareceram apenas em histórias alternativas ou ocorridas em futuros possíveis da Marvel, mas nunca no presente.

A ideia de Aaron é explorar o detalhe de que a mensagem escrita no Mjolnir é de que “Quem quer que empunhe este martelo, se for digno, possuirá o poder de Thor”, e transferir os poderes e o título de Deus do Trovão para a nova heroína.

Thor #1 (capa de Esad Ribic)

Thor #1 (capa de Esad Ribic)

Aaron também explicou que a nova série se chamará apenas Thor para não deixar dúvidas de que ela é a nova Deusa do Trovão, e não apenas uma versão feminina do herói, como é o caso da Mulher Hulk, por exemplo.

Sobre o que levará o Thor atual a tornar-se indigno de usar o Mjolnir, e com isto perder o acesso aos poderes que o martelo lhe dá, Aaron disse que tudo será explicado entre a minissérie Thor & Loki: The Tenth Realm – ligada ao evento Original Sin – e Thor: God of Thunder #25 – última edição da série. Na primeira, como o título já aponta, ocorreu a revelação de que além dos 9 reinos ligados à Yggdrasil nórdica, existe um 10º reino, de onde Ângela veio. Já em God of Thunder, Aaron adiantou que algo ocorrerá que forçará Asgardia, atual morada dos deuses nórdicos, a deixar a Terra – onde atualmente ela flutua sobre uma cidade de Oklahoma – e voltar pro espaço, o que, aparentemente, será acompanhado da saída do atual Thor de nosso mundo, e a entrada da nova Deusa do Trovão como protetora do planeta.

O autor também explicou que a identidade da nova heroína será desconhecida tanto pelo Thor atual quanto pelo próprio Odin, o que parece, por hora, descartar a possibilidade de ela ser Ângela, recentemente revelada como irmã de Thor e Loki.

Thor Odinson, o indigno (arte de Esad Ribic)

Thor Odinson, o indigno (arte de Esad Ribic)

Para os próximos meses, Aaron prometeu a construção gradativa de um grande conflito entre os 10 reinos existentes, o que não tornará nada fácil ser a nova Deusa do Trovão.

Quanto ao antigo portador do Mjolnir, ele continuará se chamando Thor Odinson, e continuará sendo o Príncipe de Asgard, e começará a se tornar um amálgama das versões do passado e do futuro do herói, já apresentadas por Aaron no primeiro arco de histórias que escreveu para a série God of Thunder, versões estas que continuarão aparecendo na série nova, assim como o Thor original.

Thor Odinson (arte de Esad Ribic)

Thor Odinson (arte de Esad Ribic)

Por fim, Aaron prometeu que, depois de escrever 25 edições de God of Thunder sem que seu irmão Loki sequer aparecesse, em Thor ele finalmente aparecerá, resultado de sua parceria com Al Ewing, escritor da série Loki: Agent of Asgard, com quem co-escreveu a minissérie Thor & Loki: The Tenth Realm. E voltou a garantir que tudo isto faz parte de seu plano para o personagem desde o início de sua fase como escritor das histórias dele, em Thor: God of Thunder #1 (leia uma resenha dela aqui), e que ainda pretende escrever muitas histórias de Thor nos próximos anos, pois quer que sejam lançados duas edições Omnibus – encadernados gigantes reunindo mais de uma dezena de edições de uma série – de seu trabalho com Thor.

Thor #1 sairá em outubro, e já começará obrigando a nova Deusa do Trovão a enfrentar uma invasão de Gigantes de Gelo à Terra. Promissor.