[QUADRINHOS] Thor: Deus do Trovão agora será uma Deusa (literalmente)

THOR-001-cover-by-russell-dauterman

Depois de matar o Vigia, estar prestes a matar o Wolverine, e talvez até mesmo um Universo inteiro, agora Thor será uma mulher.

Para a ira dos fanboys, em outubro o Thor atual literalmente perderá a dignidade e, com ela, a capacidade de empunhar o Mjolnir e o título de Deus do Trovão. No lugar dele entrará uma mulher, que será a nova portadora do martelo divino.

Em outubro a Marvel substituirá Thor: God of Thunder por Thor #1, escrita por Jason Aaron e desenhada por Russell Dauterman.

Thor #1 (capa de Esad Ribic)

Thor #1 (capa de Esad Ribic)

A respeito desta mudança drástica, Aaron disse o seguinte:

“Esta não é a Mulher-Thor. Não é Lady Thor. Não é Thorita. Esta é THOR. É a THOR do Universo Marvel. Mas diferente de qualquer Thor que tenhamos visto antes.”

Resta saber quais circunstâncias levarão o Thor atual a perder a capacidade de empunhar o Mjolnir, e quem será a mulher que se tornará a nova Thor.

Especula-se que será a heroína Ângela – criada por Neil Gaiman para a série Spawn da Image Comics que ano passado, como consequência da saga Era de Ultron, passou a fazer parte do Universo Marvel. Recentemente, graças uma das revelações resultantes da saga Original Sin, Thor e Loki descobriram que Ângela é irmã deles, o que a bota bem próxima do Mjolnir.

Alguns também apontaram para as semelhanças visuais entre ela e Thordis – Jane Foster, antigo amor do Thor, com os poderes do herói – e a Thor da maxi-série Terra X – história que se passa num futuro alternativo do Universo Marvel. Vale destacar que atualmente Jane está enfrentando um câncer, subtrama que Aaron introduziu em Thor: God of Thunder #12.

Lendo as descrições das histórias estreladas pelo Thor atual nas HQs que serão lançadas pela editora nos próximos meses, não há muitas pistas sobre o motivo de ele perder o Mjolnir, mas vendo a capa de Avengers #35 (que se passa 8 meses no futuro), e um quadrinho de Avengers #31 (cuja trama acontece 422 anos no futuro!), ambas escritas por Jonathan Hickman, vemos que Thor não mais estará usando o Mjolnir no futuro, mas o machado Jarnbjorn, introduzido por Aaron em God of Thunder #1 (leia uma resenha dela aqui).

No press release que divulgou hoje, a Marvel sugere que a nova Thor tem ligação com Asgard, o que reforça a possibilidade de ser mesmo Ângela.

Seja ela quem for, esta mudança faz parte de mais uma estratégia da Marvel Comics em diversificar seu público de leitores, algo que a própria editora reforça no press release divulgado hoje mais cedo:

“THOR será o 8º título estrelado por uma protagonista feminina e pretende falar diretamente com uma audiência que há muito tempo não é o alvo de quadrinhos de super-heróis na América: mulheres e garotas.”

Agora é esperar outubro pra descobrir se Aaron e Dauterman darão conta da tarefa.