[QUADRINHOS] Super Secret Crisis War #1: Começa a “Crise Nas Infinitas Terras” do Cartoon Network

Super_Secret_Crisis_War_covers_a_b

E depois de meses de muita espera e expectativas, finalmente nesta quarta-feira a IDW lançou a primeira edição de Super Secret Crisis War!, o muito aguardado crossover entre diversos personagens do Cartoon Network. Acabo de ler a história, e já adianto uma coisa: VALEU A PENA ESPERAR!

Pra começar a história é muito dinâmica e agradável de ler. Todos os personagens aí de cima aparecem, e a participação deles neste primeiro capítulo é muito equilibrada. Tudo isto é auxiliado pela premissa simples: Aku, vilão de Samurai Jack, reuniu o Macaco Louco, Vilgax e Mandark para formar com eles a Liga dos Vilões Extraordinários. O objetivo do grupo é unir forças para dominar vários universos, mas para que eles comecem a fazer isto primeiro devem derrotar seus maiores inimigos. É então que iniciam um plano em que atacam Samurai Jack, Ben 10, as Meninas Super Poderosas e Dexter com robôs em seus respectivos universos, e teleportam os heróis para uma prisão na base da Liga, assim que eles derrotam as máquinas.

A LIGA DOS VILÕES EXTRAORDINÁRIOS

A LIGA DOS VILÕES EXTRAORDINÁRIOS

Outro ponto que chama atenção, e agrada demais, são os desenhos de Derek Charm, que emula com perfeição o traço característico de cada um dos universos animados que retrata nos quadrinhos, o que reforça a sensação de estarmos acompanhando a interação de personagens diferentes vindos de universos diferentes. Numa palavra: sensacional!

Super_Secret_Crisis_War_1_Dexter_vs_RobotsMas não é só isto. Apesar da premissa simples, e da história não aprofundar-se nas motivações dos heróis e vilões envolvidos – algo que talvez aconteça nas 5 edições restantes da minissérie, e nos one-shots complementares à saga, previstos para sair a partir de julho – Louise Simonson ainda encontrou espaço para fazer sutis referências a sagas famosas da Marvel e da DC Comics.

O próprio nome da minissérie remete a dois dos crossovers mais famosos das duas editoras: Crise nas Infinitas Terras (DC) e Guerras Secretas (Marvel). Além disto, a ideia de botar os heróis para enfrentarem desafios, e usar os mesmos como armadilhas para capturá-los lembra uma antiga saga da Marvel chamada Torneio dos Campeões. E o nome da equipe de vilões reunida por Aku é referência à Liga Extraordinária, criada por Alan Moore e Kevin O’Neill. Mas o leitor não precisa saber de nada disto para apreciar a história, que é muito divertida.

Super_Secret_Crisis_War_1_Ben_10_vs_RobotsComo extra, a edição ainda apresenta textos dos editores Sarah Gaydos e Carlos Guzman, e da dupla criativa Louise Simonson e Derek Charm, contando um pouco sobre o processo de produção da saga, que só enriquece ainda mais a leitura, e faz valer o dinheiro investido.

Super Secret Crisis War! já começou facilmente como um dos melhores crossovers entre personagens de universos distintos já publicados em quadrinhos. Ler é como reviver aquelas manhãs ensolaradas de sábado, quando você acordava cedo pra assistir seus desenhos animados preferidos. E desde já começo a torcida pelo sucesso absoluto deste encontro em quadrinhos, e para que ele chame a atenção do Cartoon Network o bastante para o canal produzir uma adaptação animada dele. Imaginem um longa animado baseado nela!

Nota 10 de 10 (ÓBVIO!)

Galeria de Capas: